Você sente que fala uma coisa para o gerente e a equipe acaba entendendo algo diferente? Percebe que há uma certa tensão entre os colaboradores da sua empresa? A frequência de desentendimento está muito alta?
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Esses e outros cenários ruins para o seu negócio podem estar sendo causados pela falta de qualidade na comunicação entre os colaboradores. Sejam os profissionais da mesma área ou de setores diferentes, é fundamental que eles sejam capazes de se comunicar de forma clara e objetiva entre eles.
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Para evitar e/ou corrigir essa situação, apresentamos a seguir três dinâmicas de grupo que têm o objetivo de ajudar os profissionais a melhorarem a habilidade de repassar informações para seus colegas e incentivá-los a se comunicar de maneira mais eficiente.
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Desenvolvimento:
- Divida o time em pares.
- Os integrantes de cada dupla devem sentar de costas um para o outro.
- Um deles receberá um papel com uma figura – círculo, coração, estrela etc.
- E o outro receberá um papel em branco e um lápis.
- Peça para o profissional que recebeu a figura passar instruções para o seu parceiro sobre como desenhar aquele objeto, mas sem dizer o que é exatamente. Dê às duplas cinco minutos para executar essa tarefa.
- Os dois devem achar um jeito de um entender o que o outro está dizendo para conseguirem reproduzir a figura.
- Ao final, eles devem comparar os desenhos para verificar se conseguiram se comunicar de forma efetiva e conversar sobre o processo e as possíveis falhas na comunicação.
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Para analisar:
- Como a pessoa que recebeu o desenho passou instruções para a outra?
- Como a pessoa que desenhou recebeu as informações?
- Eles tiveram paciência um com o outro ou se irritaram ao longo do processo?
- Quais foram as principais dificuldades no processo?
Desenvolvimento:
- Em uma sala vazia ou em outro espaço mais amplo, espalhe alguns obstáculos no caminho – cadeiras, caixas etc., formando o “campo minado”.
- Divida o grupo em duplas.
- Um dos integrantes da dupla vai estar no campo minado, com os olhos vendados, e não pode falar, apenas ouvir.
- O outro ficará de fora, dando instruções ao seu parceiro sobre como desviar dos obstáculos.
- Antes de começar, dê um tempo para a dupla planejar como eles irão se comunicar. Por exemplo: criando palavras-chave para ajudar no entendimento.
- Durante a atividade, caso o participante que esteja no campo minado esbarre em algum obstáculo, eles devem receber alguma punição – voltar cinco passos, por exemplo.
- Para motivá-los, diga que a dupla que completar o trajeto mais rapidamente ganhará um prêmio.
Para analisar:
- Quão bem os profissionais conseguem se planejar antes da tarefa?
- Como o participante que dá as instruções reage às movimentações do parceiro? Ele se irrita facilmente quando o outro erra ou tem paciência e calma para refazer as orientações?
- Qual é o nível de atenção da pessoa que está vendada? Ela sabe reagir às orientações do colega ou frequentemente age de maneira diferente à indicada?
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Dinâmica 3 – QUEM SOU EU?
Desenvolvimento:
- Corte um pedaço de papel para cada participante.
- Escreva neles nomes de personalidades ou personagens (exemplo: atleta olímpico, ator, palhaço, Ronaldinho Gaúcho, Faustão etc.).
- Cole nas costas de cada integrante um desses papéis, de forma que eles poderão visualizar o personagem dos outros, mas não o personagem indicado para si mesmo.
- Cada um terá que ir na frente do grupo e tentar adivinhar o que está escrito em suas costas, fazendo perguntas aos outros participantes.
- Ele deve fazer perguntas como: “Eu sou um homem?”; “Eu sou um cantor?”; “Eu sou famoso” e assim por diante.
- O participante em questão pode fazer quantas perguntas quiser e da maneira que quiser, mas o grupo pode apenas responder “sim” ou “não”.
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Para analisar:
- O participante foi criativo na hora de elaborar as perguntas?
- Ele estava atento enquanto seus colegas respondiam suas questões?
- Ele desiste fácil ou foi persistente?
- Os colegas tentaram ajudar, dando dicas visuais ou em forma de expressões?
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Ao final das dinâmicas:
⇒ Debata sobre a importância de formular bem as informações para que o outro entenda, levando em consideração não só o seu próprio ponto de vista, mas também o contexto e a visão da pessoa com quem se está se comunicando.
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⇒ Também ressalte que é sempre preciso prestar muita atenção no que o outro está falando e, em caso de não entendimento, ambos devem trabalhar juntos para conseguir se comunicar de maneira efetiva.
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⇒ Peça para os profissionais falarem o que acharam da atividade, quais foram as principais dificuldades e o que eles aprenderam.
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Dicas importantes!
- Na hora de formular as duplas, procure fazer isso de maneira aleatória, evitando que os participantes escolham aquelas pessoas com as quais eles já estão acostumados. A intenção é integrar, por isso é fundamental variar na seleção dos parceiros.
- Uma outra ideia interessante é agrupar justamente aqueles profissionais que têm mais dificuldade de se relacionar e se comunicar um com o outro.
- Avalie o comportamento dos participantes e faça anotações.
- Se achar interessante, após a atividade, chame os profissionais individualmente e dê um feedback sobre o desempenho deles, mostrando suas qualidades e no que precisam melhorar.
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Fonte: https://blog.gazinatacado.com.br/3-dinamicas-de-grupo-para-melhorar-a-comunicacao-entre-a-equipe/