Uma alimentação saudável e livre de contaminação não depende apenas dos produtos utilizados, mas também está relacionada à maneira pela qual ele é manipulado e processado na indústria de alimentos.
.
Pensando nessa característica e garantindo a segurança do funcionário, alguns EPIs são indispensáveis no dia a dia de trabalho. Muitos deles são considerados medidas de baixo custo em segurança do trabalho e fazem uma diferença enorme na qualidade do serviço.
Quer conhecer alguns deles? Acompanhe este texto e conheça 3 EPIs fundamentais para a indústria alimentícia!
1. Uniformes
Jalecos, tocas e aventais são os uniformes mais utilizados na indústria alimentícia. Eles devem ser de cor clara para que manchas de resíduos alimentares sejam identificados com mais facilidade e para que se possa realizar a troca ou a limpeza do uniforme.
.
É preciso também utilizar um tecido apropriado. O mais adequado é aquele que possui 67% de poliéster e 33% de algodão natural. Essa combinação é considerada ideal porque o algodão permite a eficiente absorção de suor e o poliéster não desgasta facilmente e não favorece a proliferação de bactérias.
.
Esses uniformes devem ser bem passados para eliminar eventuais micro-organismos e ainda precisam estar sempre limpos e serem trocados diariamente. Se durante o trabalho for comum a sujeira constante no uniforme, o mais indicado é usar avental de plástico para melhorar a proteção contra contaminação.
.
2. MÁSCARAS
Pouca gente sabe, mas a utilização de máscaras para a boca e o nariz na manipulação de alimentos não previne indiscriminadamente a contaminação. Isso porque depois de 15 minutos de uso, a máscara já absorveu a umidade vinda do corpo do indivíduo, o que possibilita a passagem de micro-organismos.
.
Neste caso, a indicação correta é usar máscaras descartáveis que devem ser trocadas no máximo a cada 30 minutos. Além do mais, o funcionário deve higienizar as mãos regularmente, pois estas entram em contato com as máscaras.
.
3 . LUVAS
As luvas são essenciais para proteger a manipulação de produtos e garantir melhores condições sanitárias. Elas são utilizadas dependendo do tipo de trabalho ou serviço em contato.
.
Por exemplo, as luvas descartáveis são recomendadas para os casos em que não se pode usar utensílios para manipulação e sempre por períodos rápidos. É o caso do preparo de alimentos prontos para o consumo, tais como saladas de hortaliças.
.
Evita-se usar esse tipo de luva em caso de manuseio de fornos, fritadeiras e outras condições que podem gerar acidente de trabalho. Neste caso, a utilização de luvas térmicas é mais apropriada.
.
As luvas de malha de aço são recomendadas para o preparo de carnes cruas. Elas são mais resistentes, protegem contra cortes e bloqueiam melhor uma possível contaminação. Já as famosas luvas de borracha são mais são indicadas para lavagem de panelas e utensílios, limpeza de tambores de lixo e manipulação de produtos químicos.Estes foram alguns EPIs de extrema importância para a indústria de alimentos. Além destes itens, é importante também se ater à segurança auditiva do trabalhador. É válido evitar muitas situações de ruído no trabalho para que seja preservada a saúde e bem-estar dos colaboradores.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Despertar a consciência dos trabalhadores no que envolve as suas atividades diárias, fazer com que este processo educativo e de desenvolvimento da cultura prevencionista contribua de forma relevante com o aumento da produtividade, maximização de resultados e sustentabilidade empresarial! Saber o que fazer, como fazer e crescer com equilíbrio e em um clima de maturidade e com maior assertividade!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #SSO #qualidadedevida #segurança #trabalho #NR06 #EPI
.
Fonte: https://okup.com.br/3-epis-sao-obrigatorios-na-industria-de-alimentos/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site da OKUP, cabendo a estes os direitos autorais.