Muitos gestores já sabem que a LGPD exigirá diversas adequações em seus processos, em diversos setores, incluindo a gestão das informações de RH e Segurança do Trabalho. Contudo, além do ganho em compliance, preparar sua companhia para a nova lei também pode trazer outras vantagens para seus colaboradores.
.
Por definição, a LGPD regulamentará as melhores práticas que as empresas terão que seguir para o tratamento e uso de dados de pessoas físicas, fornecidos por pessoas físicas ou jurídicas.
.
Isso aumenta a responsabilidade das empresas na aquisição, tratamento, armazenamento e descarte dos dados, criando também a necessidade de transparência nas políticas de privacidade a serem acordadas com os proprietários destas informações.
.
Para auxiliar você nesse processo, preparamos 3 recomendações de Segurança para Proteção de Dados.
.
1. Obter consentimento do titular para tratar dados
O consentimento deverá ser fornecido por escrito ou por outro meio que demonstre a manifestação de vontade do titular. É obrigação da empresa apresentar o que é para que usará os dados do usuário.
.
Textos genéricos, enganosos, abusivos ou que não tenham sido apresentados com transparência serão considerados nulos.
Na prática, você precisa deixar claro para o usuário quais são as suas intenções ao coletar e usar determinados dados. Além disso, ele precisa concordar com isso.
.
2. Saiba que tipos de dados sua empresa guarda e onde eles estão
Onde estão os dados armazenados coletados e por onde passam até chegar ao seu servidor?
Se você coleta dados dos clientes, fornecedores e funcionários, por exemplo, deve entender que possui o papel de controlador pela LGPD, independentemente de quem será o “operador”.
.
Se o operador fizer mau uso ou perder os dados, a culpa recairá sobre o controlador. Portanto, é extremamente importante mapeá-los e fazer um acompanhamento constante.
.
3. Atenda aos requisitos da ANPD
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) é um órgão da administração pública direta federal do Brasil que faz parte da Presidência da República e possui atribuições relacionadas a proteção de dados pessoais e da privacidade.
.
Ela indica que sua empresa:
- Obtenha consentimento do titular para tratar dados;
- Facilite o acesso do titular aos dados e informações sobre o tratamento;
- Implemente um programa de governança e privacidade;
- Monitore riscos e ameaças;
- Ter uma estrutura de segurança da informação compatível com o volume de dados tratados;
- Ter planos de resposta a incidentes e remediação.
.
DICA EXTRA: Escolha o melhor parceiro do mercado
Se adequar para a Lei Geral de Proteção dos Dados vai muito além de uma exigência: ao fazer essas mudanças de forma estratégica, os processos de sua companhia têm muito a ganhar. O importante é dar o primeiro passo, e com a ajuda de um parceiro ou plataformas já preparadas, esta transição pode ser muito mais tranquila.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte às empresas na implementação do PROJETO RH+, de forma a levar as Micro e Pequenas Empresas o desenvolvimento de suas equipes, a cultura e foco de inovação, e assim sustentabilidade ao processo organizacional, apoiando estratégias corporativas, cuidado com a vida (segurança e saúde), onde alcançaremos assim maior assertividade, maximizando o processo produtivo. Tudo isto para, em conjunto com os clientes, entregarmos soluções customizadas, com elevado padrão de qualidade. Entre em contato e agende uma reunião. Vamos falar sobre uma parceria que será um sucesso! Proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #SSO #LGPD #proteção #segurança #dados #proteçãodedados #segurançadedados
.
Fonte: https://rsdata.com.br/3-recomendacoes-de-seguranca-para-protecao-de-dados/