Você precisa de uma ajudinha para convencer o CEO a investir mais na gestão de pessoas da sua empresa?
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Para quem trabalha com RH, não restam dúvidas sobre a importância estratégica que essa área tem dentro das organizações. Afinal de contas, ela cuida daquilo que as empresas têm de mais valioso: as pessoas.
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Mas, embora os últimos anos tenham sido marcados por uma mudança de percepção sobre o setor, que deixou de ser visto apenas como algo burocrático, muitos profissionais ainda enfrentam dificuldades na hora de convencer o CEO de que os investimentos nesta frente valem a pena.
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Se identificou? Pois é! Muitos executivos ainda não perceberam que, com ações assertivas de gestão de pessoas, é possível mudar totalmente os resultados de uma empresa. E cabe a você, profissional de RH, mostrar isso a eles.
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Quer saber a melhor forma de provar a importância do setor de RH para o seu chefe? Então vem com a gente, que vamos te dar algumas dicas!
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Mudanças que o RH enfrentou recentemente
Antes de irmos para a parte mais prática deste conteúdo, precisamos abrir um parêntese para falar sobre as principais mudanças que o RH enfrentou recentemente, muito em decorrência da transformação digital.
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Para começar, nos últimos anos os profissionais da área precisaram se adaptar rapidamente para estarem alinhados com as principais tendências tecnológicas e, assim, conseguirem atender às novas demandas do mundo atual (que é marcado pela agilidade).
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Ou seja: se antes as práticas de RH eram feitas de forma exclusivamente manual, hoje muitas dessas atividades passaram a ser automatizadas, dando início ao que chamamos de RH Ágil.
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Aqui, vale ressaltar que um dos principais ganhos que as soluções tecnológicas trouxeram foi otimizar o tempo dos profissionais de RH, permitindo que eles conseguissem focar em questões mais relevantes.
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Não por acaso, foi nessa mesma época que o setor também passou por uma mudança de paradigma significativa: a de que, quando os colaboradores são colocados no centro das tomadas de decisões, é possível construir uma força de trabalho cada vez melhor.
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Desta forma, a gestão de pessoas foi ganhando um papel altamente estratégico e humanizado, no qual o foco é transformar o ambiente e as relações de trabalho.
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Como convencer o CEO a investir na gestão de pessoas em 4 passos
Uma coisa é você, profissional de RH, saber todas as vantagens que uma boa gestão de pessoas traz para os negócios.
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Outra coisa muito diferente é tornar isso visível para os CEOs e gerentes financeiros da empresa e mostrar que o aumento de investimentos na área pode proporcionar ganhos incríveis.
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Sabendo disso, preparamos um passo a passo do que você precisa fazer para convencer o CEO que, sim, o RH é incrível! Acompanhe:
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1° passo: apresente a complexidade do RH para ele
Embora o RH tenha evoluído muito nos últimos tempos, como já mostramos acima, há quem ainda ache que o grande papel do setor é organizar as festinhas da empresa, resolver conflitos e cuidar dos documentos.
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Bom, se esse é o caso do seu chefe, a primeira coisa que você precisa fazer é mostrar pra ele que o RH é muuuito mais complexo do que isso.
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São muitas as responsabilidades que estão sob o guarda-chuva do setor, como:
- Entender o contexto social e econômico de cada pessoa que faz parte da organização;
- Atender a múltiplos stakeholders, colaboradores, gestores, diretoria e clientes;
- Gerir os talentos, a fim de garantir que as pessoas certas estejam nos lugares certos;
- Garantir que os colaboradores trabalhem juntos, com colaboração e eficiência;
- Ajudar a disseminar e fortalecer a cultura organizacional;
- Promover a diversidade e inclusão;
- Apoiar o desenvolvimento profissional dos colaboradores;
- Organizar o próprio departamento de RH.
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Ufa! São muitas responsabilidades, não é mesmo?
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Portanto, sua primeira missão é a seguinte: certifique-se de que os principais executivos da sua empresa saibam disso e que entendam, também, que estar alinhado com o RH é fundamental para que eles se tornem CEOs de sucesso. Assim, você estará um passo mais perto de convencer o CEO de que investir na gestão de pessoas é a coisa certa a se fazer.
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2° passo: mostre que você entende do negócio e da realidade da empresa
Agora que o seu chefe já sabe que o RH é uma área bastante complexa, a próxima etapa é mostrar para ele que você não apenas domina o seu próprio setor, como também entende do negócio e necessidades da empresa.
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Isso inclui desde conhecer o mercado de atuação e o produto ou serviço oferecido pela organização, até as dores e o perfil de cada equipe.
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Vamos supor, por exemplo, que a empresa esteja apresentando um alto índice de rotatividade de funcionários e que você queira implementar algumas ações a fim de reverter este cenário.
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Para convencer o seu chefe sobre a importância desta estratégia, é fundamental que você mostre para ele quais são os maiores problemas e motivos por trás da elevada rotatividade de pessoas e qual o impacto que ela têm trazido para a empresa.
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Ao fazer isso, você mostra que domina 100% o RH e as necessidades do negócio, conferindo muito mais credibilidade para a sua fala.
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3º passo: reforce que você entrega resultado
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Na teoria tudo pode parecer muito bonito, mas não há como negar: para o seu CEO, o que importa ao final do dia é que você entregue resultados palpáveis. Mas qual é a melhor forma de fazer isso?
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Bom, a nossa sugestão é que você tenha muito claro (e alinhado com o seu chefe) o que precisa melhorar dentro da gestão das pessoas, quais serão as suas metas e como isso será medido.
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O segredo é combinar os problemas e resultados esperados, baseado em indicadores, ações e prazos bem definidos.
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Aqui, é fundamental que o RH trabalhe com dados e a boa notícia é que, atualmente, existem diversas ferramentas que podem lhe auxiliar nesta jornada.
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Abaixo, separamos alguns dos principais indicadores de gestão de pessoas que o setor deve acompanhar com frequência, a fim de mostrar os resultados que estão sendo obtidos:
- Turnover: mostra o número de colaboradores que saem e entram na empresa, em determinado período;
- Receita por colaborador: fornece uma estimativa de quanto dinheiro é gerado por cada colaborador;
- Índice de engajamento: permite entender o nível de satisfação dos colaboradores com relação à empresa;
- Diversidade: serve tanto para mensurar o impacto das iniciativas nesta frente, como também para mapear oportunidades e áreas de riscos;
- Execução e satisfação das 1on1: traz um panorama dos resultados obtidos a partir das reuniões one-on-one (nome dado ao bate-papo entre líder e liderado);
- Clima organizacional: mede se o funcionário está satisfeito no local de trabalho, se o ambiente é saudável, entre outros pontos;
- Aproveitamento do onboarding: ajuda a mensurar o sucesso das ações de integração de novos funcionários;
- ENPS: é um método que permite medir o nível de lealdade dos colaboradores;
- Percentual de funcionários treinados sobre a cultura da empresa: avalia o conhecimento da missão, visão e valores da organização pela força de trabalho e sua aceitação;
- Desempenho: ajuda a entender se o funcionário está abaixo, atende ou excede a performance esperada pela organização.
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Além dos exemplos citados acima, existem muitos outros dados que podem ser acompanhados pelo RH, a depender da estratégia de cada empresa.
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Se você deseja se aprofundar no assunto, recomendamos o artigo “50 indicadores de RH essenciais para você acompanhar”.
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4° passo: apresente dados de mercado que reforcem seus argumentos
Por último, sempre vale a pena recorrer a pesquisas externas (de fontes confiáveis, é claro) a fim de fortalecer o seu discurso em prol das ações encabeçadas pelo RH.
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Veja sete exemplos, que se aplicam a diferentes frentes de trabalho:
- Segundo a Society for Human Resource Management (SHRM), funcionários recém-contratados têm 58% mais probabilidade de ainda estar na empresa três anos depois, se tiverem concluído um processo de Onboarding estruturado;
- Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, colaboradores felizes tendem a ser, em média, 31% mais produtivos e três vezes mais criativos.
- Uma pesquisa realizada pela CompanyMatch, junto a mais de 500 funcionários, revelou que mais de 60% das pessoas entrevistadas deixaram seu último emprego devido a conflitos culturais;
- Em contrapartida, empresas que cuidam do clima organizacional tendem a serem 7% mais lucrativas, segundo dados da Great Place to Work;
- Um levantamento feito pela Organização McKinsey &Company mostrou que empresas com diversidade étnica e racial possuem 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor;
- Em complemento, um estudo publicado na revista Harvard Business Review apontou que, nos locais onde a diversidade é reconhecida, os funcionários tendem a ser 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades;
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Uma pesquisa realizada recentemente com mais de 36 mil pessoas e 226 empresas indicou que organizações humanizadas, que possuem uma liderança consciente e têm uma cultura capaz de se adaptar, resistem melhor às crises.
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Como a sua empresa pode investir mais em gestão de pessoas?
Agora que você já sabe quais são os principais passos para convencer o seu chefe de que o RH, bem como as ações promovidas pela área, são fundamentais para o sucesso da organização, chegou o momento de entender quais as melhores formas de investir mais nesta frente.
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Bom, a resposta para essa pergunta passa, sem sombra de dúvidas, pelo fator “tecnologia”.
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Como dissemos anteriormente, o RH está em plena transformação. E uma das principais características que marcam o momento atual é a adoção de soluções digitais capazes de otimizar a gestão de pessoas.
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Ao investir nas ferramentas tecnológicas certas, é possível:
- Automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, que tanto tomavam o tempo dos profissionais da área;
- Aumentar a produtividade do setor, que ganha agilidade e mais tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas;
- Levantar e analisar dados que ajudam a medir o sucesso da gestão de pessoas, ao mesmo tempo em que trazem insights sobre o que pode ser aprimorado;
- Contratar profissionais mais alinhados com os objetivos e cultura da empresa;
- Melhorar a produtividade organizacional como um todo, já que permitem a tomada de decisões mais assertivas – principalmente no que diz respeito ao engajamento e satisfação.
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Entre as soluções bem sucedidas quando o assunto é potencializar a gestão de pessoas está a Feedz, uma plataforma completa para engajamento e desempenho de colaboradores.
Reunindo tudo o que as empresas precisam para aumentar o engajamento dos funcionários, melhorar a comunicação interna e reter os melhores talentos, a Feedz é a prova de que a tecnologia tem muito a acrescentar aos processos do RH.
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Como convencer o CEO a contratar a Feedz
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Acima, nós apresentamos algumas das principais características da Feedz. Mas, para complementar, vale dizer que a plataforma é considerada a mais completa do mercado por contemplar diversos módulos, como:
- Avaliação de Desempenho;
- OKR;
- Pesquisa de clima;
- Pesquisas do RH;
- Onboarding;
- Feedback;
- One on one;
- Termômetro emocional;
- Comunicação interna;
- ENPs;
- PDI;
- People analytics e mais.
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Embora essas palavrinhas possam soar como música para os seus ouvidos, sabemos que, para quem não é da área, não é bem assim que funciona…
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Para convencer o seu chefe de que realmente vale a pena contratar a Feedz, é muito provável que você precise ter mais informações em mãos. Então vamos lá!
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O primeiro ponto que você pode destacar ao conversar com ele é o grande volume de tarefas que estão sob a responsabilidade do RH – falamos sobre elas no “1° passo” deste artigo, lembra?
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Ao contar com uma solução completa, é possível ganhar mais agilidade em algumas frentes de trabalho, como na realização de avaliações de desempenho (que são 64% mais eficazes com a Feedz) e na análise de dados que favorecem a rápida tomada de decisão.
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Mas, para ganhar o coração do seu gestor de vez, nada melhor do que mostrar os ganhos concretos que outras empresas já obtiveram ao adotar a nossa ferramenta, não é mesmo?
Por isso, preparamos para você uma seleção de 3 cases de sucesso da Feedz:
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- ClickBus[
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A ClickBus é um marketplace, líder de mercado, que permite a compra online de passagens de ônibus rodoviário de mais de 130 empresas de ônibus parceiras, para mais de 4 mil destinos, em todo o Brasil.
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Quando a empresa procurou a Feedz, durante a pandemia, o objetivo era contratar uma ferramenta para gestão e acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores, que unificasse as ações mais importantes em uma plataforma única e simplificada.
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Mas, superando as expectativas iniciais, a solução ajudou a construir times mais engajados e unidos. As pesquisas, por exemplo, auxiliam a empresa a acompanhar a saúde mental dos colaboradores, além de conhecer outras necessidades ligadas ao desenvolvimento das atividades diárias.
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Clique aqui e confira o case da ClickBus na íntegra.
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- Quanta Previdência
A Quanta Previdência é uma Entidade de Previdência Privada, que preza por ajudar as pessoas a construírem um futuro mais seguro.
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A empresa começou a usar a ferramenta da Feedz quando percebeu que a cultura de dar e receber feedbacks dentro do negócio era ainda muito baseada em uma crença limitante de que a prática era usada mais para críticas e pouco para fortalecer comportamentos e resultados positivos.
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Além disso, o feedback dentro da empresa era concentrado apenas em dois momentos: na avaliação de desempenho ou no processo de desligamento – cenário que corrobora com a visão apresentada acima.
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Com a ajuda da plataforma, os colaboradores passaram a entender melhor a importância desta prática, dando retornos com maior qualidade e eficácia. Para se ter uma ideia, a Quanta Previdência aumentou em 200% os feedbacks da empresa.
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Além disso, a gestão de RH pode ter uma melhor percepção sobre o momento de cada funcionário dentro da empresa por conta do termômetro de humor alimentado diariamente.
Clique aqui e confira o case da Quanta Previdência na íntegra!
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- Geinfo
A Geinfo, empresa desenvolvedora de softwares web, é cliente da Feedz desde 2019 e viu na plataforma a oportunidade de usar o OKR (Objectives and key results) como um meio de gestão.
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Em aproximadamente um mês de uso, a Feedz incentivou que os colaboradores da empresa abraçassem a cultura de celebração das conquistas e de dar e receber feedbacks.
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Em consequência disso, a empresa sentiu uma melhora efetiva na comunicação interna do negócio.
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Chegou a hora de convencer o CEO
Como você viu até aqui, gerenciar pessoas e potencializar o desempenho dos talentos de uma empresa é um trabalho árduo, que demanda investimento.
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Mas, de nada adianta você saber disso tudo, se os principais executivos da empresa não comprarem a ideia.
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A boa notícia é que, com algumas boas práticas, um discurso afiado e, principalmente, dados em mãos, é possível comprovar que aumentar o budget da área responsável pela gestão de pessoas é capaz de impactar positivamente a companhia em muitas frentes.
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Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte às empresas na implementação do PROJETO RH+, de forma a levar as Micro e Pequenas Empresas o desenvolvimento de suas equipes, a cultura e foco de inovação, e assim sustentabilidade ao processo organizacional, apoiando estratégias corporativas, cuidado com a vida (segurança e saúde), onde alcançaremos assim maior assertividade, maximizando o processo produtivo e gerando qualidade de vida! Tudo isto para, em conjunto com os clientes, entregarmos soluções customizadas, com elevado padrão de qualidade. Entre em contato e agende uma reunião. Vamos falar sobre uma parceria que será um sucesso!
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FONTE: https://www.feedz.com.br/blog/convencer-o-ceo/ . Os textos deste post foram compartilhados do Site FEEDZ, cabendo a estes os direitos autorais.