4 passos para fazer um Gerenciamento de Riscos Ocupacionais com excelência
O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) é o processo sistêmico de identificar, mensurar, avaliar, monitorar, reportar, controlar e mitigar incertezas, através do uso eficaz dos recursos disponíveis, eliminando ou reduzindo a probabilidade da ocorrência e/ou impactos do risco para o trabalhador.
.
De acordo com a NR01, o gerenciamento de riscos ocupacionais deve constituir um Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR e este programa deve conter, no mínimo, um inventário de riscos e um plano de ação.
.
Ao longo desse artigo, vamos apresentar 4 passos para fazer um Gerenciamento de Riscos Ocupacionais com excelência.
.
1. Identificando os perigos e riscos
Existem dois conceitos importantes no gerenciamento de risco: perigo e risco. Perigo é a fonte, situação ou ação com potencial de causar algum tipo de dano. Portanto, um perigo é qualquer coisa no ambiente de trabalho que pode causar acidente ou prejudicar a saúde das pessoas.
.
Já o risco é a combinação da probabilidade de ocorrência de eventos ou exposições ocupacionais perigosas e a gravidade dos danos que podem ser causados por estes eventos ou exposições.
.
A identificação de perigos e os riscos associados é a primeira etapa no processo de gerenciamento de riscos. Isso pode ser feito por meio da observação do trabalho e ambiente, entrevistas com trabalhadores e gestores, histórico de acidentes e afastamentos, checagem de produtos e máquinas do processo produtivo, verificação das medidas de controle existentes, entre outras abordagens.
.
A maior parte dos riscos ocupacionais são facilmente identificáveis por profissionais qualificados. Daí a importância que esta etapa seja conduzida por profissionais de SST capacitados. Afinal, os riscos não identificados jamais serão tratados e o trabalhador poderá ter sua saúde ou integridade física prejudicada.
.
2. Analisando e avaliando os riscos
Por meio da análise e avaliação dos riscos é que se originam os perigos identificados. Com isso, é possível estimar o que pode acontecer a alguém exposto a uma fonte de perigo e qual a probabilidade de acontecimentos danosos se materializarem.
.
Nesse sentido, é preciso estimar com eficiência os perigos para cada fonte, situação ou ação identificada e avaliada como capaz de causar algum dano.
.
Para realizar esta tarefa, utilizar a metodologia qualitativa baseada na matriz de risco é uma alternativa. Neste método, a estimação do risco é feita através da probabilidade da ocorrência e a gravidades das consequências.
.
3. Eliminando ou controlando os riscos
Após avaliação dos riscos, é preciso eliminar ou controlar os mesmos. Como fazer isso? Implementando medidas de controle que, aliás, devem levar em conta a adequada proteção do trabalhador.
.
Isso significa:
- Substituir o produto, máquina ou processo por uma alternativa mais segura;
- Isolar a fonte de perigo das pessoas;
- Reduzir o risco através de controles de engenharia;
- Reduzir a exposição ao risco através de medidas administrativas;
- Utilizar equipamentos de proteção individual.
.
4. Monitorar e reavaliar os riscos
Para garantir que os riscos permaneçam sob controle e que as medidas adotadas sejam realmente eficazes na proteção dos trabalhadores, é preciso monitorar periodicamente o desempenho e eficácia das medidas implementadas.
.
Este monitoramento proporcionará informações importante e aprendizados que nos permitirão revisar e atualizar os controles adotados. A periodicidade da reavaliação vai depender das características e alterações em cada ambiente de trabalho.
.
Gestão de Entrega e Controle de Estoque de EPIs (NR 6)
Para auxiliar as empresas a prover segurança e saúde no ambiente laboral, a RSData disponibiliza o dataEPI, que surgiu para inovar e informatizar a gestão de entregas e Fichas de equipamentos, controlando estoques, custo e demandas.
.
Focando em gestão do controle de prazos e consumo, este sistema monitora as movimentações, verifica a disposição do estoque e possibilita a retirada de EPIs e materiais com ou sem a confirmação eletrônica (Biometria, Código de Barras e Rfid). Além disso, também realiza o controle de materiais e uniformes com opção da gestão de grade (P/M/G).
.
Confira abaixo os principais benefícios do sistema:
- Gestão eletrônica conforme NR 06 com rastreabilidade de informação e biometria;
- Gestão de treinamentos com geração de turma, lista de presença e certificado;
- Gestão de Estoques múltiplos com custo e previsão de demanda, e com alertas programáveis de estoque máximo e mínimo;
- Personalização e parametrização de vencimentos de vida útil de EPIs conforme atividade exercida, com geração automática de novos prazos após realizada a entrega;
- Maior flexibilidade e mobilidade para a entrega de EPIs (módulo offline), com simulações de entrega, controle de estoque e de disponibilidade;
- Geração automática das Fichas de EPI com assinatura biométrica identificando dia, hora, minuto da entrega;
- Vinculação de EPI aos riscos e treinamentos, com inserção automática;
- Gestão de validade CA (vínculo com o site do MTE) e prazos de vencimentos de EPI, com alerta e envio automático de e-mails após atingidos os parâmetros estipulados;
- Digitalização e Guarda segura das Fichas de EPI com criptografia de dados, evitando extravios e contribuindo para sustentabilidade.
.
A SEGVIDA ESTÁ PRONTA PARA ATENDER A TODAS AS EMPRESAS COM QUALIDADE, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONFIANÇA. Com EQUIPE ESPECIALIZADA, profissionais experientes, laboratório completo e uma competência de 25 anos, para a construção de uma cultura prevencionista e uma gestão assertiva, simplificada e direcionada a necessidade de cada Organização e seus processos. Conheça o processo de Gerenciamento de Risco desenvolvido pela SEGVIDA. Temos vários desafios a vencer juntos!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #GRO #segurança #excelencia #passos #CA #EPI #gerenciamentorisco #gestaorisco
.
Fonte: https://rsdata.com.br/4-passos-para-fazer-um-gro-com-excelencia/