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5 características mais valorizadas por recrutadores • Segvida

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5 características mais valorizadas por recrutadores

Para piorar a situação, as empresas estão cada vez mais exigentes. Um bom currículo acadêmico, com graduação, pós-graduação ou MBA, não é mais a “menina dos olhos” dos recrutadores.

De acordo com o consultor e sócio da consultoria corporativa TIEX, Samuel Lopes, as empresas buscam profissionais modernos, que entendem como a empresa funciona.

“São aqueles funcionários que vestem a camisa da empresa com atitudes primordiais especialmente neste momento de crise”, diz.

Mas, como ser um destes e conquistar uma vaga ou uma promoção?

Veja abaixo quais são:

1. Você é proativo

Sem essa de “já fiz o suficiente”. Mostrar que você tem uma sede por conhecimento e que gosta de ir além é fundamental para conquistar qualquer posição.

“Você pode não estar sendo pago para ajudar seu colega de setor, ou para participar de projetos além de suas atividades diárias,mas desta maneira você estará colaborando para o crescimento da companhia”, diz Lopes.

“E, se ainda está em dúvida se deve ou não mudar sua postura, lembre-se que empresas que não crescem dificilmente geram oportunidades. Pessoas que não se destacam têm menor chance de promoção.”

2. Você sabe dizer não (e oferece novas perspectivas)

Você não é obrigado a concordar com todos os planos, planejamentos, ideias ou imposições de seu chefe, mas antes de dizer apenas NÃO, reflita sobre alguma outra perspectiva. Converse, exponha seu ponto de vista.

“Os líderes precisam de pessoas que pensem, que questionem, que não tenham medo de falar quando não concordam com alguma coisa! Se sua perspectiva for sugerida de maneira construtiva e respeitosa, mesmo sendo contraria a ideia inicial do seu líder, ao final ele te agradecerá pelo input.”

3. Sempre sai da zona de conforto

Segundo Lopes, o profissional precisa mostrar que tem uma visão sistêmica, analisar onde sua área impacta em outra e tentar de alguma forma ajudar outras áreas a serem mais eficientes.

“Deve-se sempre pensar no futuro, verificando onde todos podem ter problemas, e assim promover discussões no sentido de se antecipar a esses problemas tomando medidas para evitá-los.”

4. Tem espírito de equipe

Saber lidar com pessoas que não têm o mesmo perfil que o seu é um desafio e tanto – mas é preciso. Na opinião do consultor, ter uma equipe com diferentes pontos de vista significa mais eficiência e maior performance.

5. Você inova sempre

Ter coragem para abandonar práticas que um dia já tiveram sucesso é necessário. Se arriscar com ideias novas e propor mudanças fará de você um profissional preparado para um cargo de gestão.

“As empresas modernas e principalmente hoje, em tempos de crise,procuram profissionais com este perfil. Aplicando essas atitudes em seu dia a dia, você terá um enorme diferencial para oferecer à empresa que trabalha e certamente alavancará sua carreira.”