Uma das grandes qualidades dos grandes líderes é que eles sabem que nem sempre estarão em seu melhor. Em algum momento, tempos difíceis virão e eles deverão manter a produtividade. Isso requer inteligência emocional, qualidade essencial de um bom líder.
Gostaria de ter a habilidade de dar aquela guinada na produtividade, mesmo em tempos difíceis? Confira as nossas dicas para isso!
1- Organize as suas atividades diárias. Quando as coisas apertam um pouco, tudo fica confuso.
Uma ótima forma de não se perder no meio do desespero e da ansiedade é manter uma agenda controlada.
Escreva em um papel as suas atividades rotineiras, aquelas que têm horários e datas fixas. Depois, liste os afazeres que acontecem frequentemente, mas que não têm um horário fixo. Por fim, observe todas as tarefas simples que você pode adiantar para evitar o acúmulo de trabalho.
2- Livre-se das distrações. Já parou para pensar no tempo que perdemos com algumas distrações?
Às vezes checamos os e-mails compulsivamente, sem que nenhuma mensagem tenha chegado. Em outro momento, conferimos as redes sociais e nos perdemos no tempo.
Por isso, quando a sua produtividade estiver em risco, livre-se dos contratempos. Deixe o celular no silencioso, caso não haja nenhuma ligação importante, e faça log out das redes sociais.
3- Delegue as atividades
Muitas vezes, pessoas em posição de liderança têm receio de delegar atividades aos colaboradores, pois pensam que ela não será feita com tanta eficiência. No entanto, um bom líder tem que confiar nos seus subordinados!
Delegar, além de demonstrar confiança na equipe, ainda deixará você livre para fazer o que é realmente importante ou urgente. Quando se passa por tempos difíceis, não é possível cuidar das tarefas menos relevantes. Toda a energia deve ser usada para o essencial.
4- Identifique quando você está mais disposto
Se as causas desses tempos difíceis forem pessoais, uma ótima dica é identificar os horários em que você está mais disposto durante o dia. Mesmo quando não estamos tão bem, há momentos em que o nosso humor dá uma guinada! Esses momentos podem ser cruciais para manter a produtividade, mesmo que durem somente 15 minutos.
5- Descanse
Já ouviu falar de depressão causada pelo estresse ou da ansiedade? Elas podem ser causadas por causa do excesso de produtividade.
Quando constantemente estimulado e sem muito descanso, uma inflamação bem sutil se instala em seu sistema nervoso central. Isso compromete o funcionamento do cérebro, o que gera depressão e ansiedade. Nesse caso, a melhor dica para aumentar a produtividade é tirar uma folga, que provavelmente está acumulada, e ficar de três dias a uma semana desligado(a) do ambiente de trabalho, preferencialmente, em um ambiente diferente do usual!
O segredo para manter a produtividade em tempos difíceis é manter a calma. A ansiedade pode ser um grande inimigo nesse momento. Organize bem o seu tempo e se mantenha fiel à rotina que você se propôs.
Fonte: Hatlas Institute.