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6 coisas que você precisa saber para recrutar uma equipe de alta performance!

Uma equipe de alta performance, com colaboradores talentosos, engajados e motivados, é o sonho de muitas empresas. Em tempos de recessão econômica, as empresas precisam se destacar no mercado para alcançar sua sustentabilidade e sucesso.

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E para isso acontecer, é preciso contar com colaboradores de excelência, que se destacam e têm uma produtividade acima da média, que ajudarão a empresa a alcançar seus objetivos.

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Contudo, existe uma escassez de profissionais qualificados no mercado de trabalho. Por isso, é importante que a área de recursos humanos consiga fazer um bom recrutamento para atrair talentos, adotando estratégias para encontrar as pessoas certas para cada cargo e formar o time dos sonhos.

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1. Descrever a vaga de forma atrativa

O primeiro contato do candidato com a vaga será através de seu anúncio. Para atrair os talentos disponíveis no mercado de trabalho é preciso que o anúncio desperte o interesse do candidato, com um bom descritivo da vaga e dos benefícios que a empresa oferece.

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As pessoas precisam se encantar com a vaga e desejar preenchê-la. Idalberto Chivenato, autor de vários livros e conselheiro do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), destaca que:

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Recrutamento é o processo de atrair candidatos potencializados para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização.

Algumas empresas adotam o recrutamento interno, buscando candidatos dentro da própria empresa que possam ser promovidos ou mudados de setor. Interno ou externo, o recrutamento precisa divulgar a vaga de forma atrativa para que as pessoas certas se candidatem.

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Contudo, não é indicado que sejam feitas descrições falsas, com mera intenção de atração. É preciso que a descrição seja feita em conformidade com o que será exigido pelo cargo, detalhando bem as funções que serão exercidas, o salário e os demais detalhes pertinentes.

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2. Anunciar a vaga nos canais adequados

Não adianta ter um anúncio atrativo se ele não chegar até o público que se deseja alcançar. Se o recrutamento for interno, utilize os canais e veículos de comunicação interna da empresa, como e-mail, jornal mural, intranet, chats corporativos, periódicos, dentre outros. Tenha em mente quais ferramentas têm maior adesão em cada setor da empresa para explorá-las melhor e montar uma equipe de alta performance.

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Já no caso de um recrutamento externo, busque os recursos online. Atualmente, encontramos vários sites interessantes com essa finalidade, com recursos gratuitos e pagos.

Geralmente, apenas as opções mais básicas são gratuitas, mas estão disponíveis várias opções de divulgação de vagas e de envio de currículos. Se o perfil da vaga não for condizente com um anúncio online, faça a divulgação em instituições como o SINE (Sistema Nacional de Emprego) e associações trabalhistas.   

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3. Selecionar os melhores currículos para a entrevista

Se o anuncio da vaga foi feito com a descrição adequada, condizente ao perfil do cargo e nos veículos corretos, é muito provável que você consiga bons currículos.

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É importante separar um tempo para selecionar os currículos com calma, prática fundamental para um recrutamento de qualidade. Entre os disponíveis, selecione os que estão melhor estruturados, que apresentam mais experiência ou melhor formação e características pertinentes a vaga.

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Se desejar, consulte as referências de emprego anteriores. Selecione os currículos que preencham esses requisitos e marque as entrevistas.

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4. Fazer entrevistas estratégicas e assertivas

Existem diversos tipos de entrevista que podem ser adotados, de acordo com o tipo da empresa, o ramo de negócios e o perfil da vaga ofertada. Muitas empresas estão adotando processos seletivos dinâmicos e completos para cargos de alta gestão, por exemplo.

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Esses envolvem gincanas, jogos de equipe, montagem e estruturação de projetos e outras opções que revelem competências de liderança, inteligência emocional e outras habilidades.

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A entrevista pode ser o primeiro contato com o seu futuro colaborador, assim deixe uma boa impressão, faça o processo com tranquilidade, leveza e seja gentil. Não torne a entrevista um verdadeiro interrogatório.

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Lembre-se que se for conduzida assim, a entrevista pode inibir o candidato e você perderá a oportunidade de realmente conhecê-lo e identificar suas competências. Por isso, converse com o candidato e invista em processos que revelem de maneira natural suas habilidades, limitações e características pessoais.

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É interessante conversar sobre os dons que a pessoa tem, seus hábitos, pretensões, sonhos e discretamente abordar os desafios da empresa e ver como ela reage. Dependendo do cargo ofertado, é interessante fazer alguns testes, tanto psicológicos quanto de competências, e principalmente testes práticos.

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Por exemplo, se você estiver contratando um vendedor, crie uma situação hipotética na qual ele tenha que vender um produto ou serviço, isso ajudará a analisar se ele realmente é adequado ao cargo.

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Outro ponto importante, é que o gestor da vaga ofertada participe da seleção, conheça os candidatos e ajude na análise dos mesmos. Muitas vezes não é viável que ele participe de todo o processo, mas ele tem que ser envolvido nas etapas finais. Afinal, esse novo colaborador fará parte da equipe dele e sua opinião será valiosa.

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5. Oferecer benefícios atrativos que vão além do salário

Sem dúvidas o salário é um fator importante para atrair bons candidatos. Contudo, ele já não é mais o único ponto levado em conta na hora de escolher onde trabalhar. Hoje, os candidatos buscam também outros benefícios e acabam optando por empresas que se destacam nesses quesitos.

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Nesse sentido, o investimento no bem-estar dos colaboradores é um grande diferencial para as empresas, que adotam uma postura de valorização do colaborador, cuidando de sua saúde, segurança e condições de trabalho.

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Dessa forma, as empresas que investem em atividades como: ginástica laboral, quick massage, programas de atividade física, reeducação alimentar, ergonomia, controle de estresse, dentre outros, agregam valor aos seus funcionários e despertam o interesse de profissionais qualificados que estão cada vez mais escassos no mercado.

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A promoção de bem-estar corporativo, além de ajudar a atrair talentos, ajuda a retê-los. Como o ambiente torna-se mais leve, saudável e estimulante a pessoa contratada fica mais envolvida e animada com a empresa. Assim, haverá mais satisfação do colaborador e mais produtividade.

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6. Ter um ambiente de trabalho agradável e estimulante

Como vimos, profissionais de alta performance não buscam vagas de emprego apenas pelo salário, eles procuraram muito mais. Eles querem trabalhar em um local agradável, já que ali passarão muitas horas por dia, querem também uma empresa que os motive e os permita usar todo o seu potencial. Pessoas talentosas querem fazer parte de algo, precisam de propósito e engajamento para alcançarem metas e bons resultados.

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Portanto, desde a descrição da vaga até a entrevista, deixe claro que a empresa busca profissionais criativos e que desejam crescer junto com a instituição.

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O atual cenário econômico mundial exige que as empresas adotem estratégias inteligentes para manter altos níveis de produtividade e ainda oferecer serviços e produtos de qualidade. Uma equipe de alta performance fornece o diferencial competitivo para as empresas se destacarem no mercado de trabalho, mesmo em tempos difíceis.

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Recrutar um time de alta performance não é uma tarefa simples, é preciso saber conduzir o processo para que a vaga seja preenchida com um profissional de excelência. Alguns cuidados com o detalhamento e divulgação da vaga, assim como durante a entrevista, farão toda a diferença para o sucesso do recrutamento.

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Fonte: https://beecorp.com.br/recrutar-uma-equipe-de-alta-performance/