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O recrutamento online já é realidade em muitas organizações, mas alguns profissionais de RH ainda não se sentem seguros com o formato ou não tiveram a oportunidade de experimentar. É fato que, nesta estratégia de contratação, o canal de contato entre recrutador e candidatos muda, exigindo novos critérios de avaliação.

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Porém, isso não é motivo para desanimar! Precisamos pensar nas vantagens que o recrutamento online traz para o setor e entender como se adaptar a essa realidade, que está cada vez mais presente nas empresas e vai continuar ganhando força com o RH 4.0.

Os métodos tradicionais envolvem mais papeis e tempo! Por isso, desde o anúncio até o preenchimento da vaga, é preciso dedicação total ao processo, o que dificulta a atuação em outras tarefas. Já com o recrutamento online, é possível economizar tempo e recursos, além de garantir a proteção dos profissionais no momento delicado de pandemia que vivemos.

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Esse ganho no processo e na rotina, permite que o RH se dedique para outras atividades, como o desenvolvimento de talentos da empresa, por exemplo. Então, além de formar os melhores times para compor o quadro de colaboradores, você pode auxiliar na evolução dos profissionais, tarefa essencial para o aumento de produtividade.

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Contar com as ferramentas certas neste momento, como uma solução específica para automatizar o recrutamento online, é o que vai trazer ainda mais agilidade e segurança para as suas escolhas. E isso, é claro, impacta diretamente na atração de ótimos candidatos e no crescimento da empresa!  

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Na verdade, o chamado “e-recrutamento” é mais simples do que parece e pode garantir altas taxas de assertividade, que ultrapassam o processo tradicional. Para conquistar bons resultados, é importante prestar atenção em alguns pontos e entender qual a melhor forma de aproveitar o formato.

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Por isso, os especialistas da Metadados – empresa que desenvolve sistemas de Recursos Humanos há mais de 35 anos – selecionaram 8 pontos de destaque para você. Confira!

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Orientar os candidatos é a chave do recrutamento online!

Assim como alguns recrutadores não possuem afinidade com as ferramentas virtuais, seus candidatos podem compartilhar do mesmo desafio! Por isso, é indicado que você escolha plataformas simples e intuitivas para o processo, além de estar a par de todas as funcionalidades que elas oferecem.

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Desde o primeiro contato com o profissional interessado na vaga, é preciso orientar com clareza e objetividade quais serão os recursos de internet ou computador utilizados, principalmente na hora da entrevista (câmera, microfone, apresentação de tela, entre outros).

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Isso porque, quando o candidato não tem experiência com estas ferramentas, pode ficar nervoso e prejudicar seu desempenho ou, até mesmo, desistir do processo. Então, você corre o risco de perder um excelente colaborador por detalhes que, muitas vezes, não impactam na atuação profissional que a vaga exige.

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Além disso, é importante manter uma conversa fluida e aberta para que eles não se sintam perdidos em nenhum momento. Fique atento e sempre se mostre disponível para ajudar!

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Imprevistos fazem parte e devem ser relevados!

O recrutamento online possui, praticamente, a mesma dinâmica do processo físico. Porém, como já falamos, o canal de contato é diferente e essa mudança de contexto pode gerar situações inesperadas.

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Se no recrutamento presencial os candidatos podiam sofrer atrasos com trânsito, problemas de mobilidade ou casos parecidos, hoje em dia os desafios são outros!

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Participando do processo em casa, os profissionais lidam com diversos imprevistos, como: problemas de conexão, instabilidade na internet, falta de privacidade (quando há intervenção externa de sons ou imagem) e ainda problemas técnicos.

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Por isso, nada mais responsável para o recrutador do que reconhecer este contexto domiciliar e ter sensibilidade para lidar com cada caso. Além disso, é essencial encontrar formas de fazer uma avaliação justa, que não descarte bons candidatos por questões que fogem do seu alcance.

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No virtual, também representamos a empresa!

Se você quer preservar a credibilidade da organização e garantir interesse em futuras vagas, é importante manter uma boa postura no recrutamento online!

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Imagine que o candidato descobriu sua oportunidade na internet e não conhece a organização presencialmente… a primeira impressão será no contato virtual com o RH. Por isso, mantenha sempre a pontualidade e a ética profissional, encontre um fundo organizado para conduzir entrevistas e registre toda a comunicação por e-mail.

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Estas atitudes refletem tanto na forma como os candidatos vão encarar a organização, quanto na percepção das expectativas para ocupar a vaga.

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Encantar os melhores candidatos é sua prioridade!

De que vale a contratação se não for boa para os dois lados? O candidato precisa perceber valor na empresa para continuar no recrutamento online, principalmente se ele envolve muitas etapas, e é papel do recrutador informar quais são os benefícios da organização.

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Para isso, é importante comunicar aos talentos:

– Campanhas internas de valorização ao colaborador;

– Possibilidade de crescimento profissional;

– Formato de trabalho da empresa (home office, presencial ou híbrido);

– Benefícios oferecidos (plano de saúde, vale alimentação e refeição, ajuda de custo para home office, entre outros).

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Feedback sempre será essencial!

Quando o candidato participa de um recrutamento online, muitas expectativas estão envolvidas. Cabe ao profissional de RH se comprometer a dar um feedback, mesmo que resumido, respeitando os prazos acordados durante o processo.

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Desta forma, você diminui a ansiedade dos participantes e causa uma boa impressão para contatos futuros. Por isso, é essencial enviar um breve retorno a todos, incluindo os profissionais que não avançaram para as próximas etapas, já que eles também têm suas expectativas.

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Se possível, elenque pontos em que eles se destacaram e não esqueça de ser sempre cordial. Afinal, sua voz será a da empresa neste momento!

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A tecnologia pode ser sua maior aliada!

Você sabia que algumas soluções oferecem suporte durante todo o processo de recrutamento online? Cadastro de currículos, rankeamento dos melhores candidatos para a vaga, automatização de e-mails com feedback e diversas outras etapas: tudo isso pode ser feito pela inteligência artificial!

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Com uma plataforma adequada, você consegue encontrar os profissionais certos com mais agilidade, além de levar dinâmica e facilidade aos processos. Isso indica que a empresa está atualizada em relação ao mercado e também instiga novos candidatos, que buscam ambientes com alto potencial de evolução.

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 Suas ações devem estar de acordo com a LGPD!

Com a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), o RH precisou adaptar diversos processos e com o recrutamento online não seria diferente! Muitas vezes, guardamos informações do candidato, como currículo ou até mesmo a gravação da entrevista, por diferentes motivos.

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Seja para formar um banco de profissionais interessados na organização ou para repassar a conversa ao gestor, é preciso ter cuidado com práticas que podem expor sua empresa aos riscos legais.

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Por isso, a melhor alternativa é ser sempre transparente com todas as pessoas envolvidas no recrutamento, já que elas estão fornecendo seus dados pessoais.

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Algumas informações que você precisa destacar:

– Por quanto o tempo os dados ficarão armazenados (evite ultrapassar dois anos);

– Qual a finalidade do armazenamento de informações (vagas futuras, freelancer, repasse para avaliação de outros profissionais da empresa, etc);

– Se existe uso de inteligência artificial para tratamento dos dados.

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Estruturar o processo de recrutamento gera escolhas assertivas!

Para garantir eficiência no recrutamento online, é importante ter passos bem definidos internamente! Isso porque, quando o candidato participa de um processo desorganizado e sem planejamento estratégico, você tem duas principais perdas: queda no desempenho do profissional durante as etapas e queda no interesse dos candidatos pela empresa.

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Com a estruturação certa, você consegue definir uma “jornada do candidato” e incluir todas as avaliações importantes para a decisão do gestor. Assim, seu setor ganha ainda mais relevância na organização e aumenta as taxas de assertividade!

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Fonte: https://www.metadados.com.br/blog/recrutamento-online/