fbpx

No ano de 2020 nosso cotidiano passou por diversas mudanças provocadas pela pandemia do Coronavírus e o local de trabalho foi um dos fatores que mais sofreu alterações nas empresas. Foram alteradas as rotinas de controle da saúde, incorporado o distanciamento social, novos hábitos de higienização e para diversos trabalhadores foi o início do trabalho remoto (home office ou teletrabalho). Neste contexto de pandemia, uma das questões críticas da Segurança e Saúde do Trabalho (SST) é não deixar de lado a conscientização das medidas de SST e uma alternativa mesmo a distância é planejar e organizar uma SIPAT no formato online.

.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2021, consolidou as estatísticas sobre o trabalho remoto no Brasil. Os dados demonstram que, em novembro de 2020, 7,3 milhões de trabalhadores atuavam de forma remota no país e esse grupo contribuiu com 17,4% da massa total de rendimentos efetivos (R$ 183,5 bilhões), gerados no mês de novembro.

.

Em novembro de 2020, também foi identificado que 57,8% das pessoas em trabalho remoto eram mulheres, 65,3% eram da cor branca, 76% tinham nível superior completo e 31,8% apresentavam idade entre 30 e 39 anos, conforme o IPEA. No teletrabalho 6,2 milhões de pessoas (84,8% do total) exercem suas atividades com vínculo trabalhista formal, enquanto os outros 15,2% dos trabalhadores em home office estavam na informalidade (1,1 milhão de pessoas).

.

A SIPAT é um evento importante para a manutenção da cultura de segurança dentro das empresas e um mecanismo para conscientizar e integrar os trabalhadores ao mesmo tempo, sendo um evento anual que pode ajudar no processo de desenvolvimento e implantação das práticas preventivas para a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

.

No trabalho remoto também podem acontecer acidentes de trabalho e agravos na saúde do trabalhador relacionadas com riscos ergonômicos, estresse mental, depressão no trabalho, entre outros fatores de riscos. Para reduzir os impactos da pandemia, melhorar o desempenho da SST da empresa, reduzir os afastamentos dos trabalhadores e incorporar novas rotinas para manter o home office, mesmo após o controle da pandemia, a área de SST pode inovar e promover uma SIPAT Online.

.

A SIPAT Online é uma forma de manter neste período um programa efetivo da SST na empresa e se preparar para continuar usando tecnologias virtuais que permitem trazer ações voltadas para uma cultura de prevenção da segurança e saúde dos trabalhadores.

O formato virtual da SIPAT Online, além de atender a respectiva legislação da SST (NR 05) e reduzir a probabilidade de multas e penalidades durante uma fiscalização, consegue reduzir custos de logística, tornar acessível o conhecimento de diferentes especialistas do Brasil ou do mundo sobre SST, saúde, finanças etc., e gerar uma biblioteca de conteúdos que podem ser utilizados a qualquer momento junto com os trabalhadores.

.

O que é SIPAT?

SIPAT é a sigla para a Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho, um evento que as empresas devem realizar uma vez ao ano. A SIPAT consiste, como o próprio nome diz, em uma semana de atividades voltadas para a prevenção de acidentes e de doenças do trabalho.

.

Dentre as atividades que podem ser realizadas durante esta semana, estão palestras, dinâmicas em grupo, fornecimento de exames médicos, gincanas, exercícios, etc., tudo que for voltado para conscientização e a melhora da saúde e da segurança do trabalhador. São atividades que tem como objetivo também treinar os trabalhadores, consolidar uma política de prevenção da SST e integrar as pessoas no ambiente de trabalho.

.

Como existem as recomendações preventivas do COVID-19 de evitar aglomerações, usar máscaras e manter um distanciamento social é inviável ou não é recomendado realizar a SIPAT no formato presencial. Entretanto, é uma atividade da SST prevista na legislação e não está suspensa por nenhuma medida provisória.

.

A MP N° 1.046, de 27 de abril de 2021, prevê o teletrabalho e não autoriza o descumprimento das normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho pelo empregador, aplicadas as ressalvas previstas apenas nas hipóteses excepcionadas na própria MP N. 1.046. Além disso, autoriza entre outras medidas administrativas da SST, os treinamentos na modalidade de ensino a distância, reuniões das comissões internas de prevenção de acidentes e processos eleitorais utilizando tecnologias de informação e comunicação.

.

Como funciona uma SIPAT online?

Fazer a SIPAT online é uma ótima forma de cumprir as obrigações legais de maneira segura durante a pandemia, por se tratar de um evento composto por palestras e conversas, ela pode ser realizada por videoconferência.

.

Para dar início, a equipe do SESMT ou a CIPA, deve decidir a data, definir os temas e organizar as salas virtuais usando aplicativos como, por exemplo, o google meet. Ao definir a tecnologia de informação e comunicação, os convites para as salas onde ocorrerão as palestras podem ser enviados por email e na hora marcada os colaboradores podem entrar e assistir.

.

Nos demais pontos, como temas para palestra, quem irá palestrar, etc., podem ser definidos da mesma forma de sempre, em reuniões da CIPA (que também podem ocorrer de forma remota). Desta forma, a SIPAT online consiste em uma semana com palestras e diálogos online sobre os mais diversos temas relacionados a SST. É uma alternativa para convidar profissionais de diferentes áreas e locais do Brasil, inclusive do exterior. Não perca essa oportunidade de trazer mais conhecimento e práticas para seus trabalhadores!!

.

É importante salientar que como é um evento que depende do comprometimento dos trabalhadores, é bom tomar a decisão sempre os consultando, envie enquetes e debata com eles os pontos como data, temas, etc. Além disso, registre a frequência do trabalhador, grave as apresentações e evidência a SIPAT online para promover e demonstrar os resultados e ações preventivas promovidas pela empresa.

.

Como incentivar os trabalhadores a participar?

Um ponto importante de se levar em consideração nesse evento é a motivação dos colaboradores para participar, como cada um participa de sua casa, pode acabar apenas colocando a palestra e se distrair com outras atividades dentro de casa.

.

Somente boas palestras ainda podem não ser o suficiente, é importante definir com toda a equipe se possível, uma data e horários que sejam mais adequados para todos, além disso é bom relembrar de tempos em tempos a data do evento e na véspera ir notificando os colaboradores de que o evento irá ocorrer e incentivar o comparecimento.

.

Como dito anteriormente, enviar enquetes para eles votarem em temas que preferem ver, os tipos de interações que eles sugerem, pedir sugestões de temas e profissionais é um bom meio de engajar todos. Além disso, parar prender a atenção dos participantes promova atividades com uma duração entre 20 e 50 min., temas variados e feedbacks nas atividades realizadas.

.

Outro método que pode funcionar, é variar bem as atividades realizadas durante o evento, o foco pode ser em palestras, mas outras atividades como quizzes, conversas envolvendo todos, gincanas, ginástica do trabalho e etc., podem ser maneiras mais leves de tratar os temas.

.

 A importância de se realizar a SIPAT online

A perspectiva da retomada das atividades econômicas após a pandemia deve levar em conta a nova modalidade do trabalho remoto que emergiu em um curto período de tempo e que, provavelmente, muitas empresas devem continuar utilizando para manter suas rotinas administrativas. Por isso, a área de segurança e saúde do trabalho deve se modernizar e oferecer novas possibilidades de treinamentos, avaliações, gestão da SST, implantação de programas de monitoramento, entre outros serviços da SST no formato de teletrabalho.

.

Além de ser um evento obrigatório segundo a legislação, a SIPAT organizada de forma online é uma maneira segura de integrar a equipe e conscientizar sobre SST, sem aglomeração de pessoas, ou seja, é a maneira ideal em tempos de pandemia.

A própria pandemia demostrou claramente que é possível incorporar as tecnologias de informação e comunicação nas atividades relacionadas com o trabalho. Fique atento as mudanças porque o trabalho remoto ou home office também pode ser maçante e tedioso para a equipe e uma SIPAT Online é um evento que melhora a rotina de se trabalhar em casa.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? É fazer com que os trabalhadores tomem conhecimento dos riscos ocupacionais que estão submetidos e dos devidos cuidados que devem ter, diariamente, no exercício da função, fazer com que este processo contribua de forma relevante com o aumento da produtividade, maximização de resultados e sustentabilidade empresarial! Saber o que fazer, como fazer e crescer com equilíbrio e em um clima de maturidade e com maior assertividade em comportamento seguro e assim a evolução da cultura de segurança nas empresas!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #SSO #SIPAT #NR05 #CIPA #segurança #prevenção

.

Fonte: https://onsafety.com.br/sipat-online-nao-deixe-a-sst-de-lado-no-trabalho-remoto/