O câncer de boca é um tipo de tumor maligno, normalmente diagnosticado pelo dentista, que pode surgir em qualquer estrutura da boca, desde lábios, língua, bochechas e até gengiva. Este tipo de câncer é mais comum após os 50 anos, mas pode surgir em qualquer idade, sendo que é mais frequente em fumantes e pessoas com má higiene bucal.
.
Os sintomas mais comuns incluem o aparecimento de feridas ou aftas que demoram para cicatrizar, mas dor em torno de algum dente e mal hálito persistente também podem ser sinais de alerta.
.
Quando existe suspeita de câncer na boca é muito importante consultar um clínico geral ou um dentista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento precoce, aumentando as chances de cura.
.
Principais sinais e sintomas
Os sintomas do câncer de boca surgem de forma silenciosa e, pelo fato de não haver dor, a pessoa pode demorar para buscar tratamento, sendo a doença diagnosticada, na maioria das vezes, em estágios mais avançados. Os sinais e sintomas indicativos de câncer de boca variam de acordo com o grau de desenvolvimento da doença, sendo os primeiros sinais:
- Ferida ou aftas na cavidade bucal que não cicatrizam em 15 dias;
- Manchas vermelhas ou brancas nas gengivas, língua, lábios, garganta ou revestimento da boca;
- Pequenas feridas superficiais que não doem e que podem ou não sangrar;
- Irritação, dor na garganta ou sensação que algo está preso na garganta.
.
Porém, em estágios mais avançados, os sintomas evoluem para:
- Dificuldade ou dor ao falar, mastigar e engolir;
- Caroços no pescoço devido ao aumento das ínguas;
- Dor em torno dos dentes, que podem cair facilmente;
- Mau hálito persistente;
- Perda súbita de peso.
.
Se estes sinais e sintomas de câncer de boca persistirem por mais de 2 semanas, é recomendado consultar um clínico geral ou um dentista para avaliar o problema, fazer os exames necessários e diagnosticar a doença, iniciando o tratamento adequado.
.
O câncer de boca pode surgir devido ao hábitos da pessoa, como fumar e beber de forma excessiva, além disso, a infecção pelo vírus HPV pode resultar em manifestações orais, aumentando a chance da ocorrência do câncer de boca. A alimentação pobre em vitaminas e minerais e exposição prolongada ao sol também podem favorecer a ocorrência de câncer de boca.
.
Como é feito o diagnóstico
Na maioria dos casos, o médico é capaz de identificar as lesões do câncer apenas observando a boca, no entanto, é comum pedir uma biópsia de um pedacinho da lesão para identificar se existem células cancerígenas.
.
Caso sejam identificadas células tumorais, o médico pode ainda pedir uma tomografia computadorizada para avaliar o grau de desenvolvimento da doença e identificar se existem outros locais afetados, além da boca. Conheça os exames que identificam o câncer.
.
O que pode causar câncer de boca
O câncer de boca pode ser causado por algumas situações comuns como cigarro, que inclui o uso de cachimbo, charuto ou mesmo o ato de mascar fumo, porque a fumaça contém substâncias cancerígenas, como alcatrão, benzopirenos e aminas aromáticas. Além disso o aumento da temperatura na boca facilita uma agressão da mucosa oral, que a torna ainda mais exposta a estas substâncias.
.
O excesso de bebidas alcoólicas também está relacionado ao câncer bucal embora não se saiba exatamente qual mecanismo causador, sabe-se que o álcool facilita a entrada dos resíduos do etanol, como os aldeídos, pela mucosa da boca favorecendo as alterações celulares.
.
A exposição solar nos lábios, sem proteção apropriada, como batons ou bálsamos com fator de proteção solar, também é um dos fatores que influenciam o desenvolvimento do câncer nos lábios, que é muito comum no Brasil, e que afeta especialmente pessoas de pele clara, que trabalham expostas ao sol.
.
Além disso, a infecção pelo vírus HPV na região da boca também parece aumentar o risco de câncer bucal, e por isso para se proteger desse vírus é necessário o uso da camisinha até mesmo durante o sexo oral.
.
A má higiene bucal e o uso de prótese dentária mal adaptada também são fatores que facilitam o desenvolvimento de câncer na boca, mas em menor escala.
.
Como prevenir o câncer de boca
Para prevenir o câncer de boca é recomendado evitar todos os fatores de risco, e ter bons hábitos de higiene oral. Para isso é necessário:
- Escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia, com escova de dentes e creme dental com flúor;
- Comer alimentos saudáveis, como frutas, legumes e cereais, evitando comer carnes e alimentos processados diariamente;
- Usar camisinha em todas as relações sexuais, até mesmo no sexo oral, para evitar a contaminação com o HPV;
- Não fumar e não ficar muito exposto à fumaça do cigarro;
- Beber bebidas alcoólicas de forma moderada;
- Usar batom ou bálsamo labial com fator de proteção solar, principalmente se trabalhar exposto ao sol.
.
Além disso, é recomendado tratar precocemente qualquer alteração nos dentes, e seguir todas as orientações do dentista, sendo importante ainda não usar prótese dentária ou aparelho ortodôntico móvel de outra pessoa, porque eles podem causar áreas de maior pressão, que comprometem a mucosa oral, facilitando a entrada de substâncias nocivas.
.
Como é feito o tratamento
O tratamento para câncer de boca pode ser feito através de cirurgia para remover o tumor, radioterapia ou quimioterapia. A escolha do melhor tratamento é feito de acordo com a localização do tumor, gravidade e se o câncer já se espalhou ou não para outras partes do corpo. Saiba mais sobre como é feito o tratamento deste tipo de câncer.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte às empresas na implementação do PROJETO RH+, de forma a levar as Micro e Pequenas Empresas o desenvolvimento de suas equipes, a cultura e foco de inovação, e assim sustentabilidade ao processo organizacional, apoiando estratégias corporativas, cuidado com a vida (segurança e saúde), onde alcançaremos assim maior assertividade, maximizando o processo produtivo. Tudo isto para, em conjunto com os clientes, entregarmos soluções customizadas, com elevado padrão de qualidade. Entre em contato e agende uma reunião. Vamos falar sobre uma parceria que será um sucesso!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #SSO #prevenção #saude #cuidados #cancerdeboca #higienebucal #dentista #saudeocupacional
.