fbpx

ESOCIAL: COMO EVITAR ERROS DE CADASTRO NO EVENTO S-2210!

O eSocial vem deixando muitas dúvidas quanto à adequação ao que pede o sistema. Um dos questionamentos mais comuns é como evitar erros de cadastro no Evento S-2210.

Para responder essa pergunta, vamos compreender a missão do eSocial e o que pede esse evento em específico.

.

Entendendo o eSocial

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um projeto do governo federal, instituído pelo Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014.

.

O objetivo do eSocial é unificar as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa pelas empresas, independente do vínculo empregatício, porte da empresa ou natureza jurídica.

São princípios do eSocial:

  • Garantir e viabilizar o cumprimento dos direitos fundamentais trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores;
  • Racionalizar e simplificar o cumprimento de obrigações previstas na legislação pátria, relativa à cada matéria;
  • Eliminar a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas obrigadas;
  • Aprimorar a qualidade das informações referentes às relações de trabalho, previdenciárias e fiscais; e
  • Conferir tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte.

De acordo com o Manual de Orientações do eSocial:

.

Como evitar erros de cadastro no evento S-2210?

O evento S-2210 é utilizado para comunicar acidente de trabalho pelo declarante, ainda que não haja afastamento do trabalhador de suas atividades laborais. Estão obrigados o empregador, o OGMO, o sindicato de trabalhadores avulsos e os órgãos públicos em relação aos seus empregados e servidores vinculados ao RGPS. 

Vale ressaltar que no caso de servidores vinculados ao RPPS, o envio da informação não é obrigatório. Esses detalhes são essenciais para evitar erros de cadastro no evento S-2210.

.

 Qual é o prazo de envio no evento S-2210?

A comunicação do acidente de trabalho deve ser registrada até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato. 

.

O que compõe o evento S-2210?

Este evento compõe um dos quatro eventos relacionados a área de Saúde e Segurança do Trabalho embasado pela Norma Regulamentadora – NR 07, que estabelece as diretrizes e requisitos para o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO nas organizações.

.

Proteger e preservar a saúde dos empregados em relação aos riscos ocupacionais é o principal objetivo do evento, isso conforme avaliação de riscos previstos no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que a partir de 03 de janeiro de 2022 será substituído pelo Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR.

.

Na prática, este evento detalha as informações relativas ao monitoramento da saúde do trabalhador (avaliações clínicas), durante todo o vínculo laboral com o declarante, por trabalhador, bem como os exames complementares aos quais foi submetido, com respectivas datas e conclusões.

.

Não integram este evento as informações constantes em atestados médicos, nos casos de afastamento do trabalhador por doença ou acidente. A informação da avaliação ou do exame realizado é registrada por meio do código a ele atribuído na “Tabela 27 – Procedimentos Diagnósticos” do eSocial.

.

Como a tecnologia ajuda a evitar erros de cadastro no evento S-2210

O dataeSOCIAL é a plataforma da RSData que facilitará e garantirá segurança e qualidade das informações que serão geradas e enviadas ao programa do governo federal eSocial. 

Além de enviar as informações, você poderá receber e gerenciar todos os eventos do eSocial, analisando e validando cada informação, originando alertas referentes aos possíveis encargos (multas) que o envio destas informações poderá trazer para a empresa.

.

Software para eSocial ou Software de Gestão de SST com alertas e mensageria para eSocial?

O portal do eSocial aceita qualquer informação que for enviada a ele. A questão é a qualidade dessas informações que estão sendo enviadas. 

Por isso, o que importa não é apenas contratar um sistema de mensageria, e sim, ter certeza de que a gestão das informações seja feita com qualidade, para que o envio seja correto e evite problemas futuros.

.

Com o dataeSOCIAL você terá:

  • Status do envio de acordo com a conformidade;
  • Envio direto ao portal do eSocial ou por e-mail;
  • Nomeação de usuário responsável pela verificação dos dados antes de serem enviados ao portal;
  • Atualização automática de acordo com o padrão do eSocial;
  • Unifica o envio das informações.
  • Eventos de SST que o dataeSOCIAL contempla: S-2210 Comunicação de Acidente de Trabalho, S-2220 Monitoramento da saúde do trabalhador, S-2230 Afastamento Temporário, S-2240 Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco, S-3000 Exclusão de Evento.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Assessorar tecnicamente as Organizações no processo de Gerenciamento do ESOCIAL, que contribuirá de forma relevante com o processo de Gerenciamento em SST das Empresas! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, como sistematiza os processos de SST! ESTAMOS PRONTOS PARA ATENDÊ-LOS!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.b

.

#SEGVIDA #SST #SSO #esocial #eventos #monitoramento #cadastro #lançamento

.

Fonte: https://rsdata.com.br/esocial-como-evitar-erros-de-cadastro-no-evento-s-2210/