Apresentamos diversos indicadores de SST que são originados de desdobramentos do conhecimento do FAP. Esses indicadores podem ser gerados de forma manual e explicamos no artigo todos os procedimentos para que isso possa ser efetuado. A geração desses indicadores é uma prestação de serviço que a SIGOWeb oferece e que pode ser contratada isoladamente, ou seja, ela independe da adesão da Empresa ao “kit” de Gestão do FAP que a SIGOWeb disponibiliza (Metodologia, software, prestação de serviço).
.
Através dos indicadores se obtém um “Diagnostico”, cuja utilidade é fornecer uma massa crítica de conhecimentos para estimar a situação da empresa diante da concorrência, evolução do FAP e RAT Ajustado, custos e oportunidades de economia, índices evolutivos de benefícios por auxílios doença e acidentes, responsabilidades da Saúde e da Segurança em relação aos benefícios impactantes no FAP e resultados da contestação anual do FAP. FAP:
.
IMPORTÂNCIA DO SEU CONHECIMENTO E DESDOBRAMENTOS O informe do FAP é fonte de diversas informações que podem alertar sobre aspectos relacionados à custos sobre a folha de pagamento e de como o reduzir, e ainda de diversos dados que se constituem em conhecimentos estratégicas para adoção de medidas que visam reduzir o Fator. Conforme Eduardo Teixeira o FAP e seus desdobramentos é pouco adotado como indicador de SST (1). Os gráficos abaixo, extraídos da Dissertação de mestrado de Eduardo evidenciam esses achados.
.
FAP: INDICADORES DE SST Todas empresas buscam formas de cortar custos e de economizar e muitas utilizam indicadores de SST para reduzir a acidentalidade. A SIGOWeb desenvolveu uma metodologia de Gestão do FAP e dela resultou um software que media todos os processos necessários para a Gestão.
.
Do informe do FAP, e juntamente com outras ferramentas, a SIGOWeb oferece à Empresa diversos relatórios gerenciais – mostrados na sequência – e que são os desdobramentos do FAP e que fazem parte do denominado “Diagnóstico”. Para isso desenvolvemos funcionalidades para fornecer os indicadores listados abaixo, e que podem ser contratados junto à SIGOWeb apenas com a finalidade de “Diagnóstico”, sem que nessa contratação haja necessidade de aderir ao “kit” integral da Gestão do FAP: Metodologia, software, prestação de serviço.
.
Eis os indicadores: 1. Posicionamento da empresa diante de seu CNAE em termos de frequência, gravidade e custo (esses são os 3 parâmetros calculados para estimar o FAP): se pode saber qual a posição diante da concorrência.
.
2. Evolução do FAP e do RAT Ajustado.
.
3. Repercussão financeira do FAP para o ano de 2019: projeção de quanto irá recolhe pelo RAT Ajustado e de quanto poderia estar recolhendo com um FAP de 0,5.
.
4. Custo real dos Auxílios-doença por acidente de trabalho – B91 e dos Auxíliosacidente por acidente de trabalho – B94.
.
5. Índices de Auxílios-doença por acidente de trabalho – B91: evolução.
.
6. Índices de Auxílios-acidente por acidente de trabalho – B94: evolução.
.
7. Evolução de Auxílios-doença por acidente de trabalho – B91 e de Auxílios-acidente por acidente de trabalho – B94 originados pelas áreas da Saúde e da Segurança: se pode saber qual a área que requer implementação de suas atividades de controle, se a da Saúde ou da Segurança.
.
8. Resultados da contestação anual do FAP. Vamos analisar cada um e mostrar as fontes pelas quais se podem gerar os informes. 1. Posicionamento da empresa diante de seu CNAE em termos de frequência, gravidade e custo (esses são os 3 parâmetros calculados para estimar o FAP): se pode saber qual a posição diante da concorrência.
.
Vamos analisar cada um e mostrar as fontes pelas quais se podem gerar os informes.
.
1. Posicionamento da empresa diante de seu CNAE em termos de frequência, gravidade e custo (esses são os 3 parâmetros calculados para estimar o FAP): se pode saber qual a posição diante da concorrência.
.
2. Evolução do FAP e do RAT Ajustado.
.
No informe do FAP se consultam os valores do mesmo em cada ano. Se aparecer a imagem abaixo utilizar o valor do FAP Bloqueado. Também no informe aparece o CNAE da empresa.
O Decreto Nº 6.957, de 09.09 2009, no seu Anexo V mostra a RELAÇÃO DE ATIVIDADES PREPONDERANTES E CORRESPONDENTES GRAUS DE RISCO (CONFORME A CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS): http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6957.htm
.
Nela se pode consultar o RAT de cada CNAE. Como proceder: gerar uma planilha com os valores dos FAPs de cada ano e outra com o RAT Ajustado (esse é o resultado da multiplicação do FAP pelo RAT).
.
Os resultados das contestações aparecem nos informes do FAP e podem ser consultados. Por eles se pode observar eventual aceitação da argumentação da empresa utilizada para contestar o Fator, ou mesmo se nada foi acatado e detectar que expectativas sobre essa forma de poder reduzir o FAP podem se revelar como inócuas ou pouco expressivas.
.
A SEGVIDA ESTÁ PRONTA PARA ATENDER A TODAS AS EMPRESAS COM QUALIDADE, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONFIANÇA. Com EQUIPE ESPECIALIZADA, profissionais experientes, laboratório completo e uma competência de 25 anos, estamos prontos para a construção de uma cultura prevencionista e uma gestão assertiva, simplificada e direcionada a necessidade de cada Organização e seus processos, dando todo suporte técnico para a Gestão do FAP.
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #SSO #FAP #previdenciário #segurança #exercicio
.