fbpx

Já falamos aqui no blog sobre o calendário do eSocial e a necessidade de se estar atento para não perder nenhum prazo nem receber penalidades. Agora é hora dos grupos II e III ficarem ainda mais ligados às fases de adequação no sistema de informações.

.

Definindo os grupos 2 e 3 e a próxima etapa para eles

O Grupo 2 abrange as empresas caracterizadas como grandes empresas, com faturamento anual, no ano base de 2016, superior a 78 milhões de reais e que não são optantes pelo Simples Nacional.

.

O Grupo 3 abrange duas categorias diferentes: a dos empregadores pessoa física (exceto domésticos) e produtores rurais pessoas físicas; e a das pessoas jurídicas, isto é, os empregadores optantes pelo Simples Nacional e as entidades sem fins lucrativos.

.

Em 2018, 2019 e em outubro de 2021, essas entidades já cumpriram as 3 primeiras fases de alimentação do eSocial, cadastrando dados, enviando informações sobre os vínculos empregatícios, folha de pagamento, contribuições previdenciárias e recolhimento do FGTS. Na última fase, iniciada no dia 10 de janeiro de 2022, é a hora de essas empresas e empregadores enviarem os dados de SST – Saúde e Segurança no Trabalho.

.

Eventos contemplados nesta fase

Para todas as entidades dos grupos 2 e 3, esta etapa exigirá a entrega dos eventos S-2210 (Comunicação de Acidente de Trabalho), S-2220 (Monitoramento da Saúde do Colaborador) e S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos).

.

Por isso, é essencial que as empresas deste grupo verifiquem como anda o controle dos dados necessários para o preenchimento desses eventos, analisando se os documentos apresentam informações corretas e de acordo com a realidade da empresa, inclusive no tocante à folha de pagamento.

.

É nesta fase também que se cruzam e se verificam os dados do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), do LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho) e do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), que foi substituído, em agosto deste ano, pelo PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos. 

.

Quem é o responsável pelo preenchimento das informações?

O empregador é o responsável pelo preenchimento das informações de Saúde e Segurança do Trabalho no sistema. Para uma eficácia maior nesse repasse dos dados, contar com um profissional qualificado da área de SST é muito importante. Ele pode gerir as informações e revisar os dados com maior segurança e expertise.

.

Outras dúvidas frequentes

Saber se os eventos de SST alteram a folha de pagamento, se dá para preencher as informações sem os documentos LTCAT e PGR e qual a periodicidade do envio das informações estão entre as principais dúvidas de empresas e até de trabalhadores.

.

Os eventos SST não oneram a folha de pagamento, servem apenas para a fiscalização. Para preencher as informações, é essencial estar com os documentos atualizados, garantindo a correta implantação dos eventos. Também é fundamental fazer atualizações das informações prestadas sempre que houver qualquer mudança na empresa. A SEGVIDA POSSUI EQUIPE DE ESPECIALISTAS PARA ISTO! VEM PARA SEGVIDA. ESOCIAL É COISA SÉRIA! (31) 98979-6148 – WHATSAPP DO COMERCIAL.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Assessorar tecnicamente as Organizações no processo de Gerenciamento do ESOCIAL, que contribuirá de forma relevante com o processo de Gerenciamento em SST das Empresas! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, como sistematiza os processos de SST! CONTE COM A SEGVIDA PARA A GESTÃO DE SST EM SUA EMPRESA: (31) 98979-6148.

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #SSO #esocial #eventos #segurança #S-2240

.

Fonte:https://www.ocupacional.com.br/ocupacional/perspectivas-para-os-grupos-ii-e-iii-do-esocial/