As vibrações podem ser sentidas em todo o corpo quando o trabalho está relacionado à operação de tratores, máquinas de terraplanagem, máquinas industriais, caminhões, entre outros equipamentos de grande porte. Quando o trabalho envolve o uso de ferramentas manuais como furadeira, compactadores, peneiras vibratórias e motosserras, as vibrações afetam apenas regiões específicas, como mãos, ombros e braços.
.
As consequências da vibração no corpo acontecem a partir de quatro fatores: pontos de aplicação, frequência das oscilações, aceleração das oscilações e duração da ação. Ao contrário do que acontece no caso da exposição aos ruídos, ninguém pode sofrer com a exposição à vibração de forma passiva, já que é necessário o contato para que o processo aconteça. A vibração do equipamento junto com a vibração do corpo humano provoca ressonância, amplificando o tremor e causando os danos.
.
Quando exposto às vibrações por um curto período, o trabalhador pode apresentar dores musculares, dores abdominais, náuseas e até mesmo aumento dos batimentos cardíacos por conta do estresse geral. Pessoas que trabalham muito tempo nestes ambientes, por sua vez, podem ter o sistema nervoso danificado, além de problemas no coração, problemas na coluna e até impotência do aparelho reprodutor. Algumas pessoas passam a sofrer com a Doença de Raynaud, que prejudica a irrigação de sangue nas mãos por conta da obstrução de vasos e artérias, podendo até causar necrose dos dedos.
.
Como reduzir os riscos da vibração ocupacional
O primeiro passo é trazer técnicos de segurança do trabalho para que meçam as vibrações dos equipamentos e o respectivo impacto no corpo humano. A partir daí a empresa deve se adequar para minimizar os danos aos trabalhadores.
.
Uma das medidas que podem ser implementadas é o uso de ferramentas com controle de impacto e luvas anti-vibração. Também deve ser considerado um período adequado de repouso e massagens nos dedos e braços. As empresas devem dar o treinamento adequado aos funcionários, para que os equipamentos sejam utilizados de forma correta, minimizando os danos à saúde.
.
Além disso, recomenda-se que o trabalhador não utilize mais força do que a necessária para utilização do equipamento, evite contato direto com a pele, adote uma postura adequada, trafegue na velocidade indicada e faça manutenções periódicas nos equipamentos, reduzindo eventuais problemas que possam aumentar as vibrações.
.
A SEGVIDA ESTÁ PRONTA PARA ATENDER A TODAS AS EMPRESAS COM QUALIDADE, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONFIANÇA. Com EQUIPE ESPECIALIZADA, profissionais experientes, laboratório completo e uma competência de 25 anos, para a construção de uma cultura prevencionista e uma gestão assertiva, simplificada e direcionada a necessidade de cada Organização e seus processos. Conheça o processo de Gerenciamento de Risco desenvolvido pela SEGVIDA. Temos vários desafios a vencer juntos!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #NR15 #VIBRAÇÃO #SEGURANÇA #SST #SSO
.
Fonte: MÁRIO SOBRAL JUNIOR