Com o objetivo de proteger os trabalhadores e promover mais segurança e saúde no espaço laboral, diversas alterações aconteceram nas normas que regulamentam o setor. Em ano de 2020, aliás, mais adaptações foram feitas, desde mudanças nas NRs, fim do PPRA, início do PGR, chegada do GRO, entre outros pontos.
.
Uma das perguntas mais frequentes nas empresas é sobre o PGR e quais foram os quesitos alterados. Quer saber o que mudou no Programa de Gerenciamento de Riscos? Vamos falar sobre o assunto neste artigo.
.
Aproveite e siga a @rsdata nas redes sociais, além de acompanhar novidades sobre SST, você pode conferir temas importantes para tornar sua empresa mais segura e saudável.
.
O que é o PGR?
O PGR é um documento que define a política e as diretrizes de um sistema de gestão, com vista à prevenção de acidentes em instalações ou atividades potencialmente perigosas.
.
Seu objetivo é prover uma sistemática voltada para o estabelecimento de requisitos, contendo orientações gerais de gestão, com vistas à prevenção de acidentes.
(Aproveite e dê uma olhada nessa aula sobre PPRA, GRO, PGR: os Novos Conceitos e níveis de gestão e gerenciamento).
.
O que deve contemplar o PGR?
É interessante observar que mesmo sendo um PGR direcionado principalmente aos aspectos ambientais, ele deve contemplar muitos pontos semelhantes ao PGR da “Nova NR01”. Confira:
− Caracterizações do empreendimento e do entorno;
− Identificação de perigos;
− Revisão do Estudo de Análise de Risco ou da identificação de perigos;
− Procedimentos operacionais;
− Gerenciamento de modificações;
− Manutenção e garantia de integridade;
− Capacitação de recursos humanos;
− Investigação de incidentes e acidentes;
− Plano de Ação de Emergência (PAE);
− Auditoria do PGR.
.
Afinal, o que mudou no PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos?
É fundamental entender a diferença entre PPRA e GRO antes de falarmos sobre mudanças. Enquanto o primeiro gerencia os riscos ambientais, que dizem respeito apenas aos riscos físicos, químicos e biológicos, o segundo faz o gerenciamento de riscos ocupacionais, que incluem também riscos ergonômicos e de acidentes.
.
Do PPRA ao PGR, as mudanças visam melhorar as condições de implementação de programas de segurança, além de reduzir custos.
.
O PGR se torna, portanto, menos burocrático na sua implementação, com período de renovação mais longo se comparado a outros programas de segurança. Porém vale lembrar que ele não é um programa estático, ele é composto por ações diárias com objetivo de melhorar a gestão de SSO.
.
Ademais, a nova redação prevê que as organizações sejam responsáveis por suas ações, deixa de ser “o que fazer” e passa a ser “como fazer”, dando liberdade de gestão com autonomia em adotar as melhores práticas e metodologias para atender aos processos particulares de cada empresa. Outro ponto super importante e que deve ser ressaltado é que o PGR entra na era digital, isto é, as empresas podem ter uma gestão mais efetiva, com menos desperdício de papel, podendo usar meio eletrônico para gestão e apresentação da documentação de segurança e saúde do trabalho aos fiscais do Ministério do Trabalho.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Gerenciar os riscos com assertividade e uma cultura prevencionista em contínua evolução: mapeando e gerenciando os possíveis perigos de acidentes e de suas fontes, durante as operações das organizações, avaliar os riscos e integrar soluções em SSOMA aos processos operacionais, o que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #vida #sso #sst #tst #segurança #segurançadotrabalho #empresa #pgr #gro #ergonomia #eSocial #NR’s
.
Fonte: https://www.segvidamg.com.br/gerenciamento-de-risco-a-partir-03-01-2022-como-se-implementa-o-pgr/