fbpx

“Todo mundo quer ter uma vida equilibrada e feliz, mas como muitos, constantemente eu me perco em tantas atividades no dia a dia que preciso de um termômetro para avaliar o equilíbrio geral da minha própria vida. Uma ferramenta que me permita ter assertividade na vida pessoal e profissional avaliando de maneira visual onde estão os meus esforços e foco. Com a ‘roda da vida’ eu consigo ter uma visão clara das áreas em que preciso dar mais atenção de acordo com os meus objetivos.”

.

Como o nome já diz, o desenho da ferramenta é uma roda, um círculo, que é dividida em 4 quadrantes simbolizando as grandes áreas da vida sendo: qualidade de vida, pessoal, profissional e relacionamentos. Dentro de cada quadrante subdivide-se em 3 áreas, formando uma roda com doze segmentos no geral como no desenho abaixo. Nesse modelo incluímos: saúde e disposição, desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional, realização e propósito, recursos financeiros, contribuição social, família, desenvolvimento amoroso, vida social, criatividade e hobbies, plenitude (e felicidade) e espiritualidade. Existem outros modelos, mas acho este o mais completo.

.

Ferramenta muito usada em seções de coaching. Para facilitar seu uso, eu criei três templates, sendo 02 da Roda da Vida e um para a reflexão necessária, prontos para preencher.

.

Como preencher a roda da vida?

Essa ferramenta deve ser utilizada de tempos em tempos, você que determina a frequência. Aconselho usá-la sempre que for necessário tomar uma decisão importante que possa mudar o rumo dos seus objetivos. Mas eu uso semanalmente, até incluí um desenho da roda da vida a cada semana no Self planner Journal que criei e compartilhei com vocês, exatamente para você preencher todas as semanas e poder comparar e equilibrar melhor a vida.

.

Traçando círculos internos dividimos o diâmetro em 10 partes, onde você deve preencher um volume marcando uma escala de zero (no centro) a dez (na borda) de acordo com a atenção que você tem dado a cada segmento. Assim, cada segmento ganhará uma nota de 0 a 10 indicando o quanto tem sido prioridade em seu dia a dia.

.

Questione-se, ao preencher cada segmento, quanta atenção e esforço você empreende nas atividades específicas. Por exemplo: o tempo que você gasta com a família é proveitoso para você e para eles? Seus momentos de lazer e hobbies te dão prazer ou relaxam o suficiente? Já na área profissional, você tem satisfação em trabalhar no que você trabalha hoje ou ainda não é a realização e propósito que você almeja? E o quanto você contribui para a sociedade dentro da sua profissão? Você está com a saúde em dia? Sua capacidade de resiliência pode ser medida na área do equilíbrio emocional, enfim toda sua vida pode ser mensurada em um desenho gerando um panorama em que você pode se analisar. Então passe ao próximo passo, a reflexão.

.

Como eu, as pessoas extremamente intensas e passionais costumam cair de cabeça em jornadas profundas e complicadas. A busca pelo equilíbrio não se torna tarefa fácil quando o foco em algumas coisas faz abrir mão de outras. Ou quando não se tem foco, acho que é ainda mais difícil pontuar sua real condição. Para auxilio podemos fazer uma reflexão sobre a Roda da vida já preenchida. Essa ferramenta é um guia para a busca do equilíbrio pessoal e profissional, mas cuidado não vamos nos perder nos resultados. Paul J. Meyer inovou construindo esse método revolucionário que permite as pessoas identificarem suas adversidades e a partir daí saírem em busca de metas a serem atingidas, com mais assertividade.

.

É praticamente impossível ter todas as áreas “atendidas” diariamente. Somos humanos e o dia só tem 24 horas, vamos lembrar que o equilíbrio entre todas as áreas deve se tornar um hábito natural e saudável, não uma busca frenética por fazer tudo ao mesmo tempo de maneira insatisfatória. A qualidade de vida deve ser constante, mas não se sinta incapaz caso alguma área fique de lado, caso você tenha que mergulhar de cabeça em outra. Apenas tente balancear em algum momento, se dedicando ao que não pôde fazer antes.

.

Reflexão

Com o gráfico já pronto questione se o resultado te deixa feliz ou se precisa trabalhar em alguma área para desenvolver seus objetivos. Trace então um plano de atividades para conquistar um equilíbrio mais satisfatório no futuro. Faça um tracejado no desenho indicando o quanto precisa dar atenção às áreas específicas e inicie alguns questionamentos para o seu próprio autoconhecimento. Identifique as áreas com maior e menor pontuação e pergunte-se: “Nesse momento, o que é prioridade na minha vida me torna uma pessoa feliz? Ou, eu posso melhorar minhas competências? Em que posso ser uma pessoa melhor? O que posso fazer já, o que posso me programar? Então, a partir daí reveja suas prioridades na vida e o que você pode fazer traçando planos de ação realizáveis, escalonáveis e surpreenda-se com a sua capacidade de autoanálise e superação.

.

Dicas

Use a roda da vida como um termômetro e alerta, preencha cada área sem superficialidades, seja sincero consigo mesmo.

.

Particularmente eu uso um quadro semanal para minhas atividades diárias, e coloco nele alguns postits coloridos com as anotações das tarefas. Uso quatro cores, uma para cada grande área da vida. Desta forma, ao planejar minha semana, o que faço todos os domingos, visualmente tenho um panorama de cores onde posso equilibrar minha rotina diária. Julgo o equilíbrio semanal, até porque o dia só tem 24 horas e não dá para colocar todas as áreas da vida equilibradas em um único dia. E claro, uso o Self Planner Journal, que depois de analisadas as minhas metas, eu anoto cada atividade na agenda para monitorar meu desempenho.

.

Todos temos sonhos e desejos enormes a realizar. Então, ao se planejar e determinar seus objetivos, seja bem específico detalhando suas metas. Seja o mais objetivo possível, pense no que quer, em quanto tempo, qual a quantidade ou o tamanho, forma e intensidade. Crie metas escalonáveis para realizar um sonho maior. Tonny Robins, um famoso coaching, no livro Desperte o seu gigante interior, fala que se queremos assumir o controle de nossa vida, devemos aprender a “fazer propaganda” em nossa mente… vinculando a dor ao comportamento que queremos suspender, e o prazer ao novo comportamento que se deseja. Por meio da repetição e intensidade emocional, você pode condicionar esses comportamentos em seu íntimo, até que se tornem automáticos.

.

Crie metas escalonáveis. Dificilmente as coisas caem do céu. Sonhe alto, mas acredite, você vai precisar planejar e agir subindo degrau por degrau, um de cada vez. É legal

fazer uma timeline, ou seja, uma linha do tempo em que você cria tarefas para conquistar aos poucos seus objetivos.

.

Eventualmente, ao perceber o quão desequilibrado o meu diagrama fica, agora presto mais atenção às áreas em que preciso desenvolver. Me forço a dar espaço ao que eu não estava valorizando. E constantemente me reavalio. Entendi que tudo tem seu peso, importância e momento. Gerenciando meu tempo, as 24 horas do dia deixaram de ser insuficientes, mesmo tendo tanta coisa para fazer.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte às empresas na implementação do PROJETO RH+, de forma a levar as Micro e Pequenas Empresas o desenvolvimento de suas equipes, a cultura e foco de inovação, e assim sustentabilidade ao processo organizacional, apoiando estratégias corporativas, cuidado com a vida (segurança e saúde), onde alcançaremos assim maior assertividade, maximizando o processo produtivo e gerando qualidade de vida! Tudo isto para, em conjunto com os clientes, entregarmos soluções customizadas, com elevado padrão de qualidade. Entre em contato e agende uma reunião. Vamos falar sobre uma parceria que será um sucesso!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #RH #rodadavida #SSO #gestão #gestaopessoas #equipe #sustentabilidade

.

Fonte: https://www.ellenromanelli.com/post/para-que-serve-a-roda-da-vida