O uso do EPI correto leva em conta o ambiente de trabalho, pois cada um obedece a determinadas finalidades de proteção. Primeiramente, recomenda-se que o uso do EPI correto seja respeitado na mesma intensidade em que o seu uso é obrigatório.
.
Avental ou Roupa de Proteção
O avental ou roupa de proteção é o EPI correto para o manuseio de substâncias químicas, de preferência em modelos de manga comprida, que cubram até os joelhos e possuam fechamento em velcro. Recomenda-se que não tenham bolsos ou qualquer espécie de apêndice, até porque, o ideal é que ele seja usado sempre fechado.
.
Luvas
A eficiência das luvas se mede de acordo com suas características físicas: capacidade de permeação – ou seja, intensidade e velocidade com que a luva impeça que um produto químico possa penetrá-la – e tempo de resistência entre o primeiro contato do lado externo até seu interior.
.
A escolha do material é fundamental e pode tornar seu EPI inútil de acordo com o uso. Por exemplo, a luva de látex descartável é o EPI correto para ácidos e bases diluídas, mas permeáveis a quase todos os outros produtos químicos.
.
É fundamental que as luvas sejam supervisionadas antes e depois de cada uso, em busca de sinais de deterioração, orifícios, ressecamento ou descoloração, entre outros fatores. Igualmente importante é lavar as mãos antes e após a utilização.
.
Proteção Facial e Ocular
Ambientes de armazenamento de substâncias químicas onde há possibilidade de respingos precisam obrigatoriamente fornecer EPI de proteção facial e/ou ocular aos funcionários e visitantes.
.
Um par de óculos ou protetor facial é o EPI correto se for resistente aos produtos manuseados, não limitar o campo de visão ou distorcer imagens. Também precisa ser confortável ao uso e de fácil limpeza.
.
No caso de produtos químicos perigosos ou corrosivos, devem ser usados óculos de segurança com vedação.
.
Proteção Respiratória
O uso desse EPI é recomendado caso não existam medidas de proteção coletiva, seja pela impossibilidade de implantá-las ou por serem insuficientes.
Ainda assim, o ideal é que o uso de respiradores seja esporádico, em caso de acidentes, operações de limpeza e salvamento ou caso o ambiente não possua sistemas exaustores. Nunca são recomendados para operações rotineiras.
.
O cuidado na utilização do EPI correto é uma medida simples no dia a dia que pode salvar muitas vidas e evitar acidentes. Portanto, fique de olho nessas dicas e não se esqueça da importância da limpeza, armazenamento correto e conservação para garantir também a longevidade do seu EPI.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria gratuita sobre este importante trabalho. Nosso foco? Proteger o trabalhador dos possíveis riscos que afetam a sua segurança e a sua saúde no trabalho, evitando ou atenuando a gravidade das possíveis lesões durante o trabalho, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #SSO #NR06 #EPI #importância #segurança
.
Fonte: https://falandodeprotecao.com.br/blog/2019/10/16/a-importancia-do-epi-correto/