fbpx

Para atender determinados critérios específicos, existem diferentes maneiras e tipos de se fazer inspeção de segurança. ‘Quem faz? Como? Quando? ‘Se essas são suas dúvidas, vamos esclarecê-las em detalhes! (…)”

.

As atividades desenvolvidas nos diversos setores de uma empresa formam um conjunto dinâmico, onde tudo acontece simultaneamente, exigindo tomadas de decisão rápidas.

As ações de Segurança do Trabalho, de caráter prevencionista, devem estar preparadas para todos esses cenários analisados previamente.

.

Uma das ferramentas que contribui para as verificações ocupacionais é a inspeção de segurança.

.

A importância das inspeções para a empresa e para o colaborador

  • Suporte para os programas de gestão de SST
  • Controle e avaliação dos locais de trabalho
  • Identificação de riscos
  • Prevenção de acidentes e incidentes

.

Os itens acima são exemplos da importância que uma inspeção de segurança representa para uma empresa e seus colaboradores como resultado das medidas de prevenção da equipe de Segurança do Trabalho.

.

A alta gerência das empresas deve entender que os investimentos dedicados nas inspeções repercutem positivamente nos indicadores financeiros e ocupacionais.

.

Prevenir acidentes para as empresas significa menos gasto com encargos sociais, com ações trabalhistas e com despesas médico-hospitalares.

.

No cenário ocupacional, além de garantir a integridade física de seus funcionários, prevenir acidentes para as empresas representa que as medidas de segurança são exercidas de maneira correta.

.

Já o colaborador deve compreender que ele é parte fundamental no processo de inspeção. Ele deve contribuir com suas percepções sobre o local de trabalho que atua e assumir posição ativa no cotidiano laboral – vamos falar mais disso ao fim deste post.

.

Tipos de inspeção de segurança

É de se esperar que tamanha diversidade dentro de uma empresa (vários setores) exija análises de riscos diferentes, isto é, o estudo preliminar que se obtém por meio de vistorias para a casa de máquinas não é o mesmo para o almoxarifado da empresa, por exemplo.

.

Assim, para atender determinados critérios específicos, existem diferentes maneiras e tipos de se fazer inspeção de segurança.

.

Quem faz? Como? Quando?

Se essas são suas dúvidas, vamos esclarecê-las em detalhes!

1. Inspeção de segurança geral

O próprio nome sugere que esse tipo de inspeção deve ocorrer em toda a empresa.

Participam dessa inspeção a equipe da Segurança do Trabalho por meio dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e os membros da CIPA.

.

Como tende a ser uma inspeção demorada na sua realização por vistoriar toda uma empresa, a regularidade é menor. Por isso, deve-se aproveitar ao máximo essa oportunidade para apresentar alternativas de mudança em processos, layouts do espaço de trabalho e outras situações que venham trazer benefícios aos colaboradores quanto à segurança ocupacional.

.

2. Inspeção de segurança parcial

A inspeção parcial é mais específica que a anterior, já que busca vistoriar casos isolados: setores ou processos determinados.

Entende-se por setores as diversas partes de uma empresa como galpões, refeitórios, caldeiraria, administração, etc. Já os processos são as formas como algumas atividades podem ser desenvolvidas.

.

Esse tipo de inspeção pode ser movido por alguma ocasião; talvez cenários em que já houve algum acidente ou doenças do trabalho.

.

EXEMPLO 1: vistoria em todos os ambientes que utilizam ar condicionado para conforto do ambiente ou para determinado processo de refrigeração.

POSSÍVEL JUSTIFICATIVA: análise de PPRA demonstrou incidência de problemas respiratórios em diversas pessoas que utilizam o ar condicionado durante todo o dia. Saber da manutenção e higienização dos aparelhos pode motivar essa vistoria parcial.

.

EXEMPLO 2: vistoriar todos os ambientes que utilizam empilhadeiras.

POSSÍVEL JUSTIFICATIVA: um funcionário foi atropelado por uma empilhadeira. Verificar as condições de trabalho do condutor (treinamento e psicológico), do veículo (manutenção) e do ambiente (sinalização e ruídos) é a motivação para esse caso de vistoria parcial.

.

3. Inspeção de segurança periódica

Esse tipo de inspeção é tão importante que é recomendada/exigida em normas de Segurança do Trabalho como as Normas Regulamentadoras e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

.

A inspeção periódica deve acontecer em equipamentos industriais, como é o caso dos extintores de incêndio, vasos de pressão, caldeiras e tantos outros, com a periodicidade determinada na legislação vigente.

.

São realizadas por equipes específicas que atuam com esses equipamentos, geralmente inspetores e técnicos industriais e mecânicos, sob responsabilidade dos Engenheiros.

.

Nessas vistorias objetiva-se inspecionar a integridade dos equipamentos – tanto por fora, quanto por dentro, se possível – seu funcionamento, seus acessórios e demais instrumentos.

A inspeção de segurança periódica ocorre por conta do desgaste sofrido em função do trabalho severo desses equipamentos ou exposição a condições atmosféricas adversas em plataformas marítimas ou industriais de diversos setores.

.

4. Inspeção de segurança eventual

Tipo de inspeção semelhante à de caráter parcial, com objetivos específicos determinados.

É realizada pela equipe da Segurança do Trabalho, de acordo com os SESMT, e na sua ausência, pode contar com os membros da CIPA.

.

As principais características desse tipo de inspeção de segurança é que ocorre sem data determinada e não possui caráter de emergência. Daí o nome “eventual”.

É interessante observar que essas inspeções são relativamente importantes para não deixar que as medidas da Segurança do Trabalho deixem de ser priorizadas por questões de negligência.

.

Vistorias incertas no ambiente de trabalho tendem a apresentar à equipe de Segurança como as atividades são executadas na possibilidade de não haver nenhum integrante dos SESMT por perto.

.

5. Inspeção de segurança oficial

Mais conhecida pelo nome de auditoria externa, é realizada por agentes de órgãos fiscalizadores como o Ministério do Trabalho e Emprego, Vigilância Sanitária, Marinha, Corpo de Bombeiros, órgãos ambientais, sindicatos, entre outros.

.

Podem ocorrer em diversas situações como, por exemplo, quando uma empresa muda suas instalações para outro lugar, quando uma empresa busca alguma certificação ambiental ou de qualidade (normas ISO) ou mesmo quando sofre denúncia perante a vigilância sanitária ou sobre condições de trabalho.

.

Cada órgão possui uma diretriz a seguir e não há como padronizar de que maneira serão realizadas essas inspeções, mas é muito importante que a empresa mantenha suas documentações de Segurança do Trabalho atualizadas, como análises de riscos, programas de gestão de SST, procedimentos de emergência, etc.

.

Os auditores buscam saber como as determinações da empresa chegam aos demais empregados, assim, é comum quererem conversar com alguns funcionários.

Percebe como a cultura da segurança deve fazer parte da empresa? E como os colaboradores podem ser multiplicadores desse ideal?

.

6. Inspeção de segurança especial

É o tipo de inspeção mais detalhada e crítica de se realizar, pois busca utilizar métodos técnicos para verificar diversas questões ambientais num ambiente de trabalho.

.

Geralmente realizada por equipe específica dos SESMT, sobretudo Engenheiros de Segurança e Médicos do Trabalho, é muito interessante a participação dos membros da CIPA para posterior disseminação dos resultados para os demais trabalhadores.

.

Na inspeção de segurança especial são realizadas avaliações quantitativas quanto à medição de ruídos, quantidade de partículas tóxicas no ar, níveis de iluminamento, etc. com uso de aparelhagem que permite detectar determinados agentes ambientais.

.

Como necessita de métodos bem específicos de avaliação, é um tipo de inspeção que ocorre em situações extraordinárias, entendidas assim, como aquelas ocasiões em que um problema exige a elaboração de soluções por meio de estudos detalhados no ambiente de trabalho para posterior confecção de planos de gestão como PPR, PCA, PPRA e PCMSO, por exemplo.

.

7. Inspeção de segurança de rotina

No universo da Segurança do Trabalho, é comumente chamada de boa prática toda ação positiva de iniciativa do trabalhador. A inspeção de segurança de rotina é um ótimo exemplo disso.

.

Nessa inspeção, qualquer colaborador da empresa pode atuar de forma a contribuir com sua segurança e de seus companheiros de equipe.

.

Essa inspeção é diária e deve ser observada logo nos primeiros momentos antes de iniciar suas atividades. Também é interessante encerrar o expediente dando uma última conferida no seu local de trabalho.

.

Quer exemplos?

EXEMPLO: se você trabalha em algum escritório, certifique-se de retirar da tomada os aparelhos elétricos ao fim do dia trabalhado.

EXEMPLO: antes de operar algum maquinário rotativo e com partes móveis, verifique se as alavancas de velocidade estão direcionadas em ponto neutro.

EXEMPLO: notou piso escorregadio e/ou molhado sem nenhuma sinalização? Identifique o local com placa ou isole a área, impedindo o acesso direto de outras pessoas.

.

No dia a dia, você vai perceber que a inspeção de rotina ocorre frequentemente para evitar as situações mais prováveis de acidentes. Nos exemplos acima, nos referimos ao risco de choque elétrico ou descarga elétrica e riscos de acidente por equipamento sem proteção e limpeza inadequada.

.

A rotina da Segurança do Trabalho no cotidiano laboral vai permitir a identificação de riscos com mais facilidade, tornando essa inspeção diária em algo natural a se fazer no ambiente de trabalho.

.

Em resumo

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Prevenir acidentes no gerenciamento adequado de acidentes, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional em seu sistema de Gestão em SST! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #inspeção #segurança #CIPA #preventiva #produtividade

.

Fonte: https://blog.emapx.com/inspecao-de-seguranca/