Já sabemos que o ambiente laboral deve ser seguro e saudável para que os empregados desenvolvam suas atividades, tanto individuais como coletivamente.
A NR-07 é justamente a norma que trata do programa de controle médico de saúde ocupacional, mais conhecido como PCMSO.
.
Depois de algumas alterações, novos parâmetros da nova NR-7 para 2022 foram estabelecidos. É sobre isso que o nosso artigo irá abordar hoje.
.
Novos parâmetros da nova NR-7 para 2022
Entre as transformações, estão a necessidade de detectar precocemente as exposições excessivas e os agravos à saúde; de subsidiar procedimentos epidemiológicos, para afastamento de situações de risco, para encaminhamento à Previdência; e não ser utilizado para seleção de pessoal.
.
Com a alteração da Portaria SEPRT nº 6.734, de 09 de março de 2020, a NR 7 teve o quadro I alterado, que trata dos parâmetros para monitorização biológica e exposição de agentes químicos.
.
Exames complementares podem ser solicitados, se relacionado ao risco e justificado pelo médico responsável pelo PCMSO, além dos já previstos nas normas.
A alteração também implica que as exposições excessivas à saúde devem ser detectadas precocemente, além de subsidiar procedimentos epidemiológicos para afastamento de situações de risco.
.
No exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada em até 10 (dez) dias contados a partir do término do contrato, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:
.
– 135 dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR-4;
– 90 dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR-4.
.
RELATÓRIO ANALÍTICO DO PCMSO
A nova Norma Regulamentadora 7 (NR7) traz mudanças no relatório das ações do Programa Médico de Saúde Ocupacional. Além das informações já solicitadas no antigo Relatório Anual, o novo relatório deverá trazer informações de acompanhamento das doenças e acidentes ocupacionais das organizações. O item 7.6.2 da nova NR 7 descreve os itens mínimos que deverão ser contemplados no relatório analítico, com periodicidade anual.
.
Mantendo informações do antigo relatório anual, o relatório analítico deve conter:
- Número de exames clínicos realizados;
- Número e tipos de exames complementares realizados;
- Estatística de resultados anormais dos exames complementares, categorizados por tipo do exame e por unidade operacional, setor ou função.
.
As novidades do relatório analítico são:
- Incidência e prevalência de doenças relacionadas ao trabalho, categorizadas por unidade operacional, setor ou função;
- Informações sobre o número, tipo de eventos e doenças informadas nas CATs, emitidas pela organização, referentes a seus empregados;
- Análise comparativa em relação ao relatório anterior e discussão sobre as variações nos resultados.
.
Gestão de SST: como o dataSEESMT pode ajudar no crescimento da sua empresa?
O dataSEESMT, software de gestão SST e SSO, foi desenvolvido sob o acompanhamento de profissionais especialistas em Segurança e Saúde do Trabalho.
.
Por isso, possui como a sua principal característica a facilidade no lançamento das informações voltadas à SST, permitindo uma gestão eficaz na emissão, controle e vencimento de documentos, programas e laudos tais como PCMSO, PCMAT, PGR, PCA, LTCAT e PPP, ASO e exames.
.
Legislação automática e interface amigável
O software possui atualização automática da Legislação Trabalhista, Previdenciária e Internacional, o que evita erros comuns diante de tantos artigos e exigências. Além disso, o dataSEESMT emite alertas de gestão que otimizam o fluxo de trabalho. Com interface amigável, a plataforma online é intuitiva e de fácil compreensão para qualquer usuário.
.
Integração com softwares ERP
Ademais, a plataforma proporciona integração com softwares ERP, de folha de pagamento, RH, contabilidade, almoxarifado, sempre compartilhando informações em tempo real. A agilidade e organização que esse sistema oferece também é um dos pilares de crescimento do negócio.
.
Personalização e sustentabilidade
A ferramenta também permite a personalização de documentos de SST, de PPRA, PCMSO, Anamneses, Checklists, Ordem de Serviço e outros. Com a digitalização dos processos e arquivos, é possível impulsionar a economia para a empresa, visto que a diminuição do uso de papel e a otimização de espaços físicos acontecem organicamente.
.
Gestão de Indicadores
Como o software tem integração de dados do sistema, os registros obtidos são facilmente transformados em gráficos que tornam a interpretação do usuário não somente estratégica, como mais assertiva.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Garantir a preservação da saúde dos empregados, em função dos riscos existentes no ambiente de trabalho e de doenças profissionais, fazer com que este processo contribua de forma relevante com o aumento da produtividade, maximização de resultados e sustentabilidade empresarial! Saber o que fazer, como fazer e crescer com equilíbrio e em um seguro e saudável
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #NR07 #SST #SSO #PCMSO #PGR #ASO #gestaosaude
.
Fonte:https://www.rsdata.com.br/quais-sao-os-novos-parametros-da-nova-nr-7-para-2022/