fbpx

Percepção de risco e comportamento seguro

A percepção de risco deve ser trabalhada no ambiente de trabalho com o objetivo de prevenir evitar possíveis acidentes.

.

A segurança no trabalho é algo essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Diversos fatores podem gerar acidentes de trabalho, como instalações mal higienizadas, falta de equipamentos de proteção adequados, falta de conhecimento por parte do trabalhador, entre outros.

.

E a percepção destes riscos é algo fundamental para manter a segurança dos funcionários no local de trabalho. O treinamento dos funcionários é o que deve ser feito para que a percepção de riscos no ambiente possa acontecer de maneira natural.

.

Através da educação para a segurança, a percepção de riscos é desenvolvida e aprimorada nos trabalhadores e gestores, ampliando a segurança de trabalho no local e melhorando o desempenho de toda a equipe. Ela atua na causa dos acontecimentos, ou seja, o porquê de um acidente acontecer. As consequências do ocorrido são retratadas pela percepção de riscos e a educação de segurança no trabalho.

.

Fatores de risco

Os fatores que podem piorar o estado de atenção do trabalhador e, por consequência, diminuir a segurança no local de trabalho são a desatenção, descumprimento de um procedimento de segurança ou importante para o processo, falta de cuidado, soluções práticas e inseguras para eventuais problemas e principalmente a retirada de equipamentos de proteção em locais proibidos.

.

Estes fatores podem ser evitados com educação de segurança trabalhista. Ensinar um funcionário que a sua luva de segurança ao manipular materiais nocivos pode assegurar que ele tenha outras chances de andar de mãos dadas com seus filhos ao passear no parque, por exemplo, garante com que o valor de segurança oferecido pelos equipamentos de segurança seja maior do que o conforto momentâneo ao retirar a luva ou qualquer outro item de segurança ao realizar tarefas inseguras.

.

A obrigação de educar os funcionários para este tipo de situação é da empresa, e o líder é fundamental para que estes valores sejam assimilados. Ele deve ser o exemplo para seus funcionários, sempre respeitando as normas de proteção.

.

A autoconfiança é um fator importante para os empregados, pois garante com que façam o trabalho seguros de si mesmo, mas também pode ser a causa de acidentes, pois pessoas muito seguras de si tendem a realizar tarefas com menos proteção, já que aparentemente são tão experientes que não precisam dos equipamentos. É dever do líder e da empresa mudar este pensamento.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Prevenir acidentes no gerenciamento adequado de acidentes, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional em seu sistema de Gestão em SST! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SSO #SST #percepção #cuidados #segurança

.

Fonte: https://www.conceitozen.com.br/o-que-e-percepcao-de-risco.html