Ambientes com cobrança excessiva por parte dos gestores e excessivamente competitivos, pressão, rotinas exaustivas, extensas, entre outros. Em ambientes assim é possível notar que as pessoas ficam cada vez mais ansiosas, pois se deparam diariamente com metas, projetos, prazos, e na maioria das vezes as exigências ultrapassam a capacidade dos colaboradores. E dentre as pressões destaca-se a dos próprios colaboradores, que se veem obrigados a trabalhar e fazer tarefas que não gostam por conta da necessidade financeira, considerando que o trabalho é a principal fonte de renda, permitindo que pessoas se alimentem, paguem contas e mantenham suas famílias. Porém, é importante considerarmos que algumas pessoas já carregam fatores genéticos que contribuem para o desenvolvimento de quadros depressivos. Nesses casos, o trabalho pode ser o gatilho que aciona essa doença.
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COMO A DEPRESSÃO SE DESENVOLVE DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES?
Muito se fala em técnicas de prevenção à depressão e estresse no ambiente de trabalho, porém, antes de tudo é necessário destacar que a depressão não está relacionada com tristeza passageira ou com meros aborrecimentos da vida de um indivíduo. A depressão é um estado psicológico de alteração de humor na qual a pessoa afetada passa a reagir de diferentes maneiras em relação ao que é considerado o seu estado normal.
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O trabalho de identificar colaboradores com depressão deve partir da empresa, através do RH, pois muitos preferem esconder o que estão sentindo por medo de julgamentos, como dizer que a pessoa está com “preguiça” ou “frescura”.
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Na maioria das vezes a falta de interesse pelo estado emocional de um colaborador faz com que ele desenvolva ou agrave quadros de depressão. Em algumas situações, a soma de problemas no trabalho e problemas pessoais causam um turbilhão de informações e pensamentos negativos na mente, de forma que fiquem processando repetidamente esses pensamentos até entrar em um estado de exaustão mental.Tudo isso poderia ser amenizado ou resolvido com diálogo e escuta ativa feita por profissionais da saúde mental nas empresas, a depressão vem acompanhada de sensações de solidão e desamparo, são intensas nessas situações. Tudo isso ocasiona o isolamento social e a falta de concentração no ambiente de trabalho, fazendo com que o indivíduo passe a ter muitas dificuldades em realizar aquilo que normalmente realizava antes.
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TRÊS TIPOS DE AMBIENTES COMUNS EM ORGANIZAÇÕES
Sabe-se que o ambiente é fator determinante para a saúde mental ou a falta dela em uma organização. A seguir temos três tipos de ambientes que influenciam diretamente na vida dos colaboradores:
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Ambientes negativos: Empresas onde gestores não conseguem lidar com colaboradores geralmente criam ambientes inseguros e com insatisfação diária. Em lugares assim, funcionários começam aos poucos a se desinteressar por suas atividades e passam a não querer assumir responsabilidades por medo dos resultados. Em casos como esse, o sentimento que ocorre é de que nada vai dar certo e o medo começa a tomar conta, afetando diretamente o humor dos colaboradores que aos poucos podem apresentar sintomas depressivos.
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Ambientes neutros: Nesses ambientes podemos observar pessoas apáticas e que cada vez menos se importam com as coisas que acontecem, fazendo apenas suas obrigações buscando não se envolver demais, tanto com o trabalho quanto com os outros. Ambientes neutros geralmente são reflexo de gestores que não estimulam suas equipes a conquistar resultados mostrando a importância desse processo, além de que não tecem nenhum tipo de elogio quando a equipe apresenta resultados, e isso em qualquer organização é desanimador. Em ambientes assim, o que geralmente ocorre são pessoas trabalhando de forma automatizada sem preocupação ou envolvimento com suas funções.
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Ambientes positivos: Por outro lado, nesses ambientes os empregados cumprem suas tarefas com prazer e buscam cada vez mais colaborar para o desenvolvimento da empresa. São pessoas gentis e que oferecem o seu melhor. Produtividade, inspiração e criatividade são resultados de ambientes positivos.
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Identificar qual o tipo de ambiente prevalece em uma organização é fundamental para que sejam feitas adequações necessárias visando oferecer saúde mental e obter rendimento por parte dos colaboradores. Em ambientes negativos, o baixo rendimento e desinteresse afeta não só funcionários como também os resultados que uma empresa pode ter. E financeiramente falando, resultados negativos podem, a curto e médio prazo, ser catastróficos para uma organização.
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ENTÃO COMO EVITAR A DEPRESSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO?
Considerando que alguns hábitos no ambiente de trabalho são prejudiciais e nem todo colaborador percebe a maneira que está agindo e quanto isso influencia no aparecimento de uma depressão, veremos a seguir dez dicas para evitar a depressão no ambiente de trabalho e viver com mais qualidade.
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- Sua carreira é importante, mas pense também na sua mente, corpo e no seu futuro. Não vale a pena arriscar tudo por ganho pessoal. A maioria das coisas que você faz dependem do seu bem-estar.
- Procure quando possível se afastar do ambiente de trabalho e mude o foco para aquilo que te faz bem. O descanso mental ajuda a mente a organizar novas ideias.
- Cuidado com os padrões que você cria para você mesmo. Quando nos cobramos ou somos perfeccionistas demais acabamos nos frustrando quando não atingimos esse patamar. Por isso é importante ter muito claro em mente o que somos capazes e o que não somos capazes de fazer.
- Sempre veja adiante: saiba como você age quando tem depressão pra que antecipe uma recaída. Buscar nos organizar diariamente é importante para que em casos de recaída os sintomas sejam brandos e não tragam sofrimento.
- É importante dividir grandes tarefas em pequenas subtarefas, assim você ganha tempo e consegue focar em uma coisa de cada vez. Se seu trabalho for muito intenso procure um tempo para ter uma pausa.
- Não se esqueça de praticar atividades físicas porque elas liberam endorfina no corpo, ajudando a melhorar o humor, estresse, e também acabar com a ansiedade.
- Dormir bem é outro fator importante. Geralmente com o trabalho exaustivo as noites de sono são prejudicadas. Adaptar a rotina é fundamental nesses casos.
- Alimente-se bem para que tudo no seu organismo funcione da melhor forma.
- Busque estar em contato com pessoas que você gosta. Amigos, família e grupos de terapia para depressão sempre ajudam.
- Seguir um passo a passo voltado pra ajudar quem sofre com depressão é encontrar uma luz no fim do túnel e se livrar dos sentimentos negativos.
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Essas dicas são muito importantes, pois ajudam a evitar e combater a depressão no ambiente de trabalho. Porém, em alguns casos é necessário buscar auxílio profissional de um psiquiatra, que irá analisar a necessidade do uso de medicação antidepressiva, e também de psicoterapia, para identificar hábitos nocivos na rotina diária e alcançar um equilíbrio para exercer as funções de forma saudável e prazerosa.
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Fonte: https://blogdaqualidade.com.br/como-a-depressao-afeta-seu-trabalho/