fbpx

O objetivo deste processo é definir como será feita a gestão dos equipamentos de proteção individual (EPI) na empresa, conforme a Norma Regulamentadora (NR) 06. São considerados equipamentos de proteção individual quaisquer meios ou dispositivos destinados a utilização por um trabalhador contra possíveis riscos à saúde ou segurança, enquanto desempenha suas atividades. Como exemplos, podem ser citados capacetes, máscaras, luvas, aventais e abafadores de ruído.

.

O uso destes só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes ou doenças do trabalho.

.

O EPI deve ser entregue para o empregado sem nenhum ônus conforme sua atividade, devendo ser o correto, em perfeitas condições de uso e com a Certificação de Aprovação (CA), que é obrigatória no Brasil. O funcionário deve receber orientações e treinamento a respeito de cada equipamento recebido, para que seu uso seja eficiente e alcance o resultado esperado.

.

No sistema, os EPIs que devem ser utilizados pelos empregados são identificados individualmente (colaborador), ou por atividade e Grupo Homogêneo de Exposição (GHE).

.

O Segurança faz a distribuição dos equipamentos de forma individual ou coletiva, e dispõe de dois mecanismos para autenticação da entrega: impressa (impressão dos comprovantes de entrega e coleta de assinatura) ou eletrônica (por biometria ou senha).

.

O módulo controla também os CAs e os treinamentos dos colaboradores para uso dos equipamentos. Para utilizar a biometria, consulte a documentação do Gestão de Pessoas | HCM para confirmar os modelos de leitoras biométricas compatíveis com a distribuição de EPIs do sistema.

.

Fluxo do Processo

Caixa de texto: Gestão do PGR
https://documentacao.senior.com.br/gestao-de-pessoas-hcm/6.2.35/resources/images/manual-processos/mapas-fluxos/qualidade-de-vida/fluxo-gestao-epi.png

O que você pode fazer:

  • Configurar distribuição de EPIs
  • Cadastrar EPIs
  • Distribuir EPIs
  • Fazer manutenção do estoque
  • Gerar comprovantes de entrega
  • Emitir relatórios

.

Fonte: https://documentacao.senior.com.br/gestao-de-pessoas-hcm/6.2.35/manual-processos/qualidade-de-vida/seguranca-do-trabalho/epi.htm – Os textos deste post foram compartilhados do Site do SENIOR, cabendo a estes os direitos autorais

.

A SEGVIDA ESTÁ PRONTA PARA ATENDER A TODAS AS EMPRESAS COM QUALIDADE, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONFIANÇA. Com EQUIPE ESPECIALIZADA, profissionais experientes, laboratório completo e uma competência de 25 anos, para a construção de uma cultura prevencionista e uma gestão assertiva, simplificada e direcionada a necessidade de cada Organização e seus processos. Conheça o processo de Gerenciamento de Risco desenvolvido pela SEGVIDA. Temos vários desafios a vencer juntos!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #SSO #qualidadedevida #segurança #trabalho