NORMAS REGULAMENTADORAS (NRs) EM NOVO CENÁRIO.
Vencidos quatro meses desde o início de vigência de várias NRs seria de imaginarmos que profissionais inseridos no contexto de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de Trabalho dominassem as mesmas.
.
No entanto, neste momento, fica a impressão que muitos profissionais ainda não assimilaram conceitos básicos que servem de base para este novo cenário das NRs.
.
Simplificando, são possíveis algumas colocações para o leitor, ao continuar a leitura, estabelecer seu grau de conhecimento sobre esta nova fase de SSMA com base nas seguintes considerações.
.
– O governo em conjunto com empregadores e empregados realizou (e continua realizando) simplificação e harmonização dos textos das NRs, possibilitando melhor entendimento dos mesmos e diminuindo consideravelmente as possíveis diversas interpretações para vários de seus itens.
.
– O foco das NRs passou a ser “o que fazer” não mais “o como fazer”.
– Este “como fazer” ficou a cargo do empreendedor e/ou empregador.
– Acompanhando esta situação propiciada ao empreendedor/empregador veio a responsabilidade, repetindo, a responsabilidade, do mesmo pelas decisões tomadas.
– Sintetizando, o empreendedor/empregador decide como desenvolver a gestão de SSMA em seu empreendimento arcando com as consequências danosa que daí possam surgir.
– Agora existe uma regra explicita, simples e direta: Em um empreendimento as condições de segurança, saúde e meio ambiente do trabalho disponibilizadas aos trabalhadores são de total responsabilidade do empreendedor/empregador.
.
– A forma de comprovação de que esta regra está sendo seguida só ocorrerá através de documentos que mostrem o fiel atendimento às NRs.
– Novas ferramentas foram criadas que, ao serem desenvolvidas pelo empreendedor/empregador, documentarão esta responsabilidade e são encontradas como ponto inicial na nova NR 1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.
– Ferramentas como PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, o Inventário de Riscos e o Plano de Ação foram aí estão para simplificar as ações a serem desenvolvidas na proteção do trabalhador. Simplificar é o correto termo, apesar de encontrarmos muitas publicações e orientações que deturpam esta simplificação.
Assim, para concluir destaco a intenção inicial deste texto, ao leitor que achou o mesmo enfadonho e óbvio, parabéns, entendeu o novo foco das NRs e ao que não assimilou o proposto a recomendação de, o mais rápido possível, inteirar-se deste novo momento que estamos vivendo no trato com as condições de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho.
.
Fonte: https://www.rsdata.com.br/o-que-mudou-nas-novas-nrs/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site do RS DATA, cabendo a estes os direitos autorais.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Com parceiros competentes e proficientes, levamos as empresas um processo de avaliação em que o trabalhador estará apto ou inapto para exercer uma determinada função em seu trabalho com assertividade. É um documento de extrema importância, já que com ele é capaz de atestar a aptidão do trabalhador a exercer sua função evitando assim qualquer tipo de risco à sua saúde e promovendo seu bem-estar, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
.
#SEGVIDA #SST #SSO #NRs #segurança #norma #trabalho