fbpx

Não é mais segredo que as mudanças climáticas e a ausência do compromisso efetivo com o meio ambiente estão entre as ameaças mais graves à humanidade e, se nada for feito, em poucos séculos a Terra, como conhecemos, pode deixar de existir. Mas não importa o quanto se fale no assunto, poucos se movem verdadeiramente para mudar a situação.
.
Este texto é pra você entender que pequenas mudanças podem realmente fazer a diferença. Não é preciso muito para cooperar: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.
.
Economize energia
Comece trocando as lâmpadas por modelos eficientes — se cada casa nos Estados Unidos fizesse isso, por exemplo, o país reduziria o mesmo nível de poluição que se tirasse 1 milhão de carros das estradas. E como seria aqui no BRASIL? Em seguida, preste atenção para não deixar luzes acesas em cômodos que não estão sendo utilizados e desligue o computador durante a noite. Nas tarefas domésticas, busque ser mais eficiente, por exemplo, esperando acumular roupas o suficiente para encher uma máquina antes de lavá-las.
.
Economize papel
Evite impressões desnecessárias: ingressos (quando há a opção de e-ticket), extratos de banco, via da compra no cartão, contas que podem ser pagas online, entre outros. Nada disso precisa ser impresso. Ao usar papel para anotações, certifique-se de usá-lo por completo antes de reciclar. E, na hora de dar presentes, experimente reutilizar papéis antigos ou buscar novas formas criativas de embrulhá-los.
.
Tenha uma atividade responsável em compras
Você não precisa parar de comer carne, mas experimente deixar de consumir carne de fornecedores que não são comprometidos em seus processos com o Meio Ambiente. Nossa conduta de compradores, nos dá o poder de mover a mudança de quem quer nos fornecer um produto. Que este seja responsável e que afete menos o Meio Ambiente.
.
Desligue a torneira
Só de desligar a torneira ao escovar os dentes, por exemplo, é possível economizar 18 litros de água por dia. Experimente fazer o mesmo quando for ensaboar as mãos ou as louças na pia na hora de lavá-las e, principalmente, durante o banho. Você vai economizar muito mais.
.
Reduza o consumo de plástico
Você já deve ter ouvido falar da ilha de plástico no Pacífico. Caso não, ela é formada por 4 milhões de toneladas de plástico e tem quase duas vezes o tamanho do estado de São Paulo. Reduzir o consumo de plástico no dia a dia é fundamental para reverter este cenário. Muitas cidades brasileiras já aboliram a sacola plástica no supermercado ou passaram a cobrar por ela para tentar limitar o consumo.
.
Experimente levar as próprias sacolas ou uma mochila para colocar as suas compras. Tenha também a própria garrafinha para quando precisar tomar água: cerca de 90% das garrafas de plástico não são recicladas e acabam em aterros. E, se for usar copos plásticos em festas, tente lembrar qual é o seu em vez de jogá-lo no lixo cada vez que for tomar algo.
.
Mude um hábito hoje. O meio ambiente agradece.
Fonte: Revista Galileu. UNIMED RIO PRETO

.

#word #meioambiente #diamundialdomeioambiente #segvidamg