É, ou deveria ser, do conhecimento dos profissionais que atuam no segmento de Segurança Saúde e Meio Ambiente – SSMA do trabalho os textos das Normas Regulamentadoras – NRs que passaram a valer no dia 3 de janeiro de 2022.
.
As NRs foram simplificadas e harmonizadas dando mais liberdade de decisão ao empregador, mas, ao mesmo empo, aumentando a responsabilidade do mesmo.
.
Esta responsabilidade será comprovada através de documentação que apresente de forma clara a atendimento às NRs e a legislação vigente.
.
Na relação empregador/empregado o segundo somente poderá iniciar suas atividades profissionais quando o primeiro estiver de posse da documentação normatizada.
.
De forma expedita é possível elencar qual a documentação base deve ser atendida:
.
– Cópia da carteira de trabalho ou documento virtual devidamente preenchido com a relação de emprego.
.
– Atestado de Saúde Ocupacional – ASO confirmando a situação de “apto para o trabalho” e no caso específico de trabalho em altura “apto para trabalho em altura”.
.
– Ficha de entrega de EPI com o registro do devido CA.
.
– Certificado(s) de treinamento(s) conforme determinado em NRs específicas à sua atividade.
– Ordem de Serviço de Segurança do Trabalho por função.
.
– Análise de Risco elaborada por profissional qualificado.
.
Falha nesta documentação será passível de problemas ao empregador.
.
Se o leitor achar que esta situação é óbvia, parabéns, está atendendo a legislação, mas se desconhecer ou achar desnecessária é recomendável atualização imediata no tema, evitando assim dissabores futuros pelas não conformidades existentes na relação empregador/empregado.
.
Este texto aparentemente simplório serve de alerta para possíveis erros que podem passar despercebidos àqueles que estão em zona de conforto sem maior preocupação com documentação.
.
Acredite leitor, muitos profissionais, com ênfase para Técnicos de Segurança do Trabalho, devido a rotina do dia a dia deixam passar princípios básicos quando se trata de comprovação do atendimento às normas pelo empregador.
.
Este é o alerta e, como sempre, o contraditório será bem-vindo.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Com parceiros competentes e proficientes, levamos as empresas um processo de avaliação em que o trabalhador estará apto ou inapto para exercer uma determinada função em seu trabalho com assertividade. É um documento de extrema importância, já que com ele é capaz de atestar a aptidão do trabalhador a exercer sua função evitando assim qualquer tipo de risco à sua saúde e promovendo seu bem-estar, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #SSO #segurança #profissional #cuidados #consultoria
.
FONTE: https://www.rsdata.com.br/a-importancia-da-documentacao-na-relacao-empregador-empregado/ . Os textos deste post foram compartilhados do Site RSDATA, cabendo a estes os direitos autorais