O Evento S-2220 é referente ao Monitoramento da Saúde do Trabalhador durante o seu vínculo com a empresa. O evento “detalha as informações relativas ao monitoramento da saúde do trabalhador (avaliações clínicas), durante todo o vínculo laboral com o declarante, por trabalhador, bem como os exames complementares aos quais foi submetido, com respectivas datas e conclusões”.
.
No S-2220 entram todas as informações referentes aos ASOs dos trabalhadores, desde suas avaliações clínicas, assim como todo seu vínculo laboral, além de exames complementares também realizados, suas datas e conclusões.
.
Em suma seria um evento para enviar os ASOs dos Exames Ocupacionais de seus trabalhadores ao eSocial.
.
Ele é obrigatório?
Todas as empresas, cooperativas, órgãos de gestão de mão de obra, assim como sindicatos de trabalhadores avulsos não portuários e órgãos públicos em relação aos seus empregados pelo regime CLT são obrigadas a enviar.
As Empresas do Grupo 2 e 3 que devem seguir o Cronograma de Implantação do eSocial da Fase 4 – Eventos da SST são classificadas como:
- Grupo 2 – Empresas com faturamento anual em 2016 de até 78 milhões de reais;
- Grupo 3 – Empregadores optantes pelo Simples Nacional, produtor rural e entidades sem fins lucrativos. Todos como pessoa física, ficando em exceção nesse caso os empregadores domésticos.
.
Uma das principais dúvidas é sobre a obrigatoriedade do envio do Evento S-2220, em 2022. É possível destacar que quando não houver a exposição dos trabalhadores a agentes nocivos (químicos, físicos, biológicos ou a associação desses agentes) no ambiente de trabalho, isto é adotar o Código 09.01.001 da Tabela 24 do eSocial, é facultativo o envio dos eventos S-2220 e S-2240 até dezembro de 2022, ou seja, até que ocorra a efetiva implantação do PPP eletrônico, prevista para o 01/01/2023.
.
A Portaria Nº 334 do Ministério de Trabalho e Previdência (MTP), estabelece que as empresas não serão autuadas até o fim de 2022 pela ausência de envio dos eventos S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador) e S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos). Isto é, o MTP não aplicará multas às empresas que não fizerem a declaração em meio digital.
.
É importante monitorar os prazos porque o eSocial continua válido e é necessário adaptar-se aos procedimentos já estabelecidos pelos eventos de SST, especificamente, o S-2220. Os profissionais da SST de sua empresa ou as assessorias devem buscar uma gestão eficiente da saúde dos trabalhadores para evitar imprevistos, em 2023.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Assessorar tecnicamente as Organizações no processo de Gerenciamento do ESOCIAL, que contribuirá de forma relevante com o processo de Gerenciamento em SST das Empresas! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, como sistematiza os processos de SST! CONTE COM A SEGVIDA PARA A GESTÃO DE SST EM SUA EMPRESA: (31) 98979-6148.
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
. #SEGVIDA #SST #SSO #eSocial #eventos #S2220