Ter a vida e, portanto, segurança como um valor na sua empresa não é uma condição prévia para que a cultura de segurança possa ser valorizada e madura.
A maneira e a intensidade com que as pessoas se engajam em torno do tema segurança, gestão de riscos e comportamento seguro não definem, necessariamente, o quanto essas pessoas têm a vida ou a segurança como um valor.
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É uma condição intrínseca de nós, os seres humanos, preservar a própria vida e daqueles com quem nos importamos e que amamos. O desafio a ser entendido está em como trazer este valor para dentro das organizações para que possa ser compartilhado com colegas de trabalho, líderes e equipes.
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Em uma conversa com um cliente, me foi relatada uma situação bastante típica que, provavelmente, você que está lendo esse texto já deve ter vivido.
O gestor de segurança do cliente me relatou que, num espaço de 15 dias, teve 2 acidentes graves em tarefas de rotina, resultando no afastamento de dois empregados com mais de 15 anos de empresa.
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A liderança sênior da empresa pediu uma solução pontual para interromper essa tendência de acidentes graves em tão pouco tempo. Definiu-se, então, que nas semanas seguintes a equipe de segurança passaria a atuar 100% do tempo em campo, abordando empregados, fazendo DDS, realizando inspeções com supervisores, analisando riscos, propondo soluções etc. Toda atividade conectada com a gestão tática/estratégica deveria ser interrompida para que o foco da equipe de técnicos de segurança ficasse direcionado totalmente para o trabalho de campo.
A dúvida do gestor de segurança estava no fato do quanto essa intensificação da atuação dos técnicos em campo poderia ser maléfica para a cultura de segurança, ou seja, não deveriam dedicar esforços em desenvolver a cultura de segurança ao invés de insistir em ações de supervisão que reforçam a dependência.
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Minha resposta para o gestor foi que a estratégia dele para o momento estava perfeita, mas que ele não poderia assumir que isso continuaria para sempre.
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Apesar desta empresa não ter feito um diagnóstico de cultura de segurança, o gestor percebia que a cultura local reativa/calculativa, logo, para uma equipe com esse nível de maturidade em segurança a ajuda e suporte necessários é o de uma equipe de segurança que está do lado, segurando nas mãos e mostrando como fazer, o que fazer e quando fazer.
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Para que esse gestor não fique eternamente dentro dessa estratégia dependente de atuação da equipe de segurança, é necessário traçar um plano de desenvolvimento da liderança, afinal, assim que a equipe de segurança voltar para sua rotina original, a liderança precisa assumir seu papel e responsabilidade com a segurança das pessoas para prevenir que os acidentes aconteçam novamente.
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Portanto, se você percebe que existem riscos iminentes de acidentes ou eventos reais em curto espaço de tempo, não tenha receio de colocar o time em campo, 100% do tempo. E não julgue os líderes por ter que fazer isso. Para cada doença você deve oferecer o remédio correto.
Mas não pense que é possível continuar nessa estratégia de ação indefinidamente. É preciso desenvolver a liderança.
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