SEGURANÇA DO TRABALHO VAI ALEM DE EPIs E EPCs.
Este texto é dirigido mais para profissionais prevencionistas ligados à Construção Civil, mas vale para profissionais ligados a outros segmentos de trabalho.
.
É comum encontrar Técnicos de Segurança do Trabalho e também Engenheiros de Segurança do Trabalho comentando os cuidados que possuem com a distribuição, uso e fiscalização de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e a correção na colocação de Equipamentos de Proteção Coletiva – EPCs nas obras sob sua responsabilidade.
.
Estas ações são elogiáveis, mas não significam que a proteção dos trabalhadores está completa sendo necessário considerar outros itens que influem direta ou indiretamente na proteção.
Ao apresentar os itens complementares abaixo sei que alguns leitores pensarão “mas isto é óbvio” o que deve ser seguido para o auto questionamento “eu dou atenção a estes itens?”.
.
Vejamos então alguns destes itens:
Documentação:
Correção na documentação exigida para a relação empregado/empregador, com ênfase para o contrato de trabalho e o devido registro na carteira profissional.
Justificativa: relação empregado/empregador informal propiciam situações que podem levar a falta de proteção ou assistência futura ao empregado.
.
Exames Médicos:
Importante a realização de exame médico admissional que garanta o trabalhador estar apto para executar as tarefas para quais foi contratado, com relevância para o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO onde deve constar “apto para trabalho em altura” para aqueles que irão desenvolver atividades acima de 2,0m de altura.
.
Justificativa: trabalhador admitido sem condições de saúde para futuras tarefas poderá se acidentar ou adoecer ocasionando sérios problemas para o empregador.
.
Qualificação:
Todo trabalhador deve possuir Qualificação que o capacite nas tarefas que irá desenvolver comprovada por Certificado de Treinamento firmado por Profissional Legalmente Habilitado.
.
Atenção para registros inerentes a validade de um certificado, especialmente com o real cumprimento à carga horária que ali constar.
Justificativa: colocar trabalhador em atividades e operação de máquinas e equipamentos para os quais não é capacitado é o mesmo que entregar o veículo da empresa, carro ou caminhão, para motorista que não possui carteira de habilitação.
.
Meio Ambiente de Trabalho:
O meio ambiente e as áreas de vivência disponibilizadas aos trabalhadores devem atender em sua totalidade o determinado nas Normas Regulamentadoras Brasileiras – NRs.
Justificativa: sabemos que ambiente de trabalho fora das condições de uso normais propiciam o mau desempenho e quem ali desenvolve atividades profissionais e que pode ser causa de futuros incidentes ou acidentes.
.
Partindo dos princípios que fundamentam os itens acima o leitor poderá verificar onde mais colocará sua atenção na busca de segurança não só baseada em EPIs e EPCs.
Tenho certeza que irá se deparar com situações merecedoras de especial atenção ligadas à segurança plena disponibilizada ao trabalhador.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Com parceiros competentes e proficientes, levamos as empresas um processo de avaliação em que o trabalhador estará apto ou inapto para exercer uma determinada função em seu trabalho com saúde e assertividade. É um documento de extrema importância, já que com ele é capaz de atestar a aptidão do trabalhador a exercer sua função evitando assim qualquer tipo de risco à sua saúde e promovendo seu bem-estar, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores e gera segurança jurídica às Empresas!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #SSO #gestão #trabalho #segurança #saúde #riscos
.
Fonte: http: https://www.rsdata.com.br/o-que-e-preciso-para-se-realizar-uma-boa-gestao-em-saude-e-seguranca-do-trabalho/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site RS DATA cabendo a estes os direitos autorais.