fbpx

NR18: UMA CONSTRUTORA DEVE FAZER UM PGR PARA CADA OBRA?

Antes de responder a essa pergunta: “a construtora deve fazer um PGR para cada obra?” É preciso entender um pouco mais sobre a NR 18, que é a Norma Regulamentadora responsável por estabelecer as diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que visam a implementação de medidas no ambiente de trabalho na indústria e construção. 

.

Além disso é importante destacar que o PGR da NR 18 precisa atender a todos os requisitos da NR -01 e deve conter os seguintes documentos:

a) projeto da área de vivência do canteiro de obras e de eventual frente de trabalho, em conformidade com o item 18.5 desta NR, elaborado por profissional legalmente habilitado; 

b) projeto elétrico das instalações temporárias, elaborado por profissional legalmente habilitado; 

.

c) projetos dos sistemas de proteção coletiva elaborados por profissional legalmente habilitado; 

d) projetos dos Sistemas de Proteção Individual Contra Quedas (SPIQ), quando aplicável, elaborados por profissional legalmente habilitado; 

e) relação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e suas respectivas especificações técnicas, de acordo com os riscos ocupacionais existentes. 

.

Outro ponto importante é que o PGR deve estar atualizado de acordo com a etapa em que se encontra o canteiro de obras.

Agora que você já sabe o conceito da Nr 18, que tal ler mais sobre essa Norma e de que forma o PGR deve ser elaborado?

.

Como a construtora deve elaborar o PGR?

Segundo a NR 18, a construtora deve fazer o gerenciamento de riscos ocupacionais em cada canteiro de obras. No entanto, é fundamental entender que em uma obra pode haver vários PGR´s, uma vez que, segundo a NR 01, este programa pode ser implementado por unidade operacional, setor ou atividade.

.

Ainda de acordo com a NR 18, são obrigatórias a elaboração e a implementação do PGR nos canteiros de obras, contemplando os riscos ocupacionais e suas respectivas medidas de prevenção.

.

Como fica o PGR na NR18? Quem assina?

O PGR na indústria da construção deve contemplar, além das exigências previstas na NR 01, as especificidades contidas na NR 18. Em canteiros de obras com até 7 m (sete metros) de altura e com, no máximo, 10 (dez) trabalhadores, o PGR pode ser elaborado por profissional qualificado em segurança do trabalho é implementado sob responsabilidade da organização. Nos demais casos, deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado em segurança do trabalho.

.

O PCMAT deve ser englobado no PGR ou mantém-se como documento separado? 

Segundo a nova redação da NR 18 não há mais previsão normativa para o programa chamado Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT).

.

Entretanto, os PCMAT constituídos antes de 3 de janeiro de 2022 terão validade até o final da obra a que se referem, nos termos do item 18.17.1:

  • Para obras iniciadas a partir de 03/01/2022, não há mais que se falar em PCMAT. 
  • Para obras em atividade antes de 03/01/22, mas que não possuíam PCMAT, deve ser desenvolvido o PGR.

.

E no caso de curta duração?

O objetivo do PGR é gerenciar os riscos ocupacionais das atividades desenvolvidas na obra. Os riscos da atividade independem do tempo para sua conclusão. Fique atento, pois a NR 18 não estabelece critério mínimo de quantidade de funcionários ou mesmo da duração da obra para a elaboração e implementação do PGR.

.

Como a RSData pode ajudar sua empresa?

A RSData provê três pilares essenciais para que sua empresa esteja em dia com as obrigações e, claro, promova um ambiente de segurança e saúde aos seus colaboradores. 

O primeiro deles é a CONFIANÇA de uma empresa de desenvolvimento de software especializado em SST com mais de 18 anos. 

.

Depois, a SEGURANÇA representada pelo acesso restrito às informações através do uso de comunicação criptografada e uso de tecnologia e, por fim, a EFICIÊNCIA de soluções dedicadas e especializadas em SST com vinculações, associações e enquadramentos.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? A implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SSO #SST #PGR #GRO #segurança #obra #NR18

.

FONTE: https://www.rsdata.com.br/uma-construtora-deve-fazer-um-pgr-para-cada-obra/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site da RsData, cabendo a estes os direitos autorais