fbpx

A alergia emocional é uma condição em que o organismo reage de forma exagerada às emoções da pessoa. O fator desencadeante é diferente de uma alergia comum que, nesse caso, ocorre pelo contato com algum agente irritante ao qual o indivíduo tem maior sensibilidade, como poeira, fumaça, mofo e determinadas substâncias.

.

Na alergia emocional, em situações de estresse ou ansiedade, por exemplo, o organismo desencadeia uma resposta imunológica exacerbada. Como consequência, podem ocorrer manifestações dérmicas, respiratórias e, em alguns casos, até mesmo neurológicas.

.

Contudo, na maioria das vezes, a alergia emocional se manifesta na pele. Isso acontece porque as terminações nervosas da derme são amis sensíveis às condições psicológicas. Mas algumas pessoas já apresentam suscetibilidade para alergias e doenças dermatológicas.

.

Nesse caso, quando há aumento do estresse e situações que abalam o emocional, esses problemas podem se manifestar ou se agravar. Assim, emoções intensas favorecem a urticária, a psoríase, a dermatite atópica e o vitiligo.

.

Quais são os sintomas desse problema?

Como explicamos, a alergia emocional pode afetar o corpo de diferentes formas, logo, existe mais de um tipo dela, o que influencia nos sintomas que se manifestam.

Quando a pessoa desenvolve alergia emocional respiratória, o problema ocorre como:

  • Coceira ou irritação nasal;
  • Desconfortos na garganta;
  • Falta de ar.

.

No caso da alergia emocional dermatológica, os sintomas incluem:

  • Urticária;
  • Coceira intensa;
  • Manchas vermelhas;
  • Inchaço na pele e/ou nos lábios.

.

A alergia emocional também pode provocar outros sintomas, como a sudorese em excesso e a insônia. Em todos os casos, há prejuízos significativos para a qualidade de vida, em especial quando a pessoa vive uma rotina e situações que deixam as emoções afloradas de forma constante.

.

O que causa alergia emocional?

O fator que desencadeia a reação imunológica que causa esse tipo de alergia são as emoções da pessoa. Porém, ainda não se sabe ao certo o que acontece fisicamente. Acredita-se que a reação ocorre devido à liberação de catecolaminas em situações muito estressantes. Com isso, há uma produção muito alta de cortisol, que reage com o sistema imunológico.

Entretanto, não são todas as pessoas estressadas ou ansiosas que manifestam alergia emocional. Isso pode acontecer porque as alergias de modo geral têm origem multifatorial, e o fator genético influência de forma significativa. Assim, alguns têm maior suscetibilidade para esse problema.

.

Por isso é tão importante cuidar da saúde mental quando desejamos manter o organismo em equilíbrio. Mente e corpo se relacionam de uma forma muito estreita, então, é preciso adotar medidas preventivas que tragam mais qualidade de vida e bem-estar para manter a saúde por completo.

Nas empresas, é indispensável adotar soluções estratégicas de saúde e bem-estar pensando nas necessidades específicas de cada grupo. Dessa forma, garantimos um ambiente de trabalho mais saudável, proporcionando um clima organizacional de maior qualidade, mais segurança e satisfação para os colaboradores.

.

Como a alergia emocional é tratada?

O tipo de tratamento adotado para alergia emocional depende das manifestações que ela desencadeou. Como pode acometer o sistema respiratório, a pele ou mesmo o sistema neurológico, será necessário o acompanhamento com especialistas específicos de cada área, sendo o alergologista, o dermatologista, o pneumologista e o neurologista.

Os protocolos podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da intensidade dos sintomas, do tipo de manifestação e das condições clínicas e emocionais de cada um. De modo geral, será necessário o uso de medicamentos, o apoio de um psicólogo e as medidas para controlar as emoções negativas.

.

Medicamentos

Substâncias antialérgicas e corticoides costumam ser receitadas para tratar alergia, incluindo a alergia emocional. As medicações podem ser de via oral ou de uso tópico, como dito, dependendo do tipo de sintoma e também da necessidade de cada pessoa.

.

Apoio psicológico

O suporte psicológico é muito importante para tratar a alergia emocional, uma vez que os sentimentos da pessoa e as suas condições psicológicas estão afetando o seu próprio organismo e provocando desequilíbrios.

.

Os medicamentos ajudam a controlar os sintomas, mas é preciso trabalhar a causa, a fim de tratar o problema pela raiz, e isso só é possível compreendendo o que está causando essas manifestações alérgicas.

É essencial fazer terapia para tratar conflitos, alcançar mais autoconhecimento e saber como lidar com as situações que causam abalos emocionais. Do contrário, a alergia emocional será uma condição recorrente, uma vez que sempre que as emoções estiverem descontroladas, o sistema imunológico vai reagir.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte às empresas na implementação do PROJETO RH+, de forma a levar as Micro e Pequenas Empresas o desenvolvimento de suas equipes, a cultura e foco de inovação, e assim sustentabilidade ao processo organizacional, apoiando estratégias corporativas, cuidado com a vida (segurança e saúde), onde alcançaremos assim maior assertividade, maximizando o processo produtivo e gerando qualidade de vida! Tudo isto para, em conjunto com os clientes, entregarmos soluções customizadas, com elevado padrão de qualidade. Entre em contato e agende uma reunião. Vamos falar sobre uma parceria que será um sucesso!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #RH #saudemental #saude #trabalho #cuidados #produtividade

.

FONTE: https://beecorp.com.br/alergia-emocional/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site beecorp cabendo a estes os direitos autorais.