É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a febre amarela, respectivamente).
.
O que significa o nome?
Significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.
.
Sinais e sintomas:
Febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. O início dos sintomas pode levar de dois a dez dias para ocorrer. É o chamado período de incubação.
A principal diferença entre a dengue e a chikungunya é a dor nas articulações, muito mais intensa na chikungunya, afetando principalmente pés e mãos, geralmente tornozelos e pulsos. Ao contrário do que acontece com a dengue, não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.
.
Diagnóstico:
O diagnóstico depende de uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais.
.
Tratamento:
Na fase aguda, o tratamento é apenas dos sintomas. Medicamentos para dor e para febre são indicados para aliviar os sintomas. Manter o doente bem hidratado e em repouso são medidas essenciais para a sua recuperação.
Os sintomas, em geral, desaparecem dez dias após seu aparecimento. No entanto, as dores nas articulações podem persistir por meses. Nesses casos, o paciente deve voltar à unidade de saúde para avaliação médica.
.
Prevenção:
Como a doença é transmitida por mosquitos, é fundamental reforçar as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas casas e vizinhança. As recomendações são as mesmas aplicadas à prevenção da dengue.
IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
.
⚠ E se você é um prevencionista, fique de olho em tudo que #ACONTECEUNASEMANA e nos fale um pouco o que você achou. E se você possui desafios neste processo, conte conosco! A @SEGVIDAMG possui equipe de Especialistas Parceiros para desenvolver mais esta Solução de #SST para Você! SOLICITE UM ORÇAMENTO: 📧: comercial@segvidamg.com.br.
.
✅ Fica de olho aqui no nosso perfil!
.
💡 CONECTAR E AUXILIAR: Semanalmente vamos compartilhar um pouco do que aconteceu na semana. E caso tenha alguma dificuldade, conte para gente e vamos com certeza levar nosso conhecimento para apoiá-los em soluções de desenvolvimento humano. Venha viver com a @SEGVIDAMG a experiência do vivenciar, aprender, ensinar, reaprender a #SST para apoiá-los em soluções de desenvolvimento humano e evolução na Cultura Prevencionista!
.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98979-6146.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧:comercial@segvidamg.com.br
.
#setoque #secuide#SST #SSO #trabalho #prevenção #aconteceunasemana #éagora #NR07 #dengue #ZICA #Chikungunya #febre #saude