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30 EXEMPLOS DE OKR PARA INOVAR A GESTÃO DA SUA EMPRESA!

O que é OKR — Objetivos e Resultados-Chave

Definindo os Objetivos: os objetivos são definidos pelo que você deseja alcançar e abrangem toda a empresa ou, em organizações maiores, também abrangem toda a equipe.

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Antes de definir um objetivo, se pergunte:

  • O que queremos realizar e por que é importante definir isso?
  • Se outras pessoas lerem o objetivo, isso guiará seu foco e esforço (resultados principais)?

Definindo Resultados-Chave: os resultados-chave são o “como” que um objetivo será alcançado.

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Ao definir os resultados-chave, se pergunte:

  • que minha equipe (ou eu) devo entregar/concluir para atingir o objetivo?
  • Quais são as principais métricas que indicarão o sucesso do objetivo?

Benefícios de usar a metodologia OKR

Com base nesse método, utilizado por empresas como Google e Spotify, é possível adicionar mais agilidade, precisão e motivação em um negócio.

Isso porque os objetivos traçados têm um ciclo curto de realização, geralmente três meses; precisam ter resultados-chave mensuráveis para entender se o caminho está certo; e são inspiradores a fim de engajar os colaboradores.

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A metodologia OKR tem outros benefícios como?

  • Transparência: todos devem ter acesso aos OKRs de todos;
  • Colaboração: ao ver como o OKR do colega impacta no seu trabalho, os profissionais tendem a colaborar mais uns com os outros;
  • Engajamento: quando entendem qual o impacto de suas conquistas para os objetivos gerais da empresa, os colaboradores se sentem parte do negócio e, assim, mais engajados.

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10 benefícios de utilizar o OKR na sua empresa

Qual a diferença entre OKR e KPI

Exemplos de OKR que vão fazer sua empresa decolar

Para escrever OKRs que realmente tragam impactos positivos para o negócio a regra é: o objetivo precisa ser claro e inspiracional e os resultados-chave mensuráveis.

Ah, e olha que bacana: nós criamos um modelo de planilha gratuito para ajudar você a criar e organizar os OKRs da sua empresa.

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5 exemplos de OKR para marketing

Objetivo 1 – Conquistar o maior número de assinantes da história da empresa

  1. Key-result: Implementar o call-to-action (CTA) da newsletter na principal página de destino para novos visitantes únicos não convertidos.
  2. Key-result: Aumentar o tráfego por meio de backlinks (CTA) na newsletter de 30% a 60%.
  3. Key-result: Criar 3 novos materiais ricos com foco (CTA) na newsletter.

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Objetivo 2 – O topo é nosso

  1. Key-result: Escrever pelo menos 3 novos conteúdos por semana, otimizados para SEO.
  2. Key-result: Verificar conteúdos antigos e ver como eles podem ser otimizados.
  3. Key-result: Garantir que todas as imagens no conteúdo tenham texto alternativo e títulos.

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Objetivo 3 – Dominar a busca orgânica

  1. Key-result: Melhorar a velocidade de carregamento das páginas de destino de 90 segundos para 05 segundos.
  2. Key-result: Classificar as 10 principais palavras-chave na pesquisa orgânica.
  3. Key-result: Diminuir a taxa de rejeição de 78% para 50%.

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Objetivo 4 – Ter as redes sociais mais amadas pelos nossos seguidores

  1. Key-result: Aumentar o engajamento no facebook e instagram de 15% para 30%.
  2. Key-result: Aumentar as menções positivas no Twitter de 50% para 80%.
  3. Key-result: Aumentar o número de vídeos no youtube de 1 para 4.

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Objetivo 5 – Ser a empresa com maior autoridade de domínio do setor

  1. Key-results: Aumentar os links internos de 1 para 3 links/blog.
  2. Key-results:  Aumentar links de alta qualidade para 40.
  3. Key-results: Rejeitar links ruins em 15% ao mês.

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10 exemplos de OKR para RH

Objetivo 1 – Desenvolver com excelência um onboarding e integração dos funcionários

  1. Key-result: Melhorar o employee experience após a integração de 55% para 75% de satisfação.
  2. Key-result: Reduzir a taxa de turnover de novas contratações de 15% para 5%.
  3. Key-result: Aumentar a porcentagem de funcionários que alcançam pelo menos 0,7 na pontuação de produtividade, de 50% para 90%.

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Objetivo 2 – Cuidar do bem-estar dos funcionários

  1. Key-result: Organizar 1 atividade de saúde mental e bem-estar por semana.
  2. Key-result: Realizar 3 sessões de condicionamento físico por mês (Alongamento/Ginástica/Yoga).
  3. Key-result: Inscrever pelo menos 80% dos colaboradores no programa de bem-estar dos funcionários.

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Objetivo 3 – Melhorar o treinamento de funcionários

  1. Key-result: Atingir 100% de taxa de conclusão do curso básico para funcionários novos.
  2. Key-result: Aumentar a pontuação de satisfação do curso de 60% para 80%.

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Objetivo 4 – Colocar a inclusão e diversidade no centro da nossa cultura

  1. Key-result: Aumentar o índice de diversidade para diretores em níveis de liderança de 2% para 15%.
  2. Key-result: Aumentar as pontuações de satisfação das funcionárias mulheres de 10% para 40%.

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Objetivo 5 – Ter os colaboradores mais motivados e engajados

  1. Key-result: Melhorar a classificação do glassdoor.com de 3 para 4,5.
  2. Key-result: Aumentar a participação dos funcionários em happy hours de 75% para 95%.

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Objetivo 6 – Tornar o turnover uma coisa rara

  1. Key-result: Fazer com que 100% dos novos contratados tenham fit com a cultura da empresa.
  2. Key-result: Ao fim do onboarding o colaborador deve ter conversado com pelo menos 5 pessoas que tenham ações complementares às suas.
  3. Key-result: Garantir que todos os colaboradores recebam ao menos três feedbacks ao mês, sendo dois de seu líder direto e um de colegas.

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Objetivo 7 – Tornar os colaboradores os maiores fãs da empresa

  1. Key-result: Atingir taxa de 80% de participação dos colaboradores em todos os treinamentos e ações de cultura.
  2. Key-result: Alcançar média 8 na pesquisa de clima.
  3. Key-result: Atingir média 80 no E-NPS.

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Objetivo 8 – Ter times de alta performance e apaixonados pela empresa

  1. Key-result: Garantir que 100% dos colaboradores tenham PDI criado e finalizado até o final do ciclo.
  2. Key-result: Garantir que todos os colaboradores recebam feedback trimestralmente.
  3. Key-result: Definir e implementar um programa de desenvolvimento de liderança.

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Objetivo 9 – Ter pessoas apaixonadas pela empresa e uma cultura incrível

  1. Key-result: Garantir que todo colaborador participe de 1 ação de cultura por mês.
  2. Key-result: Aumentar o E-Nps em 30%.
  3. Key-result: Ter uma taxa de engajamento nas pesquisas internas de 80%.

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Objetivo 10 – Ter o início de jornada mais apaixonante que já se viu

  1. Key-result: Atingir nota 80 no E-NPS em nosso processo seletivo.
  2. Key-result: Reduzir o lead time de fechamento das vagas de 45 para 25 dias.
  3. Key-result: Reduzir o ciclo médio do onboarding de 40 para 20 dias sem perder a qualidade.

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5 exemplos de OKR para Vendas

Objetivo 1 – Ter os fechamentos mais completos e certeiros

  1. Key-result: Aumentar o número de usuários pagos de 400 para 750.
  2. Key-result: Aumentar a taxa de conversão de vendas de 6% para 15%.

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Objetivo 2 – Criar novas parcerias

  1. Key-result: Estabelecer parceria com 4 novas empresas de consultoria.
  2. Key-result: Aumentar a receita de R$5.000,00 para R$15.000,00 por meio de parceiros.
  3. Key-result: Estabelecer parceria com 5 revendedores.

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Objetivo 3 – Fortalecer o time de pré-vendas

  1. Key-result: Manter um tempo de resposta inicial de menos de 5 min para pelo menos 90% dos leads
  2. Key-result: Participar de pelo menos um webinar de vendas corporativas por mês.
  3. Key-result: Criar um playbook de pré-vendas.

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Objetivo 4 – Criar conteúdo para ajudar o time de vendas e suporte ao cliente

  1. Key-result: Escrever 15 posts promocionais para ajudar a promover o produto.
  2. Key-result: Aumentar o número de avaliações online de 0 para 15.

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Objetivo 5 – Ter a melhor receita anual da história da empresa

  1. Key-result: Aumentar as renovações anuais de 75% para 90%.
  2. Key-result: Aumentar a conversão de leads em vendas de 20% para 40%.

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10 exemplos de OKR para Sucesso do Cliente

Objetivo 1 – Melhorar o processo de integração dos usuários

  1. Key-result: Diminuir o tempo médio para concluir a integração. De 20 minutos para 10 minutos.
  2. Key-result: Aumentar o número de usuários que concluem a integração na primeira tentativa de 50% a 80%.
  3. Key-result: Escrever cinco blogs posts e tutoriais relacionados à integração.

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Objetivo 2 – Melhor suporte ao cliente possível

  1. Key-result: Aumentar tickets resolvidos de 50 para 70 por dia.
  2. Key-result: Diminuir o tempo médio de espera dos clientes no chat de suporte de 3 minutos para 1 minuto.
  3. Key-result: Diminuir o tempo médio de resposta por e-mail de 4 horas para 1 hora.

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Objetivo 3 – Oferecer experiência personalizada para o cliente

  1. Key-result: Aumentar o número de ofertas personalizadas de novos produtos por trimestre de 0 para 2.
  2. Key-result: Enviar uma newsletter informativa personalizada por e-mail mensalmente.
  3. Key-result: Entregar pelo menos 1 desejo pessoal por cliente a cada trimestre.

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Objetivo 4 – Receber feedback positivo incrível dos clientes

  1. Key-result: Aumentar as menções positivas de clientes nas redes sociais de 28 para 50.
  2. Key-result: Aumentar o número de avaliações na plataforma online de 25 para 35.

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Objetivo 5 – Criar uma equipe de sucesso do cliente de alto desempenho

  1. Key-result: Criar um programa de reconhecimento mensal no time de sucesso do cliente.
  2. Key-result: Aumentar os consultores de sucesso do cliente certificados em pelo menos 2 produtos de 40% para 60%.

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Objetivo 6 – Fazer os clientes nos amarem

  1. Key-result: Alcançar uma taxa de resposta de 50% na CSAT de implantação.
  2. Key-result: Reduzir o tempo de ativação de 30 dias para 15 dias.
  3. Key-result: Alcançar um NPS acima de 70.

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Objetivo 7 – Deixar nossos clientes encantados

  1. Key-result: Aumentar o engajamento dos clientes de 60% para 80%.
  2. Key-result: Ter 100% dos clientes utilizando pelo menos 2 módulos chave.
  3. Key-result: Construir 4 materiais em parceria com o Marketing.

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Objetivo 8 – Encantar nossos clientes internos e externos

  1. Key-result: Levantar e realizar 10 melhorias através de fóruns com os clientes.
  2. Key-result: Reduzir o churn para 2%.
  3. Key-result: Reduzir o tempo de onboarding do cliente de 50  para 30 dias

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Objetivo 9 – Ter clientes apaixonados

  1. Key-result: Alcançar média 80 no NPS.
  2. Key-result: Reduzir o churn em 25%.
  3. Key-result: Subir de 65% para 100% a média de relação entre onboarding novos e finalizados.

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Objetivo 10 – Encantar para conquistar

  1. Key-result: Atingir nota 4.5 na CSAT.
  2. Key-result: Reduzir o churn  de 7% para 1%.
  3. Key-result: Ter 90% da base com dois módulos chave ativos.

Regras de ouro para usar o OKR

Como pode ter percebido, o ideal é que os objetivos comecem com verbos inspiracionais e os resultados-chaves com ações claras. Além disso, cada objetivo deve ter entre 2 e 5 resultados-chaves.

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FONTE: https://www.feedz.com.br/blog/okr-exemplos/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site FEEDZ cabendo a estes os direitos autorais.