fbpx

AFINAL, O QUE É UM PLANO DE SUCESSÃO?

Atualmente, definimos esse termo como o processo de identificar as posições críticas dentro da organização. Para, desse modo, desenvolver um plano de ação para que outros colaboradores assumam esses cargos. Logo, é preciso estabelecer uma visão geral dos objetivos futuros e dos atuais. Portanto, essa prática garante que você tenha as pessoas certas nos cargos certos hoje e nos próximos anos.

.

Antes de mais nada, invista em um sistema eficiente para avaliar o desempenho e o engajamento dos seus colaboradores, por exemplo, o sistema Join RH. Por outro lado, o tempo é um dos principais obstáculos quando se trata de sucessão de carreira. Contudo, dar esse passo exige planejamento. Logo, o primeiro ponto a ser observado são alguns pontos a serem monitorados.

.

O que devemos monitorar?

Para criar ou continuar o plano de sucessão da sua empresa é preciso analisar o andamento de alguns aspectos. Afinal, esse é um processo que deve envolver todos os níveis da empresa e não somente a diretoria e presidência, por exemplo. Agora, confira os principais fatores a serem monitorados em um plano de sucessão de carreira.

.

1 – Identifique a posição crítica

Fique sempre atento aos cargos chave e às pessoas que mais contribuem para o negócio. Contudo, observe em todos os níveis da organização. Então, invista na motivação e retenção de talentos para evitar que essas pessoas deixem sua empresa. Depois, reflita: quais são as pessoas certas para desempenhar os papeis mais importantes da empresa?

.

2 – Análise

Nesta etapa, defina os requisitos a serem preenchidos por um sucessor adequado. Quais são as necessidades do negócio? Então, identifique fontes internas e preencha os pontos necessários.

.

3 – Avalie, monitore e observe

Agora, é hora de avaliar o cenário geral do plano de sucessão. Portanto, sempre observe se os seus requisitos fazem sentido. Além disso, meça o desempenho das pessoas que participam do processo. Desse modo, você sempre estará pronto para tomar decisões rápidas, caso haja necessidade.

.

Quais são as principais características de um plano de sucessão?

Um bom plano de sucessão é aquele que fornece condições para gerenciarmos de forma eficaz o capital humano. Além disso, ele permite a você preparar o seu negócio. Assim, ele estará pronto para lidar com as dificuldades do futuro. Portanto, confira suas principais características:

  1. Considere opções internas e externas de pessoas que possam ocupar posições importantes na empresa;
  2. Mantenha o foco nos objetivos atuais do negócio e no futuro;
  3. Escolha pessoas que realmente queiram fazer parte desse processo;
  4. Analise o impacto da escolha dos futuros líderes sobre clientes e partes interessadas;
  5. Verifique se o perfil das pessoas escolhidas se alinha com o planejamento estratégico do negócio no médio e longo prazo;
  6. Dê o apoio necessário para as pessoas que escolher;
  7. Verifique se essas pessoas estão preparadas para lidar com a realidade interna e externa da organização.

.

Quais são as vantagens e desvantagens dessa prática?

Antes de tudo, é de extrema importância reconhecermos as desvantagens do plano. Afinal, elas também precisam ser identificadas e enfrentadas ao longo do processo. Agora, confira as principais desvantagens dessa prática.

.

Desvantagens:

1. Em primeiro lugar, o plano pode ser visto somente como uma maneira de recompensar o trabalho bem-feito de um colaborador. Contudo, a ideia principal é garantir pessoas que sejam capazes de ocupar cargos importantes no futuro. Logo, deve-se pensar nos objetivos da empresa.

.

2. Em seguida, podemos apontar a dificuldade para avaliar dados. Isso porque durante o processo, vários números precisam ser observados. Afinal, é preciso definir indicadores para avaliar se estamos no caminho certo.

.

3. Por fim, uma das principais preocupações nesse processo é considerar somente alguns funcionários para participarem do processo. Em outras palavras, aqueles que são mais visíveis. Contudo, devemos considerar um grande grupo de pessoas e não somente um empregado.

.

Vantagens:

O plano de sucessão possui vantagens notáveis. Entre elas, podemos apontar o fato de a prática contribuir para a capacidade da empresa de lidar com mudanças rápidas

Por outro lado, o plano ajuda a manter a reputação e a integridade da sua marca. Afinal, uma pessoa externa poderia não compreender os valores da empresa. Logo, o risco é extinto ao se preparar um colaborador interno ao longo de toda uma jornada.

.

Podemos apontar o aumento da retenção de talentos no longo prazo porque a empresa oferece oportunidades claras de crescimento. Logo, as empresas que adotam o plano de sucessão têm funcionários mais felizes, produtivos e engajados.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte às empresas na implementação do PROJETO RH+, de forma a levar as Micro e Pequenas Empresas o desenvolvimento de suas equipes, a cultura e foco de inovação, e assim sustentabilidade ao processo organizacional, apoiando estratégias corporativas, cuidado com a vida (segurança e saúde), onde alcançaremos assim maior assertividade, maximizando o processo produtivo e gerando qualidade de vida! Tudo isto para, em conjunto com os clientes, entregarmos soluções customizadas, com elevado padrão de qualidade. Entre em contato e agende uma reunião. Vamos falar sobre uma parceria que será um sucesso!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SSO #SST #RH #automatizar #plano #sucesso

.

Fonte: https://blogrh.com.br/afinal-o-que-e-um-plano-de-sucessao/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site BLOG RH cabendo a estes os direitos autorais.