O que são soft skills
Soft skills são as capacidades comportamentais que cada pessoa possui, ou seja, são as habilidades que cada um de nós traz dentro de si a partir das experiências que viveu ao longo da vida, o que inclui relacionamentos e convivência entre familiares, amigos, colegas de trabalho e a sociedade em geral.
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Até pouco tempo, o modo como uma pessoa se comportava em um ambiente de trabalho era menos valorizado do que sua performance técnica, porém hoje se sabe que as soft skills estão, sim, diretamente relacionadas aos resultados das empresas. Dessa forma, é imprescindível olhar para elas.
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Exemplos de soft skills
São várias as qualidades comportamentais que um colaborador pode ter para contribuir no dia a dia de trabalho. Abaixo, separamos algumas:
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Ter inteligência emocional
A inteligência emocional nada mais é do que saber lidar com as próprias emoções, de forma que o enfrentamento das situações desafiadoras – que fazem parte de todo trabalho – aconteça da melhor forma possível. Um colaborador que é inteligente emocionalmente consegue encarar os conflitos da rotina profissional com mais leveza e rapidez, porque tem como foco a busca por uma solução e não o problema em si.
Além disso, é uma aptidão que demanda autoconhecimento, o que significa ter consciência das próprias forças e fraquezas. Ter empatia com os colegas também é um sinal dessa soft skill.
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Se comunicar de maneira eficaz
Sabemos que a comunicação é um dos pontos mais importantes para o sucesso da equipe. Isso porque quem se comunica bem tem facilidade de fazer novos contatos, explicar seu ponto de vista e vender. Mas se engana quem acha que se comunicar só tem a ver com falar.
É sobre também saber ouvir atentamente e transmitir a informação de forma clara e correta, já que um diálogo é uma via de mão dupla. Para os colaboradores com essa soft skill, é natural avisar os demais sobre problemas, pedir informações sobre o que não conhecem e apresentar novas ideias, o que facilita o andamento de qualquer projeto.
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Saber trabalhar em equipe
Hoje, um colaborador que não saiba trabalhar em equipe precisa urgentemente olhar para a falta dessa soft skill, porque o mercado passou a exigi-la. Mas por que isso acontece?
Porque o profissional que sabe trabalhar em equipe consegue desenvolver suas tarefas diárias com mais eficiência e apresenta melhores resultados, já que a união de diferentes pessoas, dotadas dos mais diversos talentos, que dedicam esforço, tempo, conhecimento e recursos em conjunto para desenvolver algo ou encontrar a solução para um problema, faz com que uma empresa funcione unida e em sintonia, construindo um ambiente realmente colaborativo.
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Aprender a gerenciar o tempo
Com a vida atarefada que levamos, saber aproveitar o tempo da melhor forma possível virou uma necessidade. No ambiente de trabalho, acontece o mesmo. Quando as horas passadas na empresa são bem utilizadas, torna-se possível atingir a verdadeira produtividade, porque o tempo estará sendo bem empregado.
Por exemplo, em um posto de gerência, o tempo pode ser dividido entre os projetos desenvolvidos. Em cargos menores, é possível dividir o tempo por tarefas e suas respectivas complexidades.
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Manter uma atitude positiva
Essa soft skill vai além do pensamento, é sobre enxergar alternativas positivas, seja qual for a situação. Dessa forma, pessoas que são mais positivas tendem a resolver problemas com mais facilidade, aprender com os erros (seus e dos outros), ser mais resilientes e inspirar os demais.
Além disso, deixam o ambiente de trabalho melhor e mais receptivo, já que normalmente acreditam e seguem em frente em projetos de médio e longo prazo, os quais naturalmente são mais trabalhosos.
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Como desenvolver soft skills na sua equipe?
Mesmo que grande parte das soft skills tenha sido desenvolvida ao longo do tempo de forma natural na personalidade dos colaboradores, não significa que elas não possam ser trabalhadas para que floresçam. É claro que é preciso levar em consideração que alguns de nós terão mais facilidade em alguns pontos, enquanto outros serão mais desafiadores. Porém, todos nós podemos nos aprimorar quando o assunto são as habilidades comportamentais.
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A seguir, confira alguns jeitos de desenvolver essas características:
Cultura organizacional
Não apenas para as soft skills, a cultura organizacional é um fator fundamental para toda empresa. Diz respeito aos valores da organização que se refletem nas atividades do dia a dia. Podemos dizer que equivale ao DNA do negócio, já que faz com que os colaboradores se sintam parte de um grupo que possui um propósito em comum.
Isso é importante porque, a partir do objetivo da empresa, é possível elencar quais são as soft skills que os profissionais de RH devem estar atentos na hora do Recrutamento e Seleção. Em uma empresa que vende produtos e serviços para bem-estar, por exemplo, ter colaboradores que mantêm uma atitude positiva é fundamental. Nesse sentido, além de facilitar o processo de contratação, serve de reforço para aqueles que já atuam no negócio.
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Treinamentos
Uma forma de oferecer treinamentos para soft skills é a partir de recursos digitais, em que seja possível para os colaboradores interagir e desenvolver habilidades pessoais. Um exemplo é a criação de cenários virtuais, tal qual um videogame, onde ocorram situações que demandem decisões com foco no trabalho em equipe (ou outra habilidade).
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As dinâmicas de grupo também são ótimas alternativas, porque com elas é possível que o time de RH analise como os membros da equipe se comportam quando é necessário agir com inteligência emocional e resiliência, por exemplo. Vale lembrar que o desenvolvimento de soft skills é um trabalho contínuo e é melhor aproveitado quando feito aos poucos. É mais proveitoso investir dez minutos por dia do que realizar treinamentos de uma tarde inteira.
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Desenvolvimento individual
Mesmo que dinâmicas de grupo sejam importantes, ter um olhar individual para cada colaborador é essencial – afinal, cada ser humano é único. Por isso, montar um plano de desenvolvimento individual de habilidades é uma forma de estabelecer um acordo entre o gestor e o colaborador. Devem ser definidos o objetivo, os meios e as metas das tarefas para que o profissional saiba o que precisa cumprir enquanto sua evolução é avaliada. Também é importante investir em uma soft skill por vez, para que o colaborador não se sinta sobrecarregado.
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