fbpx

Hoje, dia 21 de Set, foi publicada a Lei que altera a CLT e inclui a atividade de agente de trânsito no rol de atividades perigosas

.

Mudança na CLT prevê nova atividade Perigosa

.

Lei 14.684 inclui atividade de agente de trânsito no rol de atividades perigosas

.

Foi publicada no Diário Oficial de hoje, 21-9-2023, a Lei 14.684, de 20-9-2023, para acrescentar inciso III ao artigo 193 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, considerando como perigosas as atividades desempenhadas pelos agentes das autoridades de trânsito.

.

Agora, segundo o Art. 193 da CLT, são consideradas atividades ou operações perigosas aquelas com exposição a:

I – inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;

II – roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.

III – colisões, atropelamentos ou outras espécies de acidentes ou violências nas atividades profissionais dos agentes das autoridades de trânsito. (Incluído pela Lei nº 14.684, de 2023) …

… § 4 o São também consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta.

.

Mudanças na NR-16 a vista

Segundo a própria CLT, da regulamentação das atividades ou operações perigosas deve ser aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

.

Por isso, a Norma Regulamentadora n˚ 16 deverá ser atualizada em breve para incluir a regulamentação de periculosidade para autoridades dos agentes de trânsito

.

E como fica para órgãos públicos não celetistas?

Os servidores estátutários em órgão públicos não são abrangidos pela CLT e, portanto, é preciso haver regulamentação dos órgãos públicos ou acordos coletivos para que as regras da CLT passem a valer também para os estatutários.

.

Normalmente, os órgãos públicos que já regulamentaram o adicional de periculosidade seguem as mesmas regras da CLT e NR-16

.

Resumindo…

A atividade dos agentes de trânsito passa a ser considerada oficialmente como perigosa, assegurando ao empregado um adicional de 30% sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

.

Essa mudança deve afetar a NR-16 e os laudos de periculosidade. Mas atenção, os servidores públicos não celetistas precisam verificar as regras do estatuto ou convenções coletivas.

.

Fique ligado! 😉

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte às empresas na implementação do PROJETO RH+, de forma a levar as Micro e Pequenas Empresas o desenvolvimento de suas equipes, a cultura e foco de inovação, e assim sustentabilidade ao processo organizacional, apoiando estratégias corporativas, cuidado com a vida (segurança e saúde), onde alcançaremos assim maior assertividade, maximizando o processo produtivo e gerando qualidade de vida! Tudo isto para, em conjunto com os clientes, entregarmos soluções customizadas, com elevado padrão de qualidade. Entre em contato e agende uma reunião. Vamos falar sobre uma parceria que será um sucesso!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98979-6146.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧:comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #RH #transito #segurança #cuidado #atenção #periculosidadeparaagentesdetrânsito #segurançanotransito

.

FONTE: https://www.sstonline.com.br/publicada-lei-que-estabelece-periculosidade-para-agentes-de-transito/