fbpx

As pequenas empresas enfrentam os mesmos desafios das grandes no que diz respeito a contratar profissionais adequados, reter talentos e lidar com as dificuldades da folha de pagamento, por exemplo. 

.

Poucas organizações desse porte percebem que o RH para pequenas empresas é uma ação estratégica para alcançar melhores resultados em um mercado altamente competitivo.  

.

Como todas as empresas são formadas por pessoas, é importante pensar na implantação de práticas de RH direcionadas para o crescimento da empresa, conduzindo processos que favorecem o desenvolvimento profissional dos funcionários e ações de retenção. 

Se você ainda tem dúvidas sobre como RH para pequenas empresas é importante e não sabe como implementar no seu negócio, continue lendo até o final. 

.

Como funciona o RH para pequenas empresas?

Muito mais do que apenas lidar com pagamento de funcionários e outras questões burocráticas, o setor de recursos humanos desenvolve ações práticas que visam manter uma relação saudável entre a empresa e os funcionários.

.

Sendo assim, o RH para pequenas empresas tem a função de recrutar, motivar e desenvolver pessoas. 

Além disso, o RH também desenvolve a proposta de valor da empresa, estando sempre envolvido com a criação de políticas de incentivo e na descoberta do potencial de seus colaboradores. 

.

A implantação de um setor de RH estruturado nas pequenas empresas ajuda a enfrentar problemas específicos da própria realidade do negócio, como a dificuldade de contratar e reter talentos. 

O RH para pequenas empresas ajuda a encontrar ferramentas e recursos tecnológicos que facilitam a gestão de pessoas, aumentando a produtividade e simplificando os processos mais burocráticos. 

.

Todas essas ações são responsáveis por um crescimento estruturado e consistente, que direciona os funcionários para os objetivos esperados. 

Quais os benefícios da gestão de RH para pequenas empresas?

Veja como um setor de RH bem estruturado pode ajudar as pequenas empresas:

.

Controlar turnover

A alta rotatividade de funcionários é uma das principais consequências da ineficiência ou inexistência de um RH para pequenas empresas.

Esse é o resultado da falta de atenção na contratação de colaboradores e na promoção de ações de reconhecimento e retenção de funcionários.

.

Redução de custos

Com o mapeamento dos cargos e funções, e a maior assertividade nas contratações, a empresa reduz custos com demissões, contratações e treinamentos de integração.

Além disso, é também possível implementar políticas de redução de desperdícios. 

.

Melhorar o clima organizacional

O RH é responsável por criar ações de melhoria do clima organizacional e também de realizar a gestão de conflitos.

Muitas vezes, é difícil perceber atitudes tóxicas sem a ajuda de especialistas, e assim, as relações profissionais são prejudicadas com o tempo, podendo também interferir no relacionamento com o cliente. 

.

Quais os desafios do RH para pequenas empresas?

Em grandes empresas, os principais desafios do RH costumam estar vinculados à dificuldade de padronizar seus processos, diante de um grande número de pessoas e situações. 

Já nas pequenas empresas os desafios se tornam mais pessoais e o RH precisa gerenciar o impacto das decisões nas equipes e nos colaboradores.

A cultura organizacional ganha mais força e se torna um pilar necessário para manter os funcionários unidos e motivados.

Os treinamentos também ganham maior importância para contribuir para o crescimento desejado. 

.

Veja os principais desafios do RH para pequenas empresas. 

Contratação e desligamento

O primeiro grande desafio do RH para pequenas empresas costuma estar relacionado a demissão e admissão de pessoal.

.

Embora seja, muitas vezes, o custo financeiro seja o principal problema, o tempo também pode gerar prejuízos, já que existe um prazo para que o processo de admissão aconteça de maneira adequada. 

.

A dispensa do colaborador também exige muita atenção para que todos os direitos sejam pagos corretamente, evitando problemas judiciais no futuro.

Além disso, a condução do processo de desligamento precisa ser humana, minimizando o impacto causado tanto no funcionário dispensado, como nos que permanecerão trabalhando. 

.

Benefícios atrativos

Hoje, a maioria das pessoas escolhe ou aceita uma oportunidade de emprego não somente pelo cargo ou salário oferecido. Um dos pontos principais passou a ser, nos últimos anos, o aumento da qualidade de vida. 

.

A ideia é que o trabalho ocupa a maior parte do dia útil das pessoas, portanto, ele deve ser agradável e também precisa garantir que o restante do tempo seja utilizado em benefício da pessoa. 

.

Sendo assim, benefícios que proporcionam melhorias na condição física, na saúde, ali Licenças e férias

.

Lidar com a ausência de pessoas em uma pequena empresa costuma ser outro grande desafio, pois nem sempre é possível contratar substitutos e os funcionários podem se sentir sobrecarregados.

.

E o RH tem grande importância para evitar o problema, já que é sua função prever, mapear, planejar e treinar os colaboradores para essas ocasiões. Por isso, a gestão de férias é fundamental!

.

Imagem corporativa negativa

Quando uma empresa de grande porte sofre com problema de imagem, pode contar com equipes especializadas e, assessoria, marketing e relações públicas que a ajudam a contornar a situação.

.

Mas quando se trata de uma pequena empresa, dificilmente esses especialistas serão uma opção.

.

Sendo assim, o cuidado constante com a própria imagem e a preocupação em manter uma boa comunicação interna e com os clientes pode ser a chave para evitar ou contornar problemas. 

Equipes menores precisam estar unidas e com um mesmo objetivo para alcançar o objetivo mais rapidamente.

.

Treinamentos e capacitação

Treinar um funcionário exige tempo e disponibilidade. Um único cargo pode conter diversas funções diferentes e a empresa precisa se certificar que ele está pronto para o trabalho e também que está integrado à cultura organizacional. 

.

O RH precisa estar preparado para amparar o novo funcionário oferecendo todo o treinamento e a capacitação necessária para ele desenvolver bem suas novas funções e para contribuir para o bom clima organizacional. 

.

Como implementar um RH em pequenas empresas?

Agora que você já sabe os benefícios e os desafios o que o RH pode ter em sua pequena empresa, deve estar pensando em como implantar no seu negócio.

Existem algumas etapas importantes para que o setor realmente seja eficiente e contribua para o crescimento dos resultados. 

Mapeie as funções, cargos e processos da empresa

Para contratar e treinar funcionários eficientes é fundamental conhecer profundamente cada cargo e função desempenhada na empresa.

.

Somente assim será possível identificar as características necessárias do profissional e também buscar capacitação para os pontos fracos.

Esse conhecimento ajuda no processo de entrevistar candidatos, garantir mais eficácia na escolha.   

.

Incentive a cultura da comunicação aberta

A comunicação interna transparente ajuda a melhorar o clima na empresa e contribui para a retenção de talentos. Ela minimiza problemas de relacionamento e o compartilhamento de informações equivocadas. 

.

O diálogo deve ser amplamente estimulado em todos os níveis hierárquicos, seja entre os próprios funcionários e também deles com os gestores. 

.

Ofereça treinamento e capacitação

Alguns funcionários podem não ser ideais para a função que exercem, enquanto outros precisam apenas de capacitação adequada.

.

É importante criar um cronograma de treinamentos e reciclagem para toda a empresa, adequado às necessidades de cada setor. 

Esse tipo de incentivo aumenta a produtividade e promove a retenção de talentos. 

Ofereça feedbacks

Os feedbacks permitem que o colaborador perceba o seu papel dentro da empresa e também identifique quais pontos precisa melhorar. E o RH para pequenas empresas é o responsável por isso. 

.

Invista em tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada nas pequenas empresas, já que, muitas vezes, as ferramentas reduzem e simplificam o trabalho, aumentando a produtividade.

.

Tarefas que são altamente burocráticas, podem ser automatizadas com o uso das soluções corretas e assim o profissional responsável pode manter sua atenção em outras atividades.

Dicas para o RH de pequenas empresas! 

Veja o que é preciso para ter um RH eficiente na sua pequena empresa:

.

Conheça e cumpra a legislação

É fundamental conhecer a legislação trabalhista e seguir todas as determinações e práticas em relação aos colaboradores, para evitar problemas na justiça. 

Também é importante acompanhar com muita atenção as horas extras dos funcionários, pois elas podem aumentar consideravelmente as despesas com folha de pagamento. 

.

Uma dica é contar com um sistema de ponto eletrônico, como o do Tangerino, que facilita o registro e acompanhamento da jornada de trabalho dos trabalhadores e simplifica os cálculos no final do mês. 

Com a automação do ponto eletrônico, o setor de RH para pequenas empresas consegue reduzir em mais de 30% o tempo gasto com atividade relacionadas à folha de pagamento. 

Contrate profissionais alinhados com a cultura da empresa

Qualquer conhecimento técnico pode ser treinado, mas o fit cultural da empresa precisa ser inerente da pessoa.

.

A cultura e o clima organizacional influenciam diretamente o desempenho e a motivação dos outros colaboradores, então é importante contratar profissionais que tenham objetivos semelhantes aos da empresa. 

Mantenha todos os arquivos e documentos organizados

Um dos grandes erros das pequenas empresas é ainda tentar manter todo o controle manualmente. Entretanto, chega um momento em que são tantas planilhas que fica impossível gerenciar tudo. 

.

E a tecnologia, mais uma vez, pode ajudar, oferecendo opções de arquivamento de documentos na nuvem, que podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar, com segurança. 

Promova a diversidade e a inclusão

Contar com profissionais com perfis diversificados em um mesmo ambiente de trabalho estimula a criatividade e promove a melhora do clima organizacional.

.

Por isso, incentive a diversidade em relação ao gênero, raça, idade, nacionalidade e também orientação sexual.

A inclusão social também é importante, mesmo que pareça ser mais difícil em pequenas empresas, mas essas pessoas têm muito a contribuir com a empresa. 

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte às empresas na implementação do PROJETO RH+, de forma a levar as Micro e Pequenas Empresas o desenvolvimento de suas equipes, a cultura e foco de inovação, e assim sustentabilidade ao processo organizacional, apoiando estratégias corporativas, cuidado com a vida (segurança e saúde), onde alcançaremos assim maior assertividade, maximizando o processo produtivo e gerando qualidade de vida! Tudo isto para, em conjunto com os clientes, entregarmos soluções customizadas, com elevado padrão de qualidade. Entre em contato e agende uma reunião. Vamos falar sobre uma parceria que será um sucesso!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅ WhatsApp: (31) 98979-6146

☎ Telefone: (31) 3817-4149 – Brasil

📧 E-mail: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #atendimento #humanização #cliente #beneficios #rh

.

Fonte: https://tangerino.com.br/blog/rh-para-pequenas-empresas/#:~:text=Sendo%20assim%2C%20o%20RH%20para,do%20potencial%20de%20seus%20colaboradores