Por que o Pertencimento é Fundamental para o Engajamento e Realização Pessoal?
A vida é feita de escolhas. Sabemos, que para cada escolha haverá renúncias. Renúncias que jamais saberemos se, não teriam sido ela, a melhor escolha. Enfim, é preciso coragem e decidir o rumo de nossas vidas a partir de nossas escolhas.
.
É latente, está oculto, não aparente, não se manifesta exteriormente o disfarçado desejo de acertar. Somos desafiados permanentemente por mentorias, influencers, políticos & políticas ou pseudo-lideranças ao ato de engajar ou de se engajar, se envolver a serviço de alguma ideia ou alguma causa.
.
Qual é o propósito, a intenção de nos conduzir, de nos induzir a determinada atitude ou comportamento que não estão alinhados aos nossos propósitos, as nossas necessidades básicas?
.
Quais são os verdadeiros motivos para engajamento, envolvimento a serviço de alguma idéia ou alguma coisa que não nos pertence?
A “onda agora é engajamento”. Todo o ser vivo, seja do reino animal ou vegetal, é visceralmente mobilizado para a sobrevivência, perpetuação da espécie. Em situação de estresse ou ameaça severa, reage de modo instintivo ou racional em negação ao estado de sofrimento. É duplo o motivo: obter um ganho ou evitar uma perda! Esta é a motivação. Motivo para a ação! Neste “balanço”, reside permanentemente suas escolhas. Não existe “almoço di grátis”, tudo tem seu preço. Esforço, trabalho, dedicação em prol de resultados (perdas & ganhos = motivação).
.
A questão do “engajamento” forçosa e sistematicamente trabalhados em massa por mentorias, pseudo-lideranças e outros menos votados, pretendem cooptar pessoas para produzir, gerar benefícios a seus particulares propósitos.
.
Mentes brilhantes esforçam-se para massificar o medo, o caos, acentuadas perdas, gerando o estresse coletivo e a desorientação (a Arte da Guerra…). Prevendo a iminente ameaça de perdas, o virtual desfavorecido é tensionado e, com medo de perdas, fragilizado vira presa fácil ao interesse desta minoria de mente brilhante, passam a trabalhar pela causa alheia. Gerar fortunas a serviço de alguma ideia ou causa que não lhe pertencem. Induzido ao erro, vulnerável e frágil, aceita qualquer migalha como recompensa e pensa ser feliz com a sobra, com o resto!
.
Engajamento e o Pertencimento
Ninguém se engaja a nada consciente ou inconscientemente (de modo racional ou instintivo) se não perceber “motivos”, motivos – para – a – ação. A sua motivação é, por fatores e interesses externos, cuidadosamente trabalhada na indução a erros, pela inferência, pela dedução.
.
Apesar de tantas fontes sérias de informação, honestas e comprometidas com dados fáticos e evidências objetivas, o disparo/gatilho em massa de “fake News” sempre foi e será, uma poderosa arma de guerra.
.
O autoconhecimento é o melhor antídoto. Compromisso com nossas necessidades básicas para a evolução, crescimento e realização depende de cada um de nós. O sentido do pertencimento está na antessala da realização. Ninguém é capaz de se engajar a qualquer propósito, onda, ou mentira induzida por mentoria sem o sentimento de pertencimento.
.
O Pertencimento está relacionado à sensação de aceitação, reconhecimento, e de ter um espaço onde suas características e contribuições são de fato valorizadas. O Pertencimento é importante para o bem-estar emocional, uma vez que faz com que o indivíduo se sinta parte de algo maior, promovendo segurança e autoestima.
.
Em diversos contextos como no ambiente de trabalho, na escola, ou círculos sociais, o senso de pertencimento é fundamental, para o fortalecimento de laços, promover a inclusão e evitar sentimentos de isolamento e alienação.
.
A família, o bairro, o grupo social ou profissional são raízes indeléveis a nossa identidade, e temos esta necessidade de Pertencimento com quem ou com o que se identificar. É sobre a sobrevivência, sobre a saúde mental e trabalho, é sobre a vida e compromissos (diferente de envolvimento/engajamento) – é Pertencimento. Se não pertencemos àquilo, não há porque estar lá!
.
Portanto, investir no autoconhecimento, fortalecendo nossas estruturas do pensamento é libertador. Deixar de ser frágeis e vulneráveis ao tensionamento e ao medo induzido por interesses escusos nos permite o fortalecimento e posicionamento firme em nossas escolhas e renúncias. É um exercício de coragem!
.
NOSSOS CONTATOS:
✅ WhatsApp: (31) 98979-6146
☎ Telefone: (31) 3817-4149 – Brasil
📧 E-mail: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #segurançadotrabalho #SST #pertencimento #realização
.
FONTE: https://www.rsdata.com.br/pertencimento-engajamento-realizacao-pessoal/