Quando falamos em mundo corporativo, falamos em atendimento ao cliente. De uma forma ou de outra, seja em um hotel ou dentro de um departamento de TI.
De início, a palavra cliente nos traz à cabeça a pessoa que vai consumir o nosso produto, o nosso serviço ou a nossa informação, ou, de maneira mais prática, “para quem devemos trabalhar”. O marketing já provou a sua importância nesse cenário. Mas, aparentemente, ainda temos uma visão muito restrita sobre quem devemos atingir!
Se pudéssemos colocar em uma árvore genealógica, o endomarketing surgiria de uma junção entre a área comercial e a área de recursos humanos. Ele basicamente se refere às práticas de comunicação que tem como alvo o ambiente interno de uma empresa, ou seja, todas as ações direcionadas aos próprios colaboradores. O prefixo “endo” vem do grego e significa “dentro”, e, por mais estranho que possa soar um marketing direcionado ao público interno, cada vez mais é necessário dar atenção a essa prática.
Os colaboradores também devem ser encarados como clientes. Clientes dos eventos internos, das campanhas, das informações inerentes à rotina da empresa, das conquistas alcançadas por ela.
O endomarketing precisa ultrapassar as barreiras arcaicas de ser utilizado apenas em casos de necessidades urgentes, como comunicar um problema estrutural que atinja a empresa momentaneamente. A relação da empresa com seus funcionários, acionistas e demais stakeholders internos também precisa ser construída a longo prazo, e essas iniciativas culminam diretamente na imagem que esse cliente (o colaborador) tem da empresa em que atua.
Algumas companhias ainda pecam em julgar o que seus colaboradores pensam como algo pouco relevante, e não fazem questão de considerar um investimento nessa área. Essa relação fria acaba por desmotivá-los, e ainda permite que formulem uma percepção negativa do local de trabalho. Por outro lado, uma empresa que preza pela satisfação de seus colaboradores promove um clima organizacional mais agradável, induz a um pensamento mais crítico e incentiva o engajamento; o que culmina em maior produtividade e qualidade do trabalho, e principalmente, transforma sua equipe em verdadeiros embaixadores da marca, compromissados com o seu negócio.
É necessário abandonar o espírito de revolução industrial, quando as empresas não tinham outro foco senão produzir a qualquer custo. Se o mercado está cada vez mais exigente com seus profissionais, vale lembrar que os profissionais acompanharam a mudança. A motivação é uma peça-chave para mantermos dentro da empresa pessoas competentes e de alto nível. E o endomarketing é um bom primeiro passo para isso.
Fonte:blogdaqualidade