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Meritocracia: Por que devemos adotar o modelo meritocrático no ambiente empresarial? Parte II

A meritocracia apresenta vários motivos pelos quais deve ser implantada no meio empresarial.

Abaixo elencamos alguns deses motivos para que você se sinta motivado e também adote o modelo na sua empresa.

A meritocracia funciona como uma espécie de “filtro” dentro da sua empresa. Se aplicada de modo correto, a meritocracia empresarial auxilia os responsáveis a identificar onde estão os talentos da empresa e a recompensá-los por isso.

Ao serem recompensados, os bons funcionários se sentem motivados a continuar trabalhando mais e melhor, o que faz com que a empresa gire em um círculo vicioso de produtividade e recompensa, desenvolvendo-se mais com isso.

Ter funcionários felizes faz com que a empresa tenha uma imagem melhor, tanto para futuros funcionários como para futuros clientes.

Da mesma maneira que o sistema meritocrático funciona como um filtro positivo, pode servir como um filtro negativo.

Você também passa a enxergar quais funcionários não estão conseguindo se enquadrar no ritmo e nas necessidades da empresa, motivando-os a melhorar, ou simplesmente fazer com que repensem se é na sua empresa que eles desejam trabalhar.

O que não fazer em uma meritocracia empresarial
Apesar de tudo parecer muito eficiente na teoria, muitas vezes, na prática, a meritocracia organizacional na empresa não funciona como deveria.

Acontece muito de ela ser apenas uma desculpa para mascarar a concessão de privilégios sem levar em conta o mérito estabelecido pela empresa, bem como uma justificativa para remunerações não merecidas.

Para que o sistema funcione, ele deve ser levado a sério tanto pelos funcionários como pelos CEOs.

Adotando um sistema de fachada, a única prejudicada real é a empresa como um todo, uma vez que deixa de remunerar melhor os funcionários que merecem, além de exaltar pessoas apenas por critérios arbitrários.

Algo que também não é raro em organizações meritocráticas empresariais é a falha comunicacional entre o que a empresa quer do funcionário e o funcionário em si.

Quando não existe uma definição clara de quais metas o funcionário precisa alcançar, ele fica sem saber o que deve fazer para merecer o reconhecimento. Esse tipo de falha deve ser evitada por ser um dos grandes bloqueadores do crescimento empresarial.

Estabelecer metas que estão fora do alcance do seu quadro de funcionários também é uma falha frequente: a empresa, ávida por crescimento, não enxerga que ele ocorre de modo gradual e que metas muito ambiciosas a serem cumpridas em um curto período de tempo apenas atrasam o desenvolvimento.

Implementar a Meritocracia, não é algo tão simples e precisa se analisado com calma, mas depois de implantado com sucesso, os benefícios para as empresas são infinitos.

Fonte:  https://blog.softwareavaliacao.com.br/meritocracia-nas-empresas-o-que-e-qual-importancia-por-que-aplicar/