Ergonomia (NR-17): o que é e para que serve? – A expressão ergonomia origina-se dos termos grego “ergon” que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “regras ou normas”. Saiba mais sobre ergonomia ou sobre a NR-17 neste post.
A norma regulamentadora nº 17 (Ergonomia) do Ministério do Trabalho e Emprego é regulamentada pela Portaria Nº 3.214, de 08 de Junho de 1978, que aprova as normas regulamentadoras do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho.
Objetivo da NR-17 (Ergonomia) A norma regulamentadora nº 17 tem como objetivo estabelecer os parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. De acordo, estabelece o subitem 17.1.2 da norma regulamentadora nº 17, para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho ou AET, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme especifica a norma regulamentadora nº 17. A NR-17 é de grande importância pois uma das maiores doenças de trabalho são desenvolvidas a partir da exposição ao risco ergonômico que muitos trabalhadores passam, como por exemplo: Trabalhos realizados em pé durante toda a jornada; Esforços repetitivos (LER); Levantamentos de cargas; Monotonia. Além da saúde do trabalhador, o que se deve estar consciente é que o desconforto do trabalho pode gerar também baixa produtividade para as empresas, portanto, no final das contas, o não cumprimento desta norma não é vantajoso em nenhuma circunstância.
Estrutura da NR-17 A norma regulamentadora nº 17 apresenta a seguinte estrutura:
• Levantamento, transporte e descarga individual de materiais;
• Mobiliário dos postos de trabalho;
• Equipamentos dos postos de trabalho;
• Condições ambientais de trabalho;
• Organização do trabalho.
Além disso, a norma regulamentadora nº 17 apresenta 2 (dois) anexos acerca das condições ergonômicas nas seguintes áreas de trabalho:
• Anexo I – Trabalho dos Operadores de Checkouts;
• Anexo II – Trabalho em Teleatendimento/Telemarketing.
Existe também, outras normas técnicas que abordam sobre a ergonomia, por exemplo: • NBR ISO 11228-3:2014 – Ergonomia – Movimentação manual. Parte 3: Movimentação de cargas leves em alta frequência de repetição; • NBR ISO 11226:2013 – Ergonomia – Avaliação de posturas estáticas de trabalho, entre outras.
A NR-17 também determina as condições do ambiente de trabalho no item 17.6, onde é estabelecido que a organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado, assim como também para efeito desta NR, deve levar em consideração, no mínimo: as normas de produção, o modo operatório, a exigência de tempo, a determinação do conteúdo de tempo, o ritmo do trabalho e o conteúdo das tarefas. A aplicação da ergonomia no ambiente de trabalho pode ser estabelecida nas seguintes etapas: Concepção do Programa de Ergonomia – Nesta fase baseia-se no levantamento dos riscos ergonômicos e na concepção do programa de ergonomia; Conscientização dos Funcionários – Nesta fase busca através de treinamentos e palestras a conscientização dos funcionários acerca dos riscos ergonômicos e sua prevenção; Correção do Programa de Ergonomia – Nesta fase baseia-se na correção e no aperfeiçoamento do programa de ergonomia aplicado no ambiente de trabalho. Veja também o post: “Os benefícios da ergonomia para as empresas” Dicas de Ergonomia para quem trabalha em computador Aqui elencamos algumas dicas de ergonomia para pessoas que trabalham na frente do computador: Postura e Posições Conforto visual: Mantenha seu monitor entre 45 e 70 cm de distância e o tenha em sua linha de visão. Posição do punho: O teclado deve ser regulável e deve também estar alinhado aos cotovelos. Encosto para as costas: Toda cadeira deve haver o encosto de tamanho médio, para garantir conforto. Posição dos pés: Os pés devem estar encostados no chão ou em algum suporte apropriado. Ritmo do Trabalho Trabalhe em ritmo razoável e faça pausas para alongamento. Técnica de Trabalho Procure atalhos que possam lhe ajudar a diminuir o movimento repetitivo no teclado. Nunca digite com algo ocupando sua mão. Seja caneta, lápis, papel etc.. Procure desviar o olhar da tela do computador para outros ambientes, a fim de relaxar a visão. Evite colocar força ao digitar. Ambiente de Trabalho Cuide com a iluminação, tenha tela fosca em seu computador e evite posicionar perto de janelas. A temperatura do ambiente de trabalho deve ser confortável, geralmente no verão entre 20ºC a 22ºC e no inverno entre 25ºC e 26ºC. O ambiente deve haver índice de pressão sonora inferior a 65 DB(A). Estilo de vida: Pratique exercícios regularmente, aumente sua resistência cardiovascular. Pratique ginástica laboral em sua empresa! Converse com a área responsável e indique esta dica.
Fontes: AREASEG/INBEP