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Plano de Ação – Segurança do Trabalho.

Plano de Ação e a Segurança do Trabalho

 Os técnicos e engenheiros de segurança do trabalho são aqueles profissionais responsáveis por identificar e prevenir possíveis situações de risco, evitando assim incidentes e acidentes do trabalho assim como prejuízos financeiros.

 De acordo com a lei 6.367/76, acidente de trabalho ocorre quando o trabalhador está sob exercício de seu trabalho a serviço de uma empresa, e durante esse período pode acontecer algum tipo de lesão corporal ou perturbação funcional que cause perda ou redução de capacidades físicas ou psicológicas, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, ou até mesmo a morte.

 Assim sendo, para que um técnico de segurança do trabalho consiga desenvolver o seu trabalho com qualidade, não basta apenas fiscalizar o ambiente de trabalho, é preciso que ele desenvolva um plano de ação para ter um controle mais completo e preciso dos colaboradores que ele deve supervisionar.

O que é plano de ação?

 Antes de explicar o que é um plano de ação, é preciso deixar claro que para cada empresa, ou melhor, para cada ambiente de uma empresa, é necessário que seja desenvolvido um plano de ação diferente.

 Isso porque, cada local de trabalho precisa de um tipo de plano de prevenção de acidentes diferente de outro, sendo cada um específico para cada situação e necessidade específica tanto do ambiente quanto do trabalhador.

 Sendo assim, um plano de ação é um projeto – bem elaborado – no qual o técnico de segurança do trabalho estuda, analisa, investiga e fiscaliza um ambiente de trabalho, e a partir das informações obtidas ele desenvolve um plano de ação para prevenir acidentes de trabalho nesse determinado ambiente.

Como elaborar um plano de ação

Para que um plano de ação seja elaborado, o técnico de segurança do trabalho deve:

  • Identificação do Problema e possíveis riscos que podem ocorrer no ambiente de trabalho e com o trabalhador através de uma Análise Preliminar de Riscos APR;
  • Estudar a Situação, ou seja, conhecer todos os setores e suas características como as tarefas são realmente executadas durante todos os diferentes momentos do dia, o que ocorre no ambiente de trabalho durante a atividade e como os colaboradores e com qual intensidade estão expostos a agentes insalubres e riscos de acidentes, fazer levantamento de riscos ambientais necessários e complementar o seu APR com o que foi observa in loco e com as análises ambientais;
  • Definir equipes de trabalho, deve-se definir equipes por área de risco identificadas nas duas etapas anteriores, onde trabalhadores, de diferentes turnos preferencialmente, e supervisores devem participar das reuniões para a definição das ações.
  • Definição de Ações, Objetivos e Metas – Com a equipe definida deve-se propor ações, analisar os diferentes pontos de vistas, suas consequências, custos de produção e financeiro e a efetividade da implantação da ação proposta no dia a dia. Definir quais as metas precisam ser alcançadas, desenvolver objetivos e metodologias para que se alcancem as metas propostas, ou seja, determinar um caminho a ser percorrido e qual será o prazo para chegar nos resultados, não se esqueça de definir o responsável por cada ação;
  • Mobilização –  Sensibilizar o trabalhador buscando a conscientização quanto a importância da segurança do trabalho e da cooperação de cada um deles, informá-los dos possíveis riscos de acidente de trabalho e riscos a saúde, realizar DDS – Dialogo Diário de Segurança, treinamentos e atividades – como por exemplo as que o correm durante a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – não apenas durante a SIPAT mas no decorrer do ano. Altere as técnicas de sensibilização e realize inspeções de segurança;
  • Avaliação das ações realizadas no período em que ele foi estabelecido, aconteceu algum tipo de mudança? Elas foram positivas ou negativas? O técnico de segurança do trabalho conseguiu alcançar o objetivo de engajar os funcionários neste plano de ação em segurança do trabalho? O número de acidentes de trabalho foram reduzidos? Se não, o que fazer para melhorar? Se sim, o que fazer para manter e aprimorar esse resultado positivo?

 Plano de ação 5W2H

 O plano de ação 5W2H foi desenvolvido para qualquer pessoa, seja ela um empreendedor ou um técnico de segurança do trabalho que precisa desenvolver, implementar e colocar um plano de ação em prática.

 Ela vem sendo utilizada com muita frequência, pois, possui versões mais simplificadas e outras mais complexas que atende a necessidade de todos, ou seja, ele vai desde um plano de ação mais tático até um plano de ação operacional.

 A ferramenta 5W2H, também conhecida como plano de ação ganhou mais popularidade com a disseminação das técnicas de gestão da qualidade e, em seguida, com as de gestão de projetos.

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Fonte: https://valorcrucial.com.br