O reaproveitamento de água no ambiente empresarial é uma prática de conservação ambiental moderna, já adotada por grandes organizações como Bayer e Petrobrás, por exemplo. Mas qualquer empresa pode tomar essa iniciativa que, aliás, é relevante para a imagem, traz vantagens financeiras, além de preservar o meio ambiente.
Desse modo, é possível promover o reúso da água já antes consumida na empresa, assim como fazer a captação de água de chuva para seu aproveitamento em determinadas aplicações. Para isso, alguns cuidados precisam ser tomados e a utilização dessa água deve ser dirigida para fins específicos.
Por que promover o reúso da água?
Em razão de a água possuir um mecanismo cíclico natural, é possível adotá-la como insumo reutilizável. Como determinadas atividades produtivas consomem grandes quantidades de água, a adoção dessa capacidade de reprocessamento traz alguns benefícios e vantagens.
Assim, existem alguns motivos para promover o reúso da água. Entre os principais, podem ser destacados:
• Redução do consumo de água captada em mananciais ou do sistema de abastecimento;
• Redução da quantidade de água lançada como efluente no ambiente;
• Ampliação da capacidade de gerenciamento hídrico nos períodos de seca;
• Caracterização da responsabilidade ambiental com reforço na imagem da empresa.
A fim de um melhor aproveitamento da água, consideramos ambas as formas, ou seja, o reúso de água industrial tratada e a utilização de água de chuva captada. Essas águas podem ser armazenadas para seu emprego em situações específicas.
Como ocorre a captação e o tratamento da água da chuva?
Essencialmente, o aproveitamento da água de chuva deve passar por 3 momentos operacionais: captação, armazenamento e tratamento. A fase de tratamento só é necessária quando há demanda por água potável, isto é, para consumo humano (lavar as mãos, tomar banho, beber, preparar alimentos).
Nas empresas, o mais recomendável é a utilização da água de chuva com a mesma destinação da água de reúso. De todo modo, a instalação do sistema se dá com os seguintes passos:
1. Definir a superfície de captação, que pode ser um telhado ou uma laje específica para esse fim;
2. dotar a superfície eleita de calhas de escoamento;
3. Instalar ou construir o reservatório para onde o fluxo das calhas é conduzido;
4. Manter uma saída de água para escoamento normal da primeira precipitação.
Para a captação durante uma chuva, devem-se aguardar alguns instantes de precipitação mais intensa, deixando a água inicial escoar para fora do reservatório. Essa medida visa uma lavagem natural da superfície para, posteriormente, desviar o fluxo para o armazenamento.
Onde a água de reúso pode ser utilizada?
A água de reúso, isto é, aquela que já foi utilizada pela empresa e tratada para ser reaproveitada, assim como a água de chuva captada, possui algumas restrições. Assim, não pode ser utilizada para consumo humano, irrigação de hortaliças e lavagem de ambientes internos, entre outras.
Desse modo, os principais fins a que se destinam as águas de reúso e da chuva nas empresas são:
• Processos de refrigeração;
• Alimentação de caldeiras;
• Geração de energia;
• Construção pesada;
• Irrigação de jardins e áreas verdes;
• Lavagem de peças, pátios e calçadas;
• Desobstrução de redes e galerias;
• Combate a incêndios.
Com isso, o reaproveitamento da água de reuso ou da água de chuva pode ter destinações que dependerão da natureza das instalações e das atividades da empresa. Mas será sempre uma iniciativa ambientalmente recomendável, que trará redução de custos com esse insumo essencial e fortalecerá a imagem da empresa.
SEGVIDA: TRANSFORMAR REALIDADES E MATERIALIZAR SOLUÇÕES ! Conheça nossas SOLUÇÕES EM SSOMA – SAÚDE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE pelo site: www.segvidamg.com.br. ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA: comercial@segvidamg.com.br – TEL; (31) 3817-4149 – PN – Zona da Mata
Fonte: https://blog.safesst.com.br