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STRESS: como criar um ambiente seguro e saudável e assim vencer o Stress !

Entenda como o stress no trabalho aumenta o risco de acidente!

O stress no trabalho é cada vez mais rotineiro, principalmente em função da avassaladora competitividade de mercado. De acordo com a Isma (International Stress Management Association), os brasileiros só ficam atrás dos japoneses quando o assunto é condições desgastantes no ambiente corporativo.

Esse esgotamento afeta a performance do trabalhador, o que aumenta os riscos de acidentes. Afinal, esse problema traz estafa física, falhas de memória e até danos ao coração. Desse modo, um profissional nessas circunstâncias estará mais vulnerável a erros. Por esse motivo, é crucial ficar atento a fatores que possam desencadear a exaustão nas empresas.

Regras rígidas demais, prazos impraticáveis e inimizade entre os colegas são fontes inegáveis desse verdadeiro transtorno. Quer saber mais? Então, veja neste post como as situações extenuantes contribuem para a expansão das contingências. Confira!

Falta de concentração

Colaboradores estressados têm muitas dificuldades de concentração e de assimilar conhecimento. A irritabilidade e a ansiedade atreladas ao processo de stress no trabalho prejudicam o equilíbrio emocional, o que atinge a memória, a habilidade de raciocinar e até mesmo de tomar decisões.

Nesse cenário, é comum que a pessoa sinta uma grande apatia para cumprir as suas obrigações. Como resultado, esse indivíduo facilmente fica distraído, deixando de prestar atenção em detalhes da rotina capazes de evitar um acidente.

Desse modo, um operador de empilhadeira, por exemplo, corre o risco de simplesmente pisar no acelerador quando deveria acionar os freios. Isso se repete como efeito cascata em diversas outras áreas e segmentos.

Por isso, seguindo a mesma linha de raciocínio, a estafa pode levar a quedas de alturas elevadas, explosões, incêndios, atropelamentos etc. Vale lembrar ainda que todas essas eventualidades se tornam mais prejudiciais em caso de mortes ou de lesões graves, como amputações, cegueira e fraturas.

Nesse sentido, quem atua com a segurança do trabalho precisa ficar alerta. Até mesmo a eficácia dos treinamentos estará sob risco em um contexto como esse. Afinal, será que um profissional nessa situação tem condições de aprender como deveria? Provavelmente não!

Problemas físicos

Inúmeras enfermidades acometem os trabalhadores estressados: pressão alta, cansaço do corpo, dor de cabeça, insônia, gastrite, distúrbios dermatológicos, problemas cardíacos etc. Não é preciso ser um gênio para perceber o quanto essas doenças aumentam os riscos de acidentes, não é mesmo?

Suponha a seguinte situação: um funcionário do ramo da indústria química está mexendo em um elemento químico perigoso e, de repente, sofre um infarto. Esse produto pode cair sobre outros colaboradores. Isso sem falar na hipótese de danos ao próprio infartado, que terá duas emergências médicas para enfrentar ao mesmo tempo.

Com um time submetido a níveis altos de stress, até uma situação de resgate pode falhar. Vamos a outro exemplo prático: um operário com sono e cheio de dor de cabeça conseguirá recordar de todas as partes que integram um plano emergencial de combate a um incêndio? As chances de ele se esquecer de itens importantes diante de problemas físicos provocados por situações de esgotamento aumentam nesse quadro.

Transtornos mentais

Mais um efeito danoso do stress no trabalho são os transtornos mentais, como crises de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, ataques de agressividade, entre outros males semelhantes. Essas doenças, ligadas ao estado psicológico, são difíceis de detectar, mas têm grande potencial de ocasionar eventos críticos no dia a dia da empresa.

Assim, um excelente profissional pode desenvolver fobias que vão colocar ele próprio e seus colegas em risco. Imagine um operário que precise entrar em túnel, mas tenha adquirido claustrofobia. Lembre-se de que, na maior parte dos casos, por medo de ser dispensado, esse trabalhador não falará sobre seu drama com seus superiores.

Do mesmo modo, a depressão pode causar muitos obstáculos práticos. As vítimas dessa doença geralmente sentem uma grande letargia. Em qualquer ramo, essa situação é extremamente delicada.

No trabalho com eletricidade, por exemplo, faz parte das políticas preventivas inspecionar o estado físico da fiação e dos equipamentos, o que exige a participação e a colaboração de todo o time. Um empregado deprimido, porém, pode ficar mais desatento a situações de precariedade na infraestrutura. Surge aqui mais uma ameaça de imprevistos no cotidiano operacional.

Mas não é só isso. O stress no trabalho também é causador de alterações de comportamento, como a utilização de drogas e o exagero no consumo de bebidas alcoólicas, algo muito frequente na construção civil. São situações muito comuns no país. Tanto é assim que o Brasil figura na quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho.

Prevenção

O stress no trabalho prejudica a performance individual e coletiva dos funcionários a tal ponto que pode interferir em todo o planejamento estratégico. Por isso, é fundamental criar uma cultura de prevenção a acidentes.

Isso deve incluir diagnóstico e planos de ação para corrigir atitudes indesejadas, aumentar os procedimentos preventivos de proteção e também controlar e reduzir a estafa profissional. Mas como fazer isso? A seguir, você confere algumas dicas.

Ginástica laboral

Uma boa alternativa é oferecer à equipe a chamada ginástica laboral. Pode ser antes e depois do expediente ou até mesmo nos intervalos da jornada. Se alguém passa o dia todo sentado, de vez em quando, é preciso que ele se levante para deixar as pernas e os braços esticados.

Já para quem atua em pé, os exercícios para fortalecer a musculatura da região lombar são ótimos. Vale a pena até mesmo contratar professores de educação física ou fisioterapeutas. Além disso, essas atividades promovem o bem-estar e a socialização.

Ergonomia

Atender aos princípios de ergonomia também é uma maneira muito eficiente de diminuir a incidência de stress no ambiente profissional. A ergonomia garante que o trabalhador tenha acesso a todo conforto durante seu expediente.

Acredite: uma cadeira incômoda, o excesso de calor ou a falta de iluminação adequada deixam as pessoas mais irritadas e insatisfeitas. Ou seja, quanto mais houver comodidade, menor será a tendência de cansaço demasiado no seu time.

Clima amigável

Outra maneira de lidar com situações estressantes é praticar uma política que favoreça um clima amistoso. Por exemplo: promova eventos sociais entre os funcionários, como jogos de futebol, festas para celebrar os aniversariantes do mês, amigo secreto no fim do ano etc.

Oriente os líderes sobre as práticas de assédio e deixe claro que a companhia não será conivente com essa atitude. Outro ponto importante para aconselhar os gestores é deixar que os subordinados opinassem nas decisões que influenciarão em suas rotinas. Isso abrange a forma de fazer o planejamento, de estabelecer as regras e de distribuir os afazeres.

É fundamental que os chefes e supervisores deleguem as tarefas de forma justa, não permitindo que haja pessoas sobrecarregadas e outras ociosas. Recomende ainda estratégia no estabelecimento dos prazos e critérios de prioridade na execução das funções. Mais uma dica: a companhia tem que demonstrar muita transparência na forma de avaliação de desempenho de cada contratado.

Empresa especializada em segurança do trabalho

Na prática, colocar as políticas de prevenção em funcionamento é um verdadeiro desafio e uma responsabilidade enorme. Afinal, uma ocorrência séria pode acabar em acusações de negligência, em multas, em interdições e até mesmo em questionamentos na Justiça.

Por tudo isso, é importante contar com consultorias sobre a segurança profissional. Assim, você terá mais tempo para observar os problemas abstratos, como o stress no trabalho, uma vez que as questões legais e técnicas estarão sob a análise de especialistas no tema.

O stress no trabalho tem um impacto expressivo na saúde mental e física dos colaboradores. Além disso, as condições psíquicas e do corpo abalam a produtividade e potencializam os acidentes. Ao adotar iniciativas para amenizar esse problema, você identificará ameaças à saúde das pessoas, terá uma equipe mais eficiente e evitará processos judiciais.

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Fonte: https://conect.online