Prospecção, a famosa primeira etapa para conquistar os tão sonhados clientes. Aliás, não só é a mais conhecida, como é uma das fases mais importantes em todo o processo.
Prospectar diz respeito ao primeiro contato com a pessoa que tem o perfil de cliente ideal e é como dizem por aí ‘’a primeira impressão é a que fica’’.
Ou seja, é necessário muita cautela durante essa fase, pois qualquer erro pode resultar em muito trabalho duro sendo jogado fora.
Pois é, a prospecção pode ser vista como um trabalho de quem tem extrema paciência, porque é fato: nem sempre as coisas darão certo na primeira tentativa, então é preciso pensar além e manter as portas abertas.
A bola pode bater na trave por diversos motivos, prospectar nem de longe é tarefa fácil. Às vezes o cliente não necessita daquele produto ou serviço, a abordagem não foi realizada da melhor forma e no momento mais apropriado e por aí vai.
1. Só existem dois tipos de abordagem: a que funciona e a que não. O produto ou serviço pode ser o mais incrível do mundo, se não for oferecido à pessoa certa e no momento mais apropriado, seu valor será igual a zero.
O que é mais encantador para um cachorro: uma bolinha de tênis ou uma Ferrari? Pois é, ele não está nem aí para quantos CV e qual a cor desta que chamamos de ‘obra-prima’. Portanto, valor não é o mesmo que preço do produto.
Ter conhecimento do potencial cliente é essencial para que a venda se torne realidade, algumas questões a serem ‘descobertas’ são:
• quais são seus desejos;
• necessidades;
• dores;
• sonhos;
• lifestye;
• hobbies;
• hábitos de compra;
• idade;
• classe social;
• escolaridade.
2. Saiba tudo sobre o seu mercado
Essa dica parece até óbvia, mas por incrível que pareça, tem gente que toca os negócios como no refrão do samba: ‘’deixa a vida me levar’’ e isso não pode acontecer.
A música é boa, mas ao prospectar estamos falando de vendas onde todos os passos devem ser cuidadosamente planejados!
Conhecer o mercado significa ter domínio sobre o produto ou serviço oferecido, saber se há demanda por ele e se houver, onde e quem o procura para e traçar estratégias para as vendas.
3. Esteja on-line
Hoje é unanimidade! Não interessa em qual negócio você está atuando, se não tiver presença digital, estará invisível.
A internet é a maior vitrine do mundo e os negócios dependem dela para vender, além dos mais, é um espaço perfeito para realizar a prospecção, principalmente porque os canais permitem uma comunicação simples e direta.
Mídias sociais, sites e até os Reclame Aqui são excelentes ferramentas de prospecção, sabia? Renegado, o Reclame Aqui é fundamental para conquistar novos clientes, por incrível que pareça, pois ele diz muito sobre o negócio e como as pessoas o enxergarão.
No post “A importância dos canais de atendimento ao cliente” relatamos como empresas podem usar essa canal para se aproximar e conquistar novos clientes, tais como a Busca Cliente e Doutores da Web, que trabalham para ter baixíssimos índices de reclamação ou nenhum registrado em todo seu período de operação.
Prospectar bem = sucesso
Aquela prospecção que beira a insistência está caindo cada vez mais em desuso, principalmente porque o público atual tem inúmeras opções de escolha, muito por conta da internet.
Então, a prospecção deve oferecer algo a mais que somente um produto. ‘’Compre, você precisa’’, já não é mais atrativo.
O grande diferencial para a prospecção dar certo é entender cada caso como o único, afinal, ele é. Fórmulas mágicas não existem.
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