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Gestão de Pessoas: Ambiente de trabalho saudável !

Hoje, quanto tempo você passa no seu local de trabalho? Entre 6 e 8 horas? É bem provável que nos dias da semana você passe mais tempo com seus colegas de trabalho do que com sua família, por isso é importante manter relacionamentos saudáveis e fortes, pois, isso nos motiva a acordar todos os dias e seguir para o nosso trabalho, nos traz felicidade estar neste ambiente, e a eficácia nos processos tende a melhorar.

Porém, a maioria de nós mostra certo desinteresse nas regras básicas de relacionamento quando assumimos nossos papéis profissionais, principalmente se for um nível de liderança e precise gerenciar uma equipe.

Muitas vezes, vemos pessoas em nosso ambiente de trabalho que não estão dispostas a considerar propostas ou novas ideias e acabam por nem escutar o que seus colegas têm a dizer. Fazer contato visual em uma conversa é muito importante, dá credibilidade e mostra que você está interessado no assunto, mas pouco se vê essa atitude hoje em dia. Quantas vezes não tivemos uma ideia incrível, mas nosso “colega” tomou como dele? Compartilhar crédito por algo, tempo e até mesmo recursos tem se tornado cada vez mais exclusividade em algumas empresas, isso dificulta o entendimento para com os problemas e necessidades dos outros.

Em grande parte, todos estes casos podem ser resolvidos com uma boa comunicação e empatia. Se você é um bom comunicador, sabe o significado do diálogo, da conexão com quem você está conversando e, novamente, da empatia. Se voltarmos nossa atenção para esses pontos, os relacionamentos no trabalho com certeza irão melhor, e não apenas com os colegas, mas sim de toda a equipe, pois, se sentirão motivadas e capacitadas, buscando um melhor desempenho.

Se colocarmos pontos específicos para pôr tudo isso em prática, eles são bem simples, e talvez você já tenha aprendido em outros momentos da sua vida. Então vamos entender mais detalhadamente:

 1. Agradeça

Sempre que alguém se esforça para realizar um trabalho, é gratificante se sentir reconhecido e recompensado, mesmo que sejam elogios verbais e isso motiva para que continuem se esforçando e realizando um bom trabalho. Por mais que você saiba que o seu colaborador é bom e que sempre que se esforça seu trabalho é garantido, elogie e agradeça o esforço, pois, caso contrário ele será um potencial em se sentir desmotivado e seu talento não será tão demonstrado.

2. Escute

Esteja sempre, realmente escutando, ninguém irá se sentir muito a vontade de ter dar uma ideia, se você continua respondendo um e-mail ou pensando no que quer responder em seguida, ao invés de realmente ouvir o que a pessoa tem a dizer, se puder faça anotações, uma pergunta para demonstrar que está acompanhando o raciocínio, se mostre interessado, resumindo ouça com atenção.

3. Respeite a opinião dos outros

Respeitar, ouvir e entender, a opinião ou ideia do outro, fortalecem o relacionamento e por mais que você não concorde ou não seja algo que tenha partido de você, demonstre interesse e explique o porquê do sim ou do não. Ter uma cultura de mente aberta, disposto a escutar uma ideia, feedback construtivo ou qualquer iniciativa de inovação, só traz progresso para a equipe.

4. Contato visual

Essa é uma habilidade simples, que demonstra respeito para com quem estamos falando, além do envolvimento em uma troca de ideias. Se manter o contato visual o tempo todo for difícil para você, por ser mais introspectivo, utilize qualquer uma das técnicas acima, que demonstrará credibilidade.

5. Compartilhe

Dar crédito a quem for necessário, ser honesto, ter ética, ser generoso todo tempo possível, dar conselhos e orientação para preservar e aumentar talentos, dar feedbacks, tudo isso é uma forma de compartilhar e se relacionar.

6. Ajude

Nunca veja o fracasso de alguém como seu sucesso. Cada vez mais o conceito equipe tem crescido e colaboradores que sabem trabalhar e influenciar pessoas a trabalharem em equipe, estão sempre à frente. Pense que se alguém fizer algo errado, pode arrasar toda a equipe, então esteja disposto a ajudar. Se alguém está enfrentando um desafio mais complicado, oriente para que tenha sucesso e assim toda equipe será beneficiada. E se um erro for cometido, assuma como de toda equipe e leve como um aprendizado e experiência para que fortaleça à todos e não ocorra novamente.

O respeito tem que estar a frente de tudo, você precisa ter vontade de se comunicar e demonstrar que o propósito tem que ser da equipe e não apenas de uma pessoa. Com isso os vínculos crescem fortes, os colaboradores se sentem valorizados e respeitados e com isso desempenharão melhor seu trabalho e permanecerão sempre leais à empresa e a equipe. Assim teremos um local de trabalho feliz, harmonioso e mais produtivo.

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Fonte: https://blogrh.com.br