Em relatório divulgado em julho de 2018, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) comunicou 700 instituições brasileiras acreditadas desde a criação da organização, em 1999. Hospitais que possuem selos como esse têm uma cultura de gestão da qualidade, criam uma relação de confiabilidade com as operadoras e garantem mais segurança ao paciente.
O caráter educativo e de garantia de melhoria contínua de processos faz a acreditação hospitalar consolidar uma imagem positiva para o hospital, que é reconhecido como possuidor de uma cultura interna que valoriza as discussões sobre o futuro. A manutenção dessa mentalidade é fundamental não somente para a obtenção de novas chancelas, como as internacionais, mas, também, para garantir uma assistência sempre preocupada em desenvolver os processos e cuidar da segurança do paciente.
Acreditação hospitalar
A acreditação é um método avaliativo da gestão, ou seja, é uma forma de mensurar e atestar a qualidade da organização e atribuir credibilidade. O objetivo é a melhoria da qualidade assistencial, dos processos internos do hospital e da segurança do paciente. No Brasil, o processo, instrumentos e padrões de qualidade para acreditação são estabelecidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Atualmente existem três tipos de níveis de acreditação para as instituições de Saúde:
- Acreditado: para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Válido por dois anos;
- Acreditado Pleno: para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Válido por dois anos;
- Acreditado com Excelência: o princípio desse nível é a “excelência em gestão”. Uma organização ou programa de Saúde acreditado com excelência atende aos níveis 1 e 2 , além dos requisitos específicos de nível 3. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua, com maturidade institucional. Válido por três anos.
Uma gestão eficiente, aliada ao bom uso das novas tecnologias e à cultura de inovação, faz com que o paciente se sinta seguro no processo, já que os protocolos clínicos do hospital estão bem estruturados e a qualidade de assistência aumenta.
Gestão da qualidade
Ter uma gestão da qualidade significa ter uma perspectiva contínua de melhoria nos processos que garantem os padrões de excelência definidos pelos órgãos reguladores, além de significar maior aceitabilidade dos serviços pelo paciente e melhoria nos lucros do hospital, sem diminuir a qualidade do serviço prestado.
O caminho não é simples. É preciso uma mudança de hábito da instituição, isto é, além do investimento constante em educação e tecnologia, criar uma cultura de inovação e ter uma maior interligação entre as diferentes áreas da instituição, fazendo com que a acreditação seja entendida com mais clareza e os objetivos sejam compreendidos por todos os profissionais. Desse modo, é possível identificar erros e também onde os processos funcionam de maneira mais eficiente.
Outra maneira de chegar a um nível de excelência que facilite a obtenção da acreditação hospitalar é a etapa de transformação digital em que a instituição está. Uso de processos digitais, como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), faz com que os dados médicos sejam armazenados de forma otimizada e segurança, ampliando a confiança.
Motivação e habilitação dos colaboradores
Outro aspecto importante para obter a acreditação é a instituição ter profissionais habilitados e familiarizados com os processos dinâmicos, focados na qualidade. Além disso, a motivação dos colaboradores para obter a certificação é essencial para o sucesso da gestão. O melhor entendimento dos profissionais sobre as práticas da empresa em busca da excelência é fundamental para que reconheçam e assimilem os valores da instituição e entendam os benefícios de obter a chancela.
A gestão da qualidade também é feita por meio de realização contínua de atividades. O processo procura identificar falhas e oportunidades de melhoria no hospital.
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