fbpx

eSocial: Importância da Ergonomia !

IMPACTOS ERGONÔMICOS DO ESOCIAL

CONTROLE MAIS PRECISO

O cumprimento da NR-17 sempre foi permanecia obrigatório, mas com a chegada do sistema integrado fica mais fácil fiscalizar. Assim, este controle contínuo por parte do governo trará uma preocupação maior com a ergonomia.

IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS DE ERGONOMIA

O eSocial possui uma tabela de ergonomia e para que seja utilizada, é preciso haver um risco, isso decorre em uma exigência de realizar a identificação dos fatores de risco ergonômicos. Sem o eSocial, a avaliação acontecia somente para cumprir a NR-17, agora, o acompanhamento deve ser constante e consistente.
O resultado: as empresas precisam realizar um monitoramento contínuo em relação ao surgimento dos riscos ergonômicos e tomar decisões sobre como resolvê-los.

CRUZAMENTO DE DADOS COM OUTRAS EMPRESAS DO RAMO

Agora o governo passa facilmente a ter uma visão completa sobre cada organização e identifica melhorar os pontos que exigem mais atenção. Será possível realizar o cruzamento e a comparação de dados com outros estabelecimentos do ramo. Em caso de diferenças significativas em relação à ergonomia, o negócio pode sofrer fiscalização, multas e até interdição.

SATISFAÇÃO DOS EMPREGADOS

A questão do eSocial vai além da multa e da cobrança constante por parte do governo. Com a chegada da plataforma, há um destaque para o cumprimento de obrigações ergonômicas que garantem conforto e bem-estar para os funcionários. Para os trabalhadores, é um impacto muito positivo, pois terão uma qualidade de vida maior e melhor dentro do ambiente de trabalho, levando a um aumento da sua motivação, satisfação, e produtividade.

COMO PROCEDER – DICAS

Basicamente, o eSocial exigirá que você cumpra normas, das tributárias às ergonômicas e mantenha o governo sempre informado sobre qualquer situação. Para garantir que a ergonomia seja atendida dentro do que prevê a nova ferramenta são necessárias algumas mudanças atendendo a questões fundamentais. Confira os principais pontos que precisam ser observados.

ORGANIZACIONAIS

A forma como a empresa funciona é outro elemento determinante para as questões ergonômicas abordadas pelo eSocial. Há várias situações que se encaixam nessa categorização como o caso dos trabalhos em turno e/ou noturnos, a exigência de manter jornadas de ritmo intenso. O mesmo vale para a realização de horas extras, para rodízio de atividades e para os fluxos de demandas e entrega de tarefas.

A ausência de pausas e de planos de capacitação, a monotonia, o estresse no ambiente laboral e até a cobrança de metas não atingíveis são outros fatores que afetam a forma como os colaboradores trabalham. O ideal é que seja criado um ambiente saudável, inclusive do ponto de vista psicológico.

MOBILIÁRIO, EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS UTILIZADOS

Os equipamentos e o mobiliário utilizados na atividade laboral determinam se há ou não riscos de ergonomia. Quando os móveis e/ou as máquinas não têm mecanismos de regulagem ou não estão em condições de uso, a ergonomia é prejudicada e isso deve ser apresentado na tabela do eSocial acompanhado das medidas que serão tomadas. O melhor é optar sempre por máquinas com regulagem de ajuste e móveis pensados especificamente para o conforto dos colaboradores.

BIOMECÂNICOS

Fatores ergonômicos relacionados ao uso do organismo, da força física etc. Entre os pontos abordados pelo eSocial, estão a imposição de ritmos excessivos, esforço físico intenso, obrigação de usar posturas inadequadas, a exposição a monitores de vídeo, o transporte de cargas pesadas entre outros.

PSICOSSOCIAIS E COGNITIVOS

Um trabalho não pode ser correto apenas do ponto de vista biomecânico, mas trazer problemas cognitivos ou psicossociais. Se isso ocorrer, deve ser registrado como um risco ergonômico no eSocial. Péssimos exemplos de situações deste tipo são a delegação de tarefas muito complexas, que exigem alto grau de atenção ou de raciocínio por períodos muito prolongados, extrapolando a capacidade do colaborador.

SEGVIDA: TRANSFORMAR REALIDADES E MATERIALIZAR SOLUÇÕES !

Conheça nossas SOLUÇÕES EM SSOMA – SAÚDE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE pelo site: www.segvidamg.com.br.

ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA:

comercial@segvidamg.com.br

TEL; (31) 3817-4149 – PN – MG.

Fonte: https://www.reliza.com.br/