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Pensamento Crítico: desenvolva sua equipe.

Uma pesquisa de 2016 feita pela Harvard Business Review aponta que, dentre os 63.924 gerentes e 14.167 recém-formados, o pensamento crítico se vê no topo das competências que os gerentes – 60% deles – sentem falta nos recém-formados. Isso confirma o que uma análise, feita pelo Wall Street Journal, de pontuações padronizadas de testes dadas a calouros e idosos em 200 faculdades constatou: a média de graduados de algumas das universidades de maior prestígio mostra pouca ou nenhuma melhora no pensamento crítico ao longo de quatro anos. Os empregadores não se saem melhor. Metade classifica as habilidades de pensamento crítico de seus funcionários como média ou pior.

Um estudo feito também pela Harvard Business Review se apoiou em três modelos: A Avaliação do Pensamento Crítico de Halpern, o Modelo de Pensamento Crítico RED da Pearson e a Taxonomia de Bloom. Usando esses modelos, desenvolveu-se o Critical Thinking Roadmap, uma estrutura que divide o pensamento crítico em quatro fases mensuráveis: a capacidade de executar, sintetizar, recomendar e gerar.

Fase 1- Execução

Se os membros da equipe estão apenas iniciando uma nova função ou nunca foram incentivados a pensar por si mesmos, provavelmente estarão na fase de execução. Nesta fase, os membros da equipe simplesmente fazem o que lhes é pedido. Isso pode parecer pensamento básico e até pré-crítico, mas converter instruções em ação requer várias das habilidades que Halpern descreve como pensamento crítico: raciocínio verbal, tomada de decisão e solução de problemas. Você sabe que seu funcionário está recebendo quando você pode responder “sim” a estas três perguntas:

  1. Eles completam todas as partes de suas tarefas?
  2. Eles completam a tempo?
  3. Eles os completam no seu padrão de qualidade ou próximo dele?

Fase 2 – Sintetizar

   Nesta fase, os membros da equipe aprendem a classificar uma variedade de informações e descobrir o que é importante. Por exemplo, eles podem resumir os principais tópicos após uma reunião importante. Aqui, espera-se que respondam “sim” a estas perguntas:

  1. Eles podem identificar todas as informações importantes?
  2. Excluem todos os insights sem importância?
  3. Eles avaliam com precisão a importância relativa dos insights importantes?
  4. Eles podem comunicar os insights importantes de maneira clara e sucinta?

Fase 3 – Recomendação

    Nesta fase, os membros da equipe passam de identificar o que é importante para determinar o que deve ser feito. O objetivo principal é que os membros da equipe façam recomendações consistentemente fundamentadas, mesmo que as recomendações não estejam alinhadas com a sua opinião. O progresso pode ser avaliado respondendo às perguntas abaixo:

  1. Eles sempre fornecem uma recomendação ao fazer perguntas em vez de confiar em você para obter respostas?
  2. Eles demonstram apreço pelas possíveis desvantagens de suas recomendações?
  3. Eles consideram alternativas antes de seguir uma recomendação?
  4. Suas recomendações são apoiadas por um raciocínio forte e sensível?

Fase 4 – Gerar

   Para operar nesta fase do pensamento, os membros da equipe devem ser capazes de criar algo do nada. Por exemplo, eles são informados de que é necessário melhorar o programa de treinamento para novas contratações e desenvolvem um projeto para fazê-lo. Nesta fase, eles se tornam hábeis em traduzir a visão na cabeça dos outros (e na deles) em projetos que podem ser executados. Avalie seu progresso com estas perguntas:

  1. Eles propõem um trabalho de alto valor que não segue logicamente do trabalho que já estão fazendo?
  2. Eles podem converter as visões de vocês e de outras pessoas em planos viáveis ​​para concretizá-las?
  3. Eles podem descobrir como responder perguntas que você tem, mas não sabem como responder?

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