Os agrotóxicos são substâncias químicas sintéticas utilizadas para matar pragas, insetos, bactérias, fungos e outras plantas. Esses produtos são muito utilizados na agricultura impedindo danos nas plantações. Importante destacar que eles são tóxicos e capazes de gerar malefícios à saúde. Confira aqui sobre o que são os agrotóxicos, quais são e os malefícios que podem causar à saúde e quais problemas podem causar ao meio ambiente.
O QUE SÃO AGROTÓXICOS?
Os agrotóxicos são produtos químicos destinados ao uso nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, proteção de florestas, nativas ou implantadas, cuja a finalidade seja alterar a composição da fauna ou flora a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos.
Surgiram na Segunda Guerra Mundial, com o propósito de funcionarem como arma química. Com o pós-guerra, o produto passou a ser utilizado como defensivo agrícola, sendo conhecido como pesticida, praguicida ou produtos fitossanitários.
TIPOS DE AGROTÓXICOS:
- Fungicidas (atinge os fungos);
- Herbicidas (atingem as plantas);
- Inseticidas (atingem insetos);
- Acaricidas (atingem os ácaros);
- Rodenticidas (atingem os roedores).
QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS AGROTÓXICOS?
- Vantagem: Controle de doenças e pragas, contribuindo para o aumento da produtividade dos produtos cultivados;
- Desvantagem: Causam desequilíbrio ambiental e o desenvolvimento de diversas doenças.
MALEFÍCIOS DOS AGROTÓXICOS À SAÚDE
Uma vez que utilizados nos sistemas agrícolas, os agrotóxicos permanecem nos alimentos, mesmo depois de lavados. Portanto nós ingerimos grande parte dessas substâncias. O consumo contínuo desses produtos acarreta distúrbios e diversas doenças.
A intoxicação por agrotóxicos pode gerar diversas doenças, das quais se destacam:
- Câncer;
- Paralisia;
- Problemas neurológicos;
- Dificuldades respiratórias;
- Irritações na pele;
- Alergias;
- Aborto e má formação do feto.
Os trabalhadores rurais sofrem demasiado com os agrotóxicos. Isso porque eles manuseiam esses produtos e, na maior parte das vezes, sem proteção adequada.
AGROTÓXICOS E MEIO AMBIENTE
A utilização de agrotóxicos polui o solo, as águas e pode causar estragos irreversíveis para o meio ambiente. Isso implica no desequilíbrio dos ecossistemas.
O uso de agrotóxicos no Brasil, mesmo com a legislação vigente, é excessivo e indiscriminado, em relação a outros países, cerca de 30% dos produtos liberados no Brasil são proibidos na União Europeia, por exemplo, o que faz com que a preferência por produtos orgânicos seja cada vez maior e torna-se um meio de cuidado com a saúde e com o meio ambiente.
BENEFÍCIOS DOS PRODUTOS ORGÂNICOS:
- Alimentos mais seguros: isentos de contaminação química que pode causar danos à saúde;
- Mais nutritivos: preservam as propriedades e nutrientes dos alimentos que são perdidos no processo de produção convencional;
- Garante maior qualidade dos produtos;
- Produção sustentável: ausência de contaminação do solo, uso reduzido de fontes de energia não renováveis e menor produção de resíduos;
Conheça nossas SOLUÇÕES EM SSOMA – SAÚDE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE pelo site: www.segvidamg.com.br.
ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA:
WhatsApp: (31) 98473-4605.
☎ TEL; (31) 3817-4149 – PN – MG.
#SEGVIDA #VIDA #AGROTOXICOS #MEIOAMBIENTE #SAUDE #ALIMENTOSSAUDAVEIS #ORGANICOS
Fonte: www.natue.com.br